Pousada Maria Bonita

Pousada Maria Bonita

HOTEL ARAM NATAL MAR

Hospede-se com o pé na areia na praia de Ponta Negra, com estrutura completa de lazer para crianças e adultos. Aproveite para relaxar na piscina e hidromassagem, além de garantir diversão para os pequenos com sala de jogos, recreação, playground e quadra de vôlei.

Nos quartos você encontra TV a cabo, ar-condicionado, frigobar, secador de cabelo e varanda. Entre os serviços oferecidos aos hóspedes estão aluguel de veículos, loja de conveniência, room service 24h, serviço de praia e internet wi-fi, além de restaurante e bar na piscina.

Reserve hoje sua diária de hotel em Natal!

HOTEL OCEAN PALACE

Também localizada à beira-mar, a hospedagem é ideal para quem quiser curtir a praia da Via Costeira. A área de lazer tem parque aquático com piscinas e hidromassagens, além de sauna, academia, cinema, jacuzzi, cachoeira, kids club, spa e muitos outros. Você pode contar com a facilidade de fazer suas refeições nos restaurantes do hotel e saborear drinks em seus bares.

Para sua comodidade, o hotel oferece baby copa, berçário, estacionamento grátis, concierge, salão de beleza e manobrista. As acomodações possuem cofre digital, frigobar, ar-condicionado, TV a cabo, camas king size e chave magnética.

Faça já sua reserva de hotel em Natal!

PRAIAS

Natal é sinônimo de sol e mar! A capital do Rio Grande do Norte reserva diferentes tipos de praia para você curtir. Na de Ponta Negra, você encontra o principal cartão-postal da região: o Morro do Careca. Próximo ao Maior Cajueiro do Mundo, a praia de Pirangi te recebe para um passeio de barco, com paradas para banho de mar e mergulho com snorkel.

A 85 quilômetros de Natal, a cidade de Tibau do Sul reserva paisagens impressionantes. Localizada em área de preservação de tartarugas marinhas, a praia da Pipa recebe desde surfistas até famílias com crianças. Já a praia do Amor, rodeada por belíssimas falésias, é bastante procurada para esportes aquáticos e na areia, enquanto a Baía dos Golfinhos e a praia do Madeiro recebem passeios de barco para observação de golfinhos e surfistas. Um pouco mais próxima da capital (cerca de 60 quilômetros), a praia de Maracajaú, na cidade de Maxaranguape, encanta seus visitantes com piscinas naturais e parrachos.

DUNAS

Distante 24 quilômetros de Natal, a praia de Genipabu é famosa pelos passeios de buggy em suas dunas – a direção pode ser tranquila ou radical, de acordo com o gosto do cliente. Já nos montes de areia da praia de Jacumã, a 33 quilômetros da capital, a diversão é com o aerobunda, um tipo de tirolesa que leva você do alto da duna até uma lagoa, e o esquibunda que é a mesma descida mas em uma pequena prancha na areia, do alto até a água.

Na praia de Ponta Negra, o Morro do Careca é cartão-postal e avistado de longe, com seus mais de 100 metros de altura, porém não se pode andar nele por questões de preservação ambiental. O Parque das Dunas abriga a maior área verde da cidade, com mais de 1.000 hectares de dunas e Mata Atlântica, que podem ser percorridos em passeios e trilhas agendados com antecedência. Já na praia de Maracajaú, as dunas da região são ótimas para passeios de quadriciclo.

O MAIOR CAJUEIRO DO MUNDO

Localizada em Parnamirim, a 25 quilômetros de Natal, a árvore é considerada o maior cajueiro do mundo, conforme registro no Guinness Book, o Livro dos Recordes. Sua copa cobre mais de 8.000 m2, o equivalente a um campo de futebol. A árvore, que movimenta a economia local, deu origem ao Parque Ecológico do Maior Cajueiro do Mundo, com 30 lojas de artesanato no entorno.

MUITO ALÉM DAS PRAIAS!

Fora as atividades ao ar livre, Natal tem muito mais a oferecer para seus visitantes. Você pode conhecer o Forte dos Reis Magos, principal atração histórica potiguar, erguida em formato de uma estrela de cinco pontas. A fortaleza começou a ser erguida no século 16 e foi cenário de batalhas da época colonial do país.

Para conferir e levar para casa o melhor do artesanato local, você pode visitar locais como o Shopping do Artesanato Potiguar e o Centro Municipal de Artesanato. As lembrancinhas mais famosas são as garrafinhas decoradas com a areia colorida das dunas de Tibau.

RESTAURANTES

Para provar o melhor da culinária de Natal, baseada em peixes e frutos do mar, a pedida é visitar restaurantes consagrados na região. O Barra Vento (praia de Cacimbinhas), Portal de Maracajaú, Farofa d’Água, Marina Badauê e Restaurante do Dedê são alguns deles. Não deixe de experimentar pratos típicos como a carne de sol, peixe à moda potiguar, feijão verde, ginga com tapioca, cuscuz, entre outros.

CITY TOUR

Nessa semana a equipe do Tô de Férias foi conhecer Sergipe, um dos principais estados do país, e visitar alguns lugares incríveis da região.

Um desses locais é o Museu da Gente Sergipana. O espaço é localizado em Aracaju, capital do estado, e é o primeiro museu de multimídia do norte e nordeste. O melhor de tudo é que o museu é totalmente tecnológico, com o intuito de expor um acervo enorme do patrimônio cultural do estado através de instalações interativas e exposições modernas.

Outro atrativo local é o Mercado Municipal. O estabelecimento é um dos principais pontos turísticos da região e por lá você vai encontrar artigos religiosos, sapatos, bolsas, opções de artesanatos e presentes em geral, além de experimentar delícias como a castanha de caju, queijos, doces e a cachaça regional. (Crédito Shutterstock)

 

RESTAURANTES

Em Sergipe há muitas opções de restaurante para conhecer. Um deles é o Dunas Beach, um ótimo lugar para almoçar e experimentar iguarias como caranguejo e peixes em geral. Outro lugar é o Mangará, local com uma grande variedade de pratos da culinária nordestina, com um ambiente bastante alegre e decoração rústica. Vale conferir!

Karranca’s Bar e Restaurante é outro destaque da região. Localizado em um deck à beira do rio São Francisco, por lá você vai poder comer deliciosos frutos do mar, petiscos nordestinos e beber drinks saborosos, além de curtir um visual bem charmoso! Para o jantar, uma boa pedida é o Restaurante Cariri, com comidas nordestinas e muito forró! :) (Crédito Shutterstock)

 

PASSEIOS

Sergipe possui várias atrações para você visitar. Uma delas é o passeio de escuna nos rios Piauitinga e Real, lugares de beleza natural muito marcante. Outro atrativo é o Mangue Seco, local para fazer passeio de buggy nas dunas da região.

Vale a pena fazer também o passeio de catamarã pelo rio São Francisco, cujo trajeto inclui o Vale dos Mestres, Cânion de Xingó e Gruta do Talhado. Imperdível! Ah, não deixe de ir para Brejo Grande, cidade onde se encontra a foz do “Velho Chico”. (Crédito Shutterstock)

 

OUTRAS ATRAÇÕES

Sergipe possui outras atrações para você se divertir. Uma delas é visitar a Orla de Atalaia, um dos cartões postais de Aracaju. O lugar reúne vários restaurantes, hotéis, bares, apartamentos de luxo e uma infraestrutura de lazer super completa, com quadra de tênis, campos de futebol, pista de skate, entre outros.

Outro atrativo na região é o Oceanário do Projeto Tamar, que tem uma área de 1.700m², na forma de uma tartaruga gigante. Através de palestras, exposições e visitas orientadas, os guias falam a respeito da conservação do ecossistema marinho e sobre as riquezas do rio São Francisco. (Crédito Divulgação Oceanário do Projeto Tamar)

CITY TOUR

Gostamos tanto do Peru que resolvemos conhecer outra cidade peruana nesta semana no Tô de Férias. Fomos visitar Cusco, um dos principais destinos do país, e conhecer o que a região tem para oferecer.

Por lá, você vai ver um lugar bastante histórico, com cultura muito rica e que possui milhares de lugares para visitar. Um desses locais é a Praça Mayor, que é muito charmosa, com uma decoração cheia de flores, e que tem ao seu redor várias lojas de souvenirs e algumas de suas principais atrações.

Falando em lugares próximos a Praça, venha conhecer o Mercado San Pedro, que é um point para fazer algumas comprinhas e saber mais sobre a culinária local. Outro atrativo é a Catedral da cidade, que é muito histórica (foi construída durante os séculos XVI e XVII). Os visitantes ficam muito encantados com as pinturas coloniais que ficam no seu interior. (Crédito Shutterstock)

 

RESTAURANTE UCHU

Um lugar muito especial para visitar em Cusco é o Restaurante Uchu, ótima opção para experimentar as deliciosas comidas típicas peruanas. Um dos pratos mais famosos de lá é o Ceviche, peixe cru marinado em suco de limão, super saboroso! Além disso, o estabelecimento é super charmoso, com paredes de adobe expostas, madeira envelhecida e, o melhor de tudo, um ambiente super acolhedor. Vale muito conferir. (Crédito Divulgação Restaurante Uchu)

 

LUGARES HISTÓRICOS!

Cusco possui vários lugares históricos relacionados ao povo Inca. Um desses locais é o Templo do Sol, que foi construído no século XV e é um dos mais importantes complexos arqueológicos sagrados daquele povo. Outro ponto turístico é o Vale Sagrado, que traz vários monumentos arqueológicos indígenas. Por lá você saberá mais sobre a cultura peruana e terá um visual incrível para guardar para sempre na lembrança.

Por fim, você precisa visitar o vilarejo de Chincheros, que traz uma tradição centenária inca: as mulheres tecelãs. Na região o tecido faz parte da história, porque relembra os valores e costumes dos antepassados, passados de geração em geração. E se tiver sorte, vai poder presenciar uma cerimônia religiosa inca, que resgata muitas tradições de seu povo, como por exemplo, adoração ao deus do sol. (Crédito Shutterstock)

 

 

 

MACHU PICCHU

Um dos lugares mais incríveis no Peru é Machu Picchu, localizado em Aguas Calientes. Sua principal atração é o Parque Arqueológico, que guarda templos, casas, muros e várias outras ruínas utilizadas pelas famílias que viveram por lá.

Uma dica: para chegar lá você precisa pegar um trem na estação Poroy, que fica a cerca de 25 minutos de carro de Cusco. Aproveite, fique na janela e se deslumbre com o visual incrível, você não vai se arrepender. (Crédito Shutterstock)

 

CITY TOUR

O Tô de Férias desembarca essa semana na capital do Peru, Lima. São muitas histórias e lugares para visitar. Com destaque para a Praça Maior, que é a principal da região. Por lá, há vários edifícios históricos ao redor, como o Palácio do Governo, onde acontece a grande atração da troca da guarda, diariamente às 11h45. A atração conta até com banda militar tocando, vale a pena ver.

Lima também é rodeada de museus, como o Del Pisco, que é sobre a bebida mais famosa e gostosa do Peru, o famoso Pisco, com o mesmo nome do local. O Larco, outro museu local, possui um acervo de mais de 45 mil objetos que demonstram a história do Peru pré-colombiano.

Não deixe de ir ao bairro Miraflores, que é um dos mais charmosos da cidade. O local é rodeado de parques, como o Del Amor, o mais romântico de Lima, e o Kennedy, que é cercadode muitos comércios. (Crédito Shutterstock)

 

VIDA NOTURNA!

O Grande destaque para você ir a noite é o Restaurante La Dama Ruana, onde tem muitas comidas deliciosas. Você vai ter a oportunidade de experimentar comidas típicas do Peru, como o delicioso Lomo Saltado, prato que consiste em fatias de filé, legumes e batatas fritas cobertos por um molho à base de shoyu e uma camada de arroz. Ah, a grande atração é o show típico da cultura peruana. Lugar para se sentir um cidadão local! (Credito Divulgação La Dama Ruana)

 

 

ATRAÇÕES NO AR E NA TERRA!

Uma boa opção de entretenimento é fazer um passeio de avião que vai sobrevoar figuras importantes do antigo povo Nazca. Os voos saem de Lima ou de Pisco, cidade próxima, e o podem variar de 40 minutos a 1 hora e meia. Você verá onze das mais famosas figuras, como o colibri, a baleia, o cachorro e a aranha. Passeio único e imperdível.

Outro atrativo no mesmo lugar é o passeio de buggy nas dunas, onde você vai presenciar paisagens incríveis da região.  (Crédito Shutterstock)

 

ILHAS BALLESTAS

Fazer um tour nas Ilhas Ballestas é presenciar visuais incríveis que parecem até filme. É um lugar que possui uma incrível variedade de vida marinha, como focas e leões-marinhos, que vão para lá descansar sobre as rochas.

Uma boa oportunidade é fazer um passeio de barco para ver essa colônia de leões-marinhos. Vai ser um lugar para guardar em sua memória, com certeza! :)

(Crédito Shutterstock)

 

PONTOS TURÍSTICOS

Essa semana o Tô de Férias desembarca na capital de Alagoas e região. Maceió é uma das cidades mais deslumbrantes do Brasil, que possui praias de águas cristalinas, gastronomia indescritível e lugares incríveis para conhecer. Um dos locais é o Mirante de São Gonçalo, onde você terá uma vista panorâmica da cidade e do mar. Se seu objetivo é saber mais sobre a história da região, o Centro Histórico de Maceió é um prato cheio.

Logo adiante fica Marechal Deodoro, cidade muito conhecida por ser a primeira capital de Alagoas epor ser o local onde nasceu o militar Manuel Deodoro da Fonseca. Se você quer saber mais sobre a história dele e da região, visite o Museu Marechal Deodoro. Outra parada obrigatória é a Igreja Nossa Senhora da Conceição,lugar de muita fé onde todos ficam encantados com a arquitetura belíssima. (Crédito Shutterstock)

DICAS PARA SUA VIAGEM

Alagoas tem uma gastronomia muito rica e há diversos lugares para você conhecer a comida local. Um grande destaque é a Bodega do Sertão, que trazo melhor da culinária de Maceió e uma incrível variedade de cachaças. Outro bar e restaurante que merece uma visita é o Praêro Beach Club, localizado em frente a praia da Barra de São Miguel. No bar você vai encontrar um ambiente bem acolhedor, com piscinas, gazebos, sofás e puffs à beira-mar.

Para relaxar uma boa pedida é ir no Zena Luxury Spa, localizado no Hotel Ritz Lagoa da Anta. E depois de tudo isso, o melhor é fazer compras, não é mesmo? Por isso visite a Rua das Rendeiras, bem famoso na região. (Crédito Praêro Beach Bar / Instagram)

PRAIAS

Alagoas tem várias praias para todos os gostos. Se você gosta de surfar, uma boa é visitar a linda Praia do Francês, que fica em Marechal Deodoro. Já na Praia do Gunga, não deixe de passear de barco, se banhar nas piscinas naturais e se divertir nos arrecifes. 

Não esqueça de ir para a Praia de Maragogi, com águas calmas e cristalinas. Dica: faça um passeio de lancha e visite as piscinas naturais Galés, em que os visitantes têm a possibilidade de fazer um mergulho de cilindro e ver os peixinhos que tem lá. (Crédito Divulgação CVC)

SALINAS MARAGOGI

O Salinas Maragogi é um dos resorts all inclusive mais completos de todo Nordeste. Ele tem uma estrutura completíssima à beira-mar, com  uma área de mais de 66.000 m².

Você e sua família vão se divertir muito aqui. Dentro do resort há uma quadra de tênis, campo de vôlei e, também, futebol, um complexo aquático enorme, além de salões de jogos, um centro náutico e de mergulho completos. Ah, se gosta de mais adrenalina, você pode fazer Tirolesa Radical e Stand Up Paddle na praia de Maragogi.

E se sentir fome e sede, não tem problema, lá tem 4 bares e 3 restaurantes com atendimento 24 horas. Tudo pensado para o seu conforto.

CITY TOUR

Hoje o Tô de Férias desembarca na bela capital do Amazonas. Manaus é porta de entrada para o maior bioma do país, a Floresta Amazônica. Se a aventura na natureza chama a atenção dos turistas, a cidade surpreende com sua arquitetura, passeios culturais e sua gastronomia típica. Uma das paradas obrigatórias é o Largo de São Sebastião, bem no centro da cidade, importante ícone para o cenário histórico e cultural de Manaus. Lá você pode assistir shows ao ar livre, apresentações de teatro e concertos. 

Vizinho ao Largo, fica o Teatro Amazonas, principal símbolo de Manaus. Com arquitetura neoclássica, possui cúpula colorida, revestida com telhas esmaltadas, trazidas da Europa. E se o objetivo é provar das delícias regionais e comprar artesanato, então visite o Mercado Municipal de Manaus Adolpho Lisboa. Construído durante o período de ouro do ciclo da borracha (1880),  foi totalmente restaurado. (Crédito: Thinkstock)

AMAZON ECO PARK

O complexo turístico, científico e educacional Amazon Eco Park fica no Rio Tarumã, afluente do Rio Negro, a menos de 1 hora (carro e barco) do aeroporto internacional Eduardo Gomes. Lá você pode fazer diversas atividades como interagir com botos, caminhadas pela selva, pescaria e conhecer mais da cultura da região. 

Entre as mais procuradas estão a visita ao Centro de Reabilitação e Reintrodução de Animais Silvestres, conhecido como " Floresta dos Macacos". Criado em 1991, tem como objetivo receber animais confiscados do comércio ilegal. Outro ponto alto é o Tour Noturno com focagem. Você passeia durante à noite em canoas para ver jacarés ou outros animais de hábitos noturnos. (Crédito: amazonecopark.com.br)

PASSEIOS DE BARCO

Um dos passeios mais famosos da viagem para Manaus é o passeio de barco que leva até um dos principais pontos turísticos da região. O fenômeno que acontece após as águas escuras do Rio Negro se encontrarem às águas barrentas do Rio Solimões que, inicialmente, não se misturam. Isso se estende por cerca de 6 km. Depois que eles se juntam, passam a receber o nome de Rio Amazonas. 

Outro passeio de barco incrível pelo Rio Solimões é o que leva até a plataforma para observação dos botos cor de rosa. Maior golfinho de águas doces, os botos aparecem em toda a bacia amazônica. Nesse passeio, você fica em uma plataforma submersa onde poderá nadar e alimentar os animais enquanto eles fazem acrobacias. (Crédito: Thinkstock)

COMUNIDADE INDÍGENA

A visita a uma aldeia indígena é um dos pontos altos das férias em Manaus. Essa é uma grande oportunidade de conhecer mais sobre os costumes dos índios, sua cultura e rotina em comunhão com a floresta. Durante a visita, você conhece rituais típicos, danças, instrumentos e cerimônias, além de poder comprar artesanato e provar da culinária local. (Crédito: Thinkstock)

RESTAURANTE CAXIRI

Depois de tantos passeios pela cidade, que tal experimentar pratos internacionais feitos somente com produtos locais? Esse é o mote do Restaurante Caxiri, que fica bem próximo do Teatro Amazonas. Um dos pratos de maior sucesso é uma costela de tambaqui feita na churrasqueira de carvão da casa. Prove também o gratinado de pirarucu seco com batatas, banana, leite de coco, parmesão e arroz com jambu. De sobremesa, que tal um crème brûlée com puxuri? Simplesmente delicioso! (Crédito: facebook.com/caxirimanaus) 

Endereço: Rua 10 de julho, 495.

PRAIAS E PISCINAS NATURAIS

Natureza preservada e mais de 12 km de praias paradisíacas, piscinas naturais e coqueirais. Esse é o cenário da Praia do Forte que o Tô de Férias visita nesta semana. Com uma orla de águas quentes e calmas, a praia do Forte é ótima para relaxar e férias em família. Entre as atrações mais famosas estão as piscinas naturais da praia de Papa Gente e da praia do Lord. 

Outros passeios que não devem faltar no roteiro são para as praias de Guarajuba e de Imbassaí. A primeira fica no distrito de Camaçari e conta com coqueirais, areias brancas e mar azul. Já Imbassaí, a primeira praia da Linha Verde - estrada litorânea que liga a Bahia ao Sergipe – fica a apenas 10 km da Praia do Forte. O vilarejo é tranquilo e rústico, com dunas e um rio perfeito para banho. (Crédito: Thinkstock)

VILA DA PRAIA DO FORTE

A vila charmosa e descolada é o coração da Praia do Forte. Ali estão diversas opções de bares, restaurante e lojas de grife, mas sem perder aquele clima de vila de pescadores. Um diferencial é que ali não circulam carros, somente bicicletas. 

Aproveite ainda a agitada vida noturna na Vila, que rola até de madrugada. Na Vila ficam pontos turísticos importantes, como a Capela de São Francisco de Assis, cartão-postal da Praia do Forte, localizada em frente à praia do Porto. Muitas festas, e manifestações populares, nasceram em torno da igreja, entre elas: Ramo, Comédias, Padroeiro, Caretas, Reisado e Puxada de rede. (Crédito: Thinkstock)

CASTELO GARCIA D’AVILA

As ruínas da Casa da Torre de Garcia D´Ávila são um dos principais pontos turísticos do destino. Considerado a primeira grande edificação portuguesa no Brasil, começou a ser construído em 1551, por Garcia D´Ávila, que chegou à Bahia em 1549. A Capela de São Pedro dos Rates é a parte mais antiga da edificação, atualmente chamada de Capela de Todos os Santos. (Crédito: Shutterstock)

PROJETO TAMAR E PASSEIOS

O Projeto Tamar trabalha na pesquisa, proteção e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas que ocorrem no Brasil, todas ameaçadas de extinção. Entre setembro e março os animais desovam na Praia do Forte e em outros pontos da costa brasileira. Criado em 1982, o Centro de Visitantes do Projeto Tamar fica ao redor do Farol Garcia D’Ávila, e apresenta as atividades de preservação para o público através de sensibilização e educação ambiental. Funciona todos os dias, das 9h às 17h30. 

Outras atividades são tradicionais na Praia do Forte, como o passeio de canoa no Rio Pojuca, que banha ao sul o município de Mata de São João. Faça tambémum passeio de quadriciclo pela bela Reserva Sapiranga, área que abriga vegetação de transição entre a restinga e a Mata Atlântica Secundária. (Crédito: Thinkstock)

HAPPY HOUR E HOSPEDAGEM

A noite chega e a diversão rola solta no restaurante mais famoso da vila: o Souza Bar. Entre os quitutes mais pedidos estão o bolinho de peixe e as moquecas. Nos fins de semana tem música ao vivo e conta ainda com uma filial dentro do Projeto Tamar. 

E na hora do descanso mais que merecido, a dica é o Iberostar Premium, resort com completa infraestrutura de lazer e muito conforto. Possui campo de golfe, quadras de tênis, SPA e 6 piscinas. Os quartos são equipados com TV a cabo, wi-fi, ar-condicionado e frigobar. São 5 restaurantes ao seu dispor, com o melhor das cozinhas regional, oriental ou internacional.

PIRENÓPOLIS – NATUREZA

Nesta semana o Tô de Férias visita a capital federal, Brasília e região. E o passeio começa pela bela cidade de Pirenópolis, conhecida por sua natureza bem preservada, com reservas ecológicas repletas de cachoeiras. As mais famosas são Cachoeira Salto de Corumbá e a Cachoeira da Meia Lua

Outro ponto conhecido do destino é o Rio das Almas, que no passado foi muito procurado por mineradores de ouro e hoje é um atrativo turístico importante na região. Sua nascente fica na Serra dos Pireneus e durante seu percurso forma cachoeiras exuberantes. (Crédito: Thinkstock)

PIRENÓPOLIS – MUSEU E FAZENDA

A viagem a Pirenópolis só fica completa após conhecer um pouco da história e cultura local. Um dos locais mais emblemáticos é o Museu do Divino, que possui um grande acervo de peças da tradicional Festa do Divino Espírito Santo. A manifestação cultural tem diversas origens e significados e tem duração de 12 dias. 

Já a Fazenda Babilônia, que fica nas imediações de Pirenópolis, é uma oportunidade de conhecer a gastronomia, a cultura e a arquitetura do ciclo do ouro goiano. A fazenda é tombada pelo IPHAN como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e suas construções proporcionam um dos mais reconhecidos roteiros de turismo temático da região. (Crédito: Shutterstock)

BRASÍLIA – CITY TOUR

A capital do país rende diversos passeios incríveis. No City Tour pela cidade você conhece alguns dos cartões-postais como o Memorial JK, que homenageia o presidente que idealizou Brasília, Juscelino Kubitschek. A próxima parada é a Torre de TV, localizada no coração do Plano Piloto e que proporciona um visual de 360° do alto do mirante.  

Outro marco da cidade é a Catedral Metropolitana, idealizada por Oscar Niemeyer. Com seus 16 arcos de concreto, quatro estátuas dos evangelistas e os belos vitrais coloridos, a catedral impressiona a todos. Destaque também para a Igrejinha Nossa Senhora de Fátima e o Santuário Dom Bosco, todo em concreto e de estilo gótico. (Crédito: Thinkstock)

BRASÍLIA – PASSEIOS DE BARCO

Formado pelas águas represadas do Rio Paranoá, o Lago Paranoá tem 48 km2 e praias artificiais que aliviam o calor dos moradores de Brasília. No lago são feitos passeios de barco. Não deixe de fazer o passeio no fim da tarde para apreciar o belo pôr do sol nas águas do Paranoá. 

Outro passeio de barco imperdível é pelo Pontão do Lago Sul. Considerado o maior centro de entretenimento e lazer da capital, o local conta com ótima estrutura, bares, restaurantes, além de uma visão privilegiada do Lago Paranoá. Um dos restaurantes mais indicados é o BierFass Lago, que serve um cardápio diversificado e excelente programação musical. (Crédito: Thinkstock)

BRASÍLIA – PARQUE NACIONAL ÁGUA MINERAL

Conhecido apenas como “Água Mineral”, o este parque ecológico possui trilhas e piscinas naturais. Conta com duas piscinas de água mineral corrente, espaço para piqueniques e churrasqueiras, além possibilitar passeios e trilhas nas matas.

Com 30 mil hectares de extensão, a área contribui para a preservação dos ecossistemas da região e mantém a vegetação em estado natural. O parque tem ainda dezenas de nascentes que brotam da terra com água pura e limpa. Funciona das 8h às 16h, na Estrada Parque Indústria e Abastecimento. (Crédito: Thinkstock)

CITY TOUR

São muitos os atrativos da viagem para o Espírito Santo, que o Tô de Férias embarca nesta semana. No City Tour por Vitória e Vila Velha você conhece um dos pontos turísticos mais famosos da região, o Convento da Penha. Encravado em uma rocha com cerca de 150 metros de altura, proporciona uma vista panorâmica da capital capixaba. 

Outra parada obrigatória é na Catedral Metropolitana de Vitória, uma das mais suntuosas igrejas da cidade, famosa pelos seus belos vitrais. E para quem gosta de curtir a noite, a dica é o Triângulo das Bermudas. Fica em um dos bairros nobres de Vitória e concentra muitos bares, restaurantes e casas noturnas. (Crédito: Thinkstock)

 

PRAIAS

O Espírito Santo é conhecido por suas belas praias, cada uma com suas características próprias. Destaque para a Praia de Camburi, com seu calçadão onde sempre tem gente caminhando ou praticando esportes. No verão, diversos shows e eventos esportivos são realizados por lá. Já a Praia de Areia Preta é famosa por possuir areia monazítica,  excelente para quem sofre de doenças como o reumatismo e a artrite. Localizada bem no centro de Guarapari, é ideal para crianças e idosos, pois não tem ondas. 

Já o balneário de Iriri, localizado no município de Anchieta, é formado por praias paradisíacas, como Areia Preta, Costa Azul, Praia dos Namorados e Santa Helena. Conhecido como Caribe Capixaba, tem águas calmas e cristalinas. Entre as atividades que não podem faltar quando estiver curtindo o balneário estão stand up paddle e um passeio de lancha com parada para mergulho de snorkel. (Crédito: Shutterstock)

VISITAS A FÁBRICAS

Uma das atividades mais legais de fazer na viagem ao Espírito Santo é conhecer as fábricas de chocolates Garoto e de panelas de barro. Em Vila Velha fica a fábrica de chocolates Garoto, uma das mais tradicionais do país. Lá você conhece um pouco da história da empresa no museu, visita a loja e ainda faz um tour pelas instalações. 

Já a fábrica de panelas de barro no bairro de Goiabeiras é uma ótima pedida para quem gosta da culinária regional. Dizem os moradores que para a moqueca capixaba ficar boa, é preciso que ela tenha sido preparada pela fábrica Paneleiras de Goiabeira. E, mais: moqueca é capixaba, por que o resto é peixada! Brincadeiras à parte, a visita mostra como são feitas as panelas, totalmente artesanal, desde a extração de argila, modelagem, secagem, queima e açoite. (Crédito: garoto.com.br)

DOMINGOS MARTINS

Além das belas praias, o Espírito Santo reserva aos seus visitantes vários destinos de natureza, como é o caso da região serrana do estado, com destaque para a cidade de Domingos Martins. Colonizada por imigrantes alemães e italianos, preserva a cultura européia com construções típicas, festas folclóricas e gastronomia. O cartão-postal da região é a Pedra Azul.

Outras atrações que não devem faltar no roteiro são um passeio pelas Montanhas Capixabas, região composta por oito municípios com forte influência dos imigrantes europeus (incluindo Domingo Martins), a Fazenda Família Carnielli, que proporciona um delicioso passeio à área rural. Conheça ainda o Hotel Fazenda China Park, que conta com o único teleférico do estado, parque aquático, cachoeira artificial, trenzinho, mini fazenda e trilhas ecológicas. E se a viagem for no mês de outubro, não perca a tradicional Festa da Polenta. (Crédito: Thinkstock)

SANTUÁRIO DE ANCHIETA

O Santuário Nacional de São José de Anchieta fica no centro histórico da cidade de Anchieta, dedicado ao culto a São José de Anchieta. A construção faz parte do complexo jesuítico iniciado em 1579, formado pela Igreja de Nossa Senhora da Assunção e as áreas da antiga residência jesuíta, ambas tombadas como Monumento Nacional desde 1943. Possui museu, sítio arqueológico, biblioteca e centro de documentação. (Crédito: santuariodeanchieta.com)

RESTAURANTE MARESIAS

Com duas décadas e meia de tradição, o restaurante Maresias é um dos mais conhecidos de Manguinhos. De frente para o mar, as mesas ficam espalhadas embaixo das árvores do local. O cardápio inclui arroz de marisco com farofa de camarão, polvo com camarão grelhado, batata e farofa. E não poderia faltar as moquecas capixabas, feitas no capricho! (Crédito: facebook.com/pg/Espaço-Maresias)

VILA DE MORRO DE SÃO PAULO

O que antes era uma simples vila de pescadores, hoje é um dos pontos mais badalados do litoral baiano. Conheça um pouco da história da vila de Morro de São Paulo durante passeios a Igreja Nossa Senhora da Luz e a Fortaleza de Tapirandú, conhecida como O Forte. Palco de inúmeras batalhas e conflitos na defesa da Baía de Todos os Santos, a fortaleza é o local ideal para assistir ao pôr do sol. 

Conheça ainda o Convento e Igreja de Santo Antônio, considerados as primeiras construções em estilo barroco do Brasil. Morro de São Paulo ainda é conhecida por uma das mais radicais tirolesas do Brasil. Com 340 metros de distância e 60 metros de altura, parte do alto do morro onde fica o farol, o ponto mais alto de toda Ilha de Tinharé. (Crédito: Shutterstock)

PRAIAS

Morro de São Paulo tem várias praias deslumbrantes e uma delas é Gamboa. Tranquila, conta com falésias que formam uma poça de lama, ótima para banhos e brincadeiras. Outras praias muito conhecidas são a Primeira e Segunda Praias, points de surfistas, barracas, pousadas e quiosques animados. 

Passeios que devem estar na sua lista são as piscinas naturais de Garapuá e Moreré, com águas cristalinas e uma grande quantidade de peixes coloridos. O mergulho de snorkel é a forma ideal de curtir esse paraíso natural! E se você tem mais experiência nesse esporte ou quer aprender a mergulhar com cilindro, os pontos de mergulho ficam nas lajes do Forte, do Tatiba e Tatimirim. (Crédito: Shutterstock)

PASSEIO VOLTA À ILHA

O passeio “Volta a Ilha” é o mais requisitado passeio da região. O tour parte da Terceira Praia e tem total de cinco paradas, podendo ter quatro dependendo da maré do dia. As paradas acontecem nas piscinas de Garapuá Moreré, passando pela praia de Cueira, na Ilha de Boipeba. Na beira da praia está o quiosque do Seu Guido, um antigo pescador de Boipeba que vende lagostas na praia, famosas em toda a região! 

De Cueira as lanchas partem para a praia da Boca da Barra (quem quiser, pode fazer o percurso de Cueira até a Boca da Barra através de uma trilha). Depois do almoço, o passeio continua pelo Rio do Inferno rumo a Cairu, a sede administrativa do arquipélago. Em Cairu é feita uma visita ao convento de Santo Antônio. A última parada é Canavieira, onde há um criatório natural de ostras. (Crédito: Shutterstock)

VIDA NOTURNA

Se as praias dominam a preferência dos turistas durante o dia, a noite em Morro de São Paulo não fica atrás no quesito animação. São muitas casas noturnas, luaus, bares e shows ao vivo para aproveitar. A noite começa nos bares e barracas da Segunda Praia. 

As noites de sexta-feira são reservadas para a Toca do Morcego, que fica no caminho do farol e garante uma festa animadíssima com uma vista panorâmica do mar. Ali o som é eletrônico, com muito alto astral. É também na Toca do Morcego que se pode assistir ao pôr do sol em um ambiente mais tranquilo, seguido de música ao vivo. (Crédito: Reprodução/tocadomorcego.com)

PRAIAS

Nesta semana desembarcamos em Salvador, capital da Bahia! E nada melhor do que apreciar as belas praias dessa cidade, como Itapuã - a mais famosa, imortalizada por Vinícius de Moraes e Caetano. Com farol, águas verdes, pedras, coqueiros, piscinas naturais e areias claras, o cenário é digno de suas canções. A orla conta com ciclofaixas, mirante, parque infantil e uma estátua em homenagem a Dorival Caymmi no calçadão. 

Outras praias que fazem parte do roteiro obrigatório são Stella Maris, com boas ondas para o surfe e trechos protegidos por pedras que formam piscinas naturais, além de Porto da Barra, mais próxima do centro, com águas limpas e um pôr do sol inesquecível. A praia é ótima para banho e para a prática de mergulho. Outro passeio imperdível é pegar um catamarã para a Ilha da Maré, formada por pequenos vilarejos, rica em vegetação. Lá você encontra a Praia do Oratório, onde se tem uma vista panorâmica da Baía de Todos os Santos. (Crédito: Divulgação CVC)

CULTURA

Salvador tem um vasto roteiro cultural, com muitos museus, igrejas e memoriais. Um dos mais importantes é o Memorial Vinicius de Morais – ou Casa di Vina - localizado em Itapuã, na antiga casa onde o artista morou na década de 1970. Ali estão expostos objetos, fotos e documentos da história do artista e sua esposa, a atriz Gessy Gesse. 

Já o Memorial Casa do Rio Vermelho é uma homenagem ao casal de escritores Jorge Amado e Zélia Gattai. Comprada em 1960 com dinheiro da venda dos direitos do livro “Gabriela, Cravo e Canela”, de Jorge Amado, a casa se transformou no título do livro de Zélia Gattai publicado em 2002 contando a história vivida por eles.

E para quem gosta da folia típica da Bahia, visite a Casa do Carnaval, um museu criado para contar a história da festa baiana. Localizado no Centro Histórico, é uma viagem visual e sensorial, com recortes temáticos do carnaval. (Crédito: casadivinabahia.com.br/memorial)

CENTRO HISTÓRICO

Tombado pelo Iphan e reconhecido pela Unesco como patrimônio da humanidade, desde 1985, o Centro Histórico de Salvador preserva muitas construções dos séculos 17 e 18. Um dos locais mais visitados é o Elevador Lacerda, que domina a paisagem, visto do Porto. O Largo do Pelourinho e suas redondezas abrigam um grande número de casarões e igrejas, muitos deles hoje foram convertidos em museus, centros culturais e restaurantes.

Outro ponto que merece uma visita é a Igreja do Senhor do Bonfim, construída entre 1746 e 1754. É ali que ocorre a mais importante festa religiosa da Bahia, a lavagem das escadarias do Bonfim. E se estiver muito calor, a dica é conhecer uma das sorveterias mais tradicionais da cidade: A Cubana Sorvetes. Situada desde 1930 nos principais cartões postais de Salvador, (Elevador Lacerda e Pelourinho) dedica-se ao preparo de sorvetes artesanais. (Crédito: Divulgação CVC)

RESTAURANTES

A gastronomia de Salvador é outro ponto alto da visita à cidade. Nossa dica é conhecer o Coliseu Bar e Restaurante, que serve pratos de alta qualidade como bobó de camarão, rabada, caruru, além de oferecer shows e exposições que retratam a cultura baiana. Fica no coração do Pelourinho. 

Já o restaurante da Casa di Vina, que fica na casa do poeta Vinicius de Moraes e da atriz Gessy Gesse em Itapuã, é o encontro perfeito da gastronomia com a poesia. Especializado em cozinha mediterrânea e baiana, o cardápio inclui massas, frutos do mar, carnes e receitas especiais da própria Gessy Gesse. No jardim estão disponíveis mesas ao ar livre e um parquinho para as crianças. (Crédito: Divulgação CVC)

MONTANHA-RUSSA HOLLYWOOD RIP RIDE ROCKIT

Se é adrenalina que procura, então não perca esta atração do parque Universal Studios! A montanha-russa Hollywood Rip Ride Rockit é uma das mais populares de Orlando. Nela você pode escolher a sua trilha sonora para alcançar mais de 100km/h após uma enorme subida vertical. Isso mesmo, você seleciona entre diferentes estilos como rock, eletrônico, hip hop e country, enquanto percorre os loppings, quedas e curvas acentuadas. De arrepiar! (Crédito: universalorlando.com)

SIMULADOR TRANSFORMERS THE RIDE 3D

Um dos brinquedos mais interessantes e divertidos do Universal Studios, o simulador Transformers The Ride 3D se inspirou nos filmes Transformers, de Michael Bay, trazendo uma batalha intergalática entre os Autobots e os Decepticons. A sensação é de que você está dentro do filme! Na parte de fora, durante todo o dia você pode ver Transformers enormes caminhando, interagindo e tirando fotos com as pessoas. (Crédito: universalorlando.com)

THE WIZARDING WORLD OF HARRY PORTER

Os fãs do bruxinho mais famoso do cinema tem um espaço especial nos parques da Universal. Entre as principais atrações do mundo mágico de Harry Porter estão o castelo Hogwarts, as lojas do Hogsmeade, a estação King´s Cross e passeio de trem no Hogwarts Express, a Olivanders Wand Shop, Escape From Gringotts e Harry Porter and Forbidden Journey. (Crédito: universalorlando.com)

SKULL ISLAND REING OF KONG

A aventura na atração Skull Island: Reign of Kong começa com o transporte dos visitantes a esse mundo misterioso. A missão, juntamente com a 8th Wonder Expedition Company, a equipe de pesquisa que lidera a excursão, é desbravar ruínas de um templo e explorar um terreno cheio de perigos, com duelos entre criaturas imensas. E além disse tudo, ver o próprio King Kong em ação! (Crédito: universalorlando.com)

PARQUE AQUÁTICO VOLCANO BAY

Um parque diferente de tudo que você já viu! É o lugar ideal para curtir com os amigos e a família, com vários toboáguas, correntezas e recifes. No coração da ilha, um grande vulcão artificial de 61 metros de altura fica em meio à paisagem tropical. Desfrute ainda de lagoas, piscinas, cachoeiras e rios. Os nomes das atrações e restaurantes do local são inspirados na Polinésia, na Ilha de Páscoa, no Havaí e na Nova Zelândia, além de outros cenários do Pacífico Sul. Com área de 113 mil m², o parque faz parte do complexo Universal Orlando, vizinho do Universal Studios e do Islands of Adventure.

MUSEU DO CATAVENTO

Se você vai para São Paulo não pode deixar de conferir alguns dos vários museus da cidade. Uma das paradas obrigatórias é o Museu Catavento, um espaço lúdico, social e cultural que apresenta a ciência de forma divertida para todos os públicos. Rico em objetos e ambientes de aprendizagem interativos e informais, o museu desperta a curiosidade tanto de adultos quanto da criançada. (Crédito: Divulgação CVC)

ENDEREÇO: Avenida Mercúrio, s/nº, Parque Dom Pedro II – Brás

MUSEU DO FUTEBOL

Um dos museus mais interessantes de São Paulo, dedicado à paixão nacional, o Museu do Futebol permite ao visitante entender como o esporte, de origem inglesa, de elite e praticado por brancos, aos poucos se tornou brasileiro, popular e mestiço, como a própria cultura brasileira. O museu utiliza três eixos - emoção, história e diversão, para contar a história do futebol e o que este assunto tem a ver com arte. Você confere ainda a história das Copas do Mundo e interage com o acervo por meio experiências visuais e sonoras. (Crédito: Ronaldo Franco/museudofutebol.org.br)

ENDEREÇO: Praça Charles Miller, s/nº – Estádio Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu)

IFLY PARAQUEDISMO INDOOR

Já imaginou como seria voar? Então embarque nessa aventura e "ganhe asas"! Na Ifly Paraquedismo Indoor você entra em um túnel de vento vertical, que cria a sensação de queda livre muito realista. Se você é daqueles que tem um pouco de medo de altura, essa é sua oportunidade de simular paraquedismo sem precisar pular de um avião. É pura emoção!(Crédito: instagram.com/iflyus)

PARQUE DO IBIRAPUERA

O mais importante parque urbano de São Paulo fica encravado entre avenidas movimentadas. Um verdadeiro oásis no meio da cidade, o Ibirapuera é ideal para caminhadas, pedalar, andar de skate, fazer um pic-nic ou simplesmente relaxar na grama.

A fauna local conta com 160 espécies de animais, além da grande varidade de árvores como ipês, jaqueiras e paus-brasil. O parque também é um grande centro cultural, com o MAM (Museu Afro-Brasil), Pavilhão das Culturas Brasileiras, Planetário, Oca, Bienal e o MAC-USP. O Auditório Ibirapuera é palco de muitos shows, assim como a Praça da Paz. (Crédito: Divulgação CVC)

HOPI HARI

Um dos maiores parques temáticos do Brasil, O Hopi Hari é uma ótima opção de diversão. Localizado em Vinhedo (distante cerca de 40 minutos da capital), possui atrações para todas as idades. Entre as áreas do parque que merecem destaque estão a Looney Tunes, uma das preferidas das crianças. Lá fica o estúdio de filmagens do "The Looney Tunes Show", com o Pernalonga, Patolino e toda a turma!

Conheça ainda a área Mistieri, que possui atrações como a Montezum, quinta maior montanha-russa de madeira do mundo e o Vulaviking, um barco que dá muito frio na barriga! (Crédito: instagram.com/hopiharioficial)

ENDEREÇO: Rodovia dos Bandeirantes, KM 72 - Vinhedo

CACHOEIRA DO MOSQUITO

Considerada uma das cachoeiras mais bonitas do Brasil, o lugar tem uma paisagem inesquecível, combinando imensos paredões rochosos e uma vegetação densa que envolvem a queda d’água. A trilha de acesso é rápida, com apenas 20 minutos de duração, porém bem íngreme na subida da volta.

O acesso à cachoeira (com vistas belíssimas dos morros da Chapada Diamantina) se dá pela Fazenda Santo Antônio, onde se paga uma taxa de conservação para entrar. O local também oferece restaurante com refeições, que você pode fazer antes ou depois de conhecer a cachoeira, de acordo com sua programação.

RIO MUCUGEZINHO

Esse é o verdadeiro espaço na natureza para todas as idades! No Rio Mucugezinho, você vai encontrar trechos de água rasa para as crianças brincarem, um poço maior e mais profundo para mergulhar, queda d’água, partes com sombra e até um espaço para churrasco. O local tem fácil acesso, com uma caminhada leve de 5 minutos.

Andando por mais 15 minutos, você pode acessar o chamado Poço do Diabo, com águas de cor escura, com um enorme poço de 6 metros de profundidade. Com muitos paredões, é possível fazer escaladas, rapel e saltar das pedras para dentro do poço.

RIO PRATINHA COM MERGULHO EM CAVERNA

Na Gruta Pratinha você pode tomar banho em águas cristalinas, com colete para flutuação, na companhia de tartarugas e peixes. Além desta, você pode visitar outras grutas e entrar em contato com uma natureza bem incomum. A Lapa Doce tem 27 quilômetros de extensão mapeados e 850 metros abertos para visitação. Ali fica um lago subterrâneo com mais de 130 metros de profundidade.

Já a Gruta Torrinha guarda o Salão das Flores, câmara com rochas modeladas em aragonita (forma cristalina do carbonato de cálcio) e a Passagem da Francesa, uma fenda de mais 13 quilômetros.

Todos os lugares rendem fotos incríveis e memórias para toda a vida!

PÔR DO SOL NO MORRO DO PAI INÁCIO

Uma subida de 20 minutos apresenta um dos cenários mais deslumbrantes da Chapada a uma altitude de quase 1.200 metros. A lenda diz que o escravo Pai Inácio se apaixonou pela sinhazinha e teve de fugir. Encontrado no alto do morro, saltou com a sombrinha da amada. O morro fica no Parque Natural Municipal Morro do Pai Inácio, localizado no município de Palmeiras.

Iniciando a trilha entre 16h30 e 17h, você chega a tempo de conferir uma vista de 360° de belezas naturais esplêndidas – durante a semana, a atração é menos movimentada. Ao todo, o passeio dura em torno de 2h. Assim, você pode combinar o Morro do Pai Inácio com outras atividades de manhã e de tarde, finalizando o dia com este cenário inesquecível.

RESTAURANTE GARIMPO GOURMET

Localizado no centro da cidade, o Restaurante Garimpo Gourmet tem como especialidade frutos do mar, além de diversas opções de carnes, aves, massas e petiscos.

LAGOA THERMAS CLUBE

Também conhecido como Parque da Lagoa Quente, este é o local da descoberta das águas quentes na cidade, o único ponto em Caldas Novas onde você pode encontrar uma fonte termal com água brotando do solo a até 57°C, temperatura do Poço do Cozinha Ovos (uma das nascentes mais conhecidas da região).

O parque possui bosques, piscinas termais para adultos e crianças, toboáguas, sauna, quadras esportivas, parquinho infantil, lanchonetes e restaurante.

NÁUTICO PRAIA CLUBE

O clube fica às margens do Lago Corumbá, onde você pode passear de escuna e aproveitar a área de lazer com bar molhado, tirolesa, quadras de areia, píer flutuante com bar, piscina com ondas artificiais e praia com quiosques.

As crianças se divertem no parque de aventura mirim e na piscina infantil. Quando bater a fome, você pode ir ao restaurante panorâmico, lanchonetes e sorveteria. Lá a água é fria, uma boa pedida para quem quer variar um pouco o passeio.

WATER PARK

O parque aquático tem como principal atração uma praia artificial. Você também se diverte com toboáguas, rio lento e shows no megapalco. A criançada pode curtir o dia no playground molhado, com o balde maluco, labirinto e escorregadores.

Tem também restaurante, pizzaria e lanchonete. Os hóspedes dos hotéis da rede Privé têm acesso gratuito ao parque.

PARQUE ESTADUAL SERRA DE CALDAS

Criado em 1970 para proteger as nascentes das águas hidrotermais, também conhecido como Pescan, o parque fica entre os municípios de Caldas Novas e Rio Quente. O local oferece diversas trilhas, cachoeiras, as ricas fauna e flora do cerrado, além de uma vista espetacular da cidade.

O percurso da Trilha da Cascatinha é bem tranquilo de ser feito, com cerca de 1 km, e dá acesso à cachoeira mais bonita do parque. Você pode mergulhar, tomar ducha em sua queda d’água e saltar de uma pedra. Próximo dali, existe também uma área onde é possível fazer piquenique.

HOT PARK

Com área de 23 mil metros quadrados, o parque oferece toboáguas radicais, rio de correnteza, caiaque, mergulho ecológico e muitas piscinas de águas quentes. A grande sensação do lugar é a Praia do Cerrado, com ondas e três mil metros cúbicos de areia.

É a maior praia artificial de águas quentes do mundo. Conta com brinquedos aquáticos para as crianças, circuito de arvorismo, pesca, aviário, minigolfe, paintball, escalada, rapel e quadras de areia.

CERRO OTTO

Localizado a cinco quilômetros do Centro Cívico, o Cerro Otto pode ser acessado por um teleférico do tipo funicular (fechado), com capacidade para quatro pessoas, cujo funcionamento está sujeito às condições climáticas. O topo da montanha proporciona uma vista panorâmica incrível da região, em especial do lago Nahuel Huapi.

Curtir a paisagem, brincar na neve, fazer caminhadas guiadas e esquibunda são algumas das opções de diversão no local! Você também pode conhecer a Confeitaria Giratória, que serve chocolate quente, chá, café, tortas e refeições. A estrutura demora cerca de 20 minutos para dar uma volta completa em torno do próprio eixo.

PASSEIO PELO CENTRO CÍVICO

A Praça do Centro Cívico, com vista belíssima para o Lago Nahuel Huapi, é o ponto de partida para muitos passeios. Fundado em 1940, o local tem características arquitetônicas das regiões montanhosas da Europa e concentra os prédios administrativos dos correios, polícia, museus e a prefeitura.

Próximo dali, na Rua Mitre, você pode fazer compras na Galeria del Sol, em lojas de chocolate e encontrar ótimas opções de restaurante.

PASSEIO NOCHE NORDICA

Imagine pilotar um quadriciclo sobre a neve em um passeio noturno, em uma travessia de 40 minutos em meio a um bosque de árvores típicas locais, com paradas em algumas fogueiras, onde se serve vinho e chocolate quente, seguidos de um jantar completo e saboroso ao término da aventura. Essa é a proposta da Noche Nordica!

A atividade é oferecida pelo Centro de Ski Nordico e é uma experiência inesquecível, onde você pode aproveitar a união entre um esporte de neve, a exploração de uma natureza exótica e alta gastronomia.

CHOCOLATERIA RAPA NUI

Sorvetes artesanais, fondue, chá, salgados, refeições e, logicamente, uma infinidade de chocolates artesanais. Esse é o panorama que você vai encontrar na Rapa Nui, com vitrines e gôndolas de impressionar qualquer um.

Trufas, choconhaques, bombons, browies, chocolate em ramas, entre muitas outras. É um verdadeiro paraíso para chocólatras e amantes da alta gastronomia!

PASSEIO DE CATAMARÃ NO LAGO NAHUEL HUAPI

Embarque em uma jornada de aproximação com a natureza exuberante de Bariloche. Logo nos primeiros minutos após o início do passeio, você pode interagir com um grupo de gaivotas que acompanha a embarcação em busca de biscoitos que elas comem na mão dos visitantes!

De dentro do barco, a vista do lago reflete as montanhas da região cobertas de neve, criando lembranças encantadoras.

CERRO CATEDRAL

Nesta montanha fica a estação de esqui mais tradicional da cidade, com 70 quilômetros de pistas. Oferece atividades como motos de neve e trenós, restaurantes, chocolaterias e cafés, além de lojas e até um pequeno shopping.

Outra atração é o bondinho (funicular) com proteção para o frio, garantindo vista espetacular da região. Se visitar o local no verão, aproveite para fazer escalada em rocha, caminhadas para observação da flora e fauna, além de trekking até o refúgio Frey.

TELEFÉRICO E PEDALINHOS

Essas são as atrações mais famosas da tranquila Campos do Jordão. Inaugurado em 1970, o teleférico da cidade foi o primeiro construído no Brasil e é também o mais alto do país. Seu trajeto começa no Parque do Capivari e termina no Morro do Elefante, a 560 metros de altura, com capacidade para levar até 74 pessoas ao mesmo tempo, em cadeiras individuais abertas. A vista de lá é linda!

Os pedalinhos do Lago Capivari são outra tradição de Campos, o passeio preferido das crianças e casais. Você também pode aproveitar as tardes de sol no gramado à beira do lago, curtir a paisagem montanhosa e fazer compras nas lojas locais.

BORBOLETÁRIO FLORES QUE VOAM

O local proporciona a oportunidade rara de se aproximar de insetos graciosos como as borboletas! Com o objetivo de atuar na educação ambiental, já na entrada o local exibe um vídeo sobre os bichos, a importância de sua preservação e orientações sobre como observar de perto estes animais.

São mais de 30 espécies abrigadas no borboletário, todas nativas da região. Importante: as borboletas só voam em dias ensolarados! Então aproveite para fazer a visita quando o sol der as caras.

CANTO GREGORIANO NO MOSTEIRO BENEDITINO

O Mosteiro São João, onde residem as Monjas Beneditinas (da mais antiga ordem religiosa do ocidente, a Ordem de São Bento), apresenta todos os dias o Recital de Canto Gregoriano na Capela de São João Batista, um espetáculo belíssimo.

Seguindo o lema da ordem, “reza e trabalha”, as monjas produzem artesanatos em pinogravura, pintura de quadros e colagem, além de pães, bolos, geleias e biscoitos, tudo disponível na loja dentro do próprio mosteiro.

PARQUE TARUNDU

Diversão pra todas as idades é o que você vai encontrar no Tarundu. São mais de 30 atividades diferentes em espaços abertos e fechados, como boia cross, minibuggy, passeio de balão, arco e flecha, arborismo, escalada, paintball, orbit ball, entre tantos outros. O local ainda possui um restaurante com receitas da gastronomia mediterrânea, entre saladas, grelhados, peixes e massas, em um espaço com decoração refinada.

Os destaques do parque ficam para a incrível pista de patinação no gelo e os diferentes tipos de tirolesa, com centenas de metros de extensão, com uma incrível vista panorâmica da mata nativa local.

PARQUE DO PICO DE ITAPEVA

Inaugurado há pouco tempo, o parque fica a mais de 1800 metros de altitude, com um mirante que dá vista para a Serra da Mantiqueira e 11 cidades do Vale do Paraíba – até a cúpula da Basílica de Nossa Senhora Aparecida pode ser avistada! O mirante é circundado por um grande campo de lavandas, que rende ótimas fotos.

Dentro do parque, também existem atividades de lazer, como passeios de bicicleta e a cavalo, além de um pequeno café com ares de castelo medieval.

CENTRO DE CAPIVARI

A Vila de Capivari é o endereço dos principais bares, restaurantes e lojas de Campos do Jordão, quase tudo em estilo germânico. É aqui também que acontece o Festival de Inverno, quando as ruas e praças ficam tomadas por turistas que buscam o clima de montanha, o calor dos fondues e as diversas atrações musicais que agitam a cidade.

A região também costuma ser bastante procurada pelo famoso bar Baden Baden, um espaço muito aconchegante que serve diferentes rótulos da cerveja artesanal de fabricação própria, além de pratos elaborados como Chucrute à Garni, truta grelhada, medalhão Blauschimmelkase, entre outros.

SHOW COM GOLFINHOS (SEAWORLD)

O Dolphin Days traz golfinhos da espécie nariz-de-garrafa fazendo acrobacias num espetáculo interativo. Geralmente, os apresentadores convidam uma criança voluntária da plateia para interagir com um dos golfinhos e uma arara – sim, aves tropicais também participam da apresentação.

O show é uma das iniciativas do parque com o objetivo de atuar na preservação de animais marinhos, um comprometimento do SeaWorld em propiciar experiências que incentivam a cuidar da natureza.

MONTANHA-RUSSA KRAKEN UNLEASHED (SEAWORLD)

Reformulada em 2017, a clássica atração traz agora óculos de realidade virtual (de uso opcional) integrados com todas as poltronas do brinquedo, que leva você para uma aventura nas profundezas do oceano, passando por animais marinhos e lendários monstros em alta velocidade (e de ponta-cabeça, em alguns momentos).

Com velocidades que atingem 105 km/h, esta é a primeira montanha-russa da Flórida a oferecer a experiência do filme de realidade virtual durante o percurso.

ONE OCEAN (SEAWORLD)

Esta é uma apresentação fantástica de baleias orcas que ocorre diariamente, em diferentes horários, com diversas acrobacias entre animais e seus treinadores. Realizado no Shamu Stadium, o espetáculo conta com um cenário de três andares, inúmeras caixas de som e telas panorâmicas de LED.

Além destes, os efeitos especiais incluem luzes coloridas, jatos de água a 15 metros de altura e uma trilha sonora com ritmos de diferentes lugares do planeta. Os que se sentam nas primeiras fileiras costumam levar alguns “banhos” das baleias, que realizam manobras para jogar água pra fora do tanque mesmo. É emocionante!

MERGULHO COM SNORKEL (DISCOVERY COVE)

Situada na atração The Grand Reef, a lagoa de visibilidade ótima abriga uma infinidade de raias e peixes de diferentes espécies. Equipe-se com snorkel e máscara (e colete salva-vidas, se não souber nadar ou estiver com crianças pequenas) e viva esta experiência incrível de observar animais bem de perto, podendo inclusive toca-los!

Os equipamentos para esse tipo de mergulho (snorkel e máscara) são fornecidos pelo parque na compra do ingresso, além de outros itens como protetor solar – um tipo específico que é o único permitido no parque, para não agredir o meio ambiente.

TOUR SUBAQUÁTICO (DISCOVERY COVE)

O passeio SeaVenture é uma experiência única subaquática, em que você explora o fundo do mar mesmo sem ter licença de mergulho. Utilizando um escafandro, um capacete especial para entrar na água, você vai conhecer a área denominada The Grand Reef, observando de perto gigantescos cardumes de peixes, raias, peixes-leão e outras espécies.

Durante a atração, você também poderá observar tubarões (por trás de uma grande janela panorâmica de vidro) e terminar o passeio alimentando um cardume de peixes.

EXPLORER’S AVIARY (DISCOVERY COVE)

Imagine um viveiro imenso, com mais de 250 aves tropicais coloridas, entre mais de 30 espécies, voando para todo lado – algumas que você pode inclusive alimentar com rações especiais fornecidas pelo parque!

Este é o espaço do Explorer’s Aviary, com fontes, riachos e diferentes áreas interligadas por túneis para abrigar estes animais em um habitat inspirador. O local é acessado pelas praias ou cascatas do Tropical River.

CORRIDA DE KART NO NASCAR I DRIVE

Com instalações modernas, o Nascar I Drive recebe você para se divertir em um circuito de indoor karting com 450 m² de área e capacidade para até 16 pessoas competindo ao mesmo tempo. Os pequenos veículos são elétricos (o que é ótimo para um ambiente fechado, por não emitir poluentes) e atingem até 70 km/h.

O espaço ainda reserva outras atrações, como boliche, jogos eletrônicos, sinuca e um restaurante que serve café da manhã, almoço e jantar.

CRAYOLA EXPERIENCE

Imagine um espaço onde as crianças podem soltar a imaginação e exercitar a criatividade! Aqui, utilizando produtos da marca Crayola, internacionalmente famosa por seu giz de cera, as crianças podem imprimir e colorir fotos, pintar estátuas em uma pequena praça, derreter giz de cera para criar novos objetos com formas definidas, transformar um desenho em quebra-cabeça, entre tantas outras possibilidades.

A Crayola Experience também inclui uma grande loja com produtos oficiais da marca. É uma opção interessante para passar uma tarde sem visita a parques temáticos e para entreter os pequenos.

ORLANDO INTERNATIONAL PREMIUM OUTLETS

O principal centro comercial de Orlando possui dois endereços – na International Drive e Vineland Avenue. O primeiro é o preferido dos brasileiros, pelas diversas lojas que têm atendentes falando português.

Entre as marcas mais famosas, você pode encontrar produtos da Victoria’s Secret, Polo Ralph Lauren, Oakley, Armani, Hugo Boss, Calvin Klein, Disney, Lacoste, Forever 21, Adidas, GAP e muitas outras. 

I DRIVE 360

Este grande complexo de entretenimento reúne diversas atrações impressionantes, como a roda-gigante Coca-Cola Orlando Eye (uma das maiores do mundo, com cabines que cabem diversos passageiros), o Museu de Cera Madame Tussauds (com réplicas de personalidades em tamanho real) e o gigantesco Sea Life Orlando Aquarium.

Com diversas unidades espalhadas pelo mundo, o aquário proporciona uma experiência inesquecível, com um trajeto dividido em várias estações de diferentes temas. São mais de 5 mil espécies de animais, entre tubarões, peixes, cavalos-marinhos, raias e muitos outros. Existe inclusive a possibilidade de tocar em algumas espécies, como pepino do mar e anêmonas.

LEGOLAND

Com uma área gigantesca, o Legoland encanta pela magia de transportar a temática dos famosos brinquedos de montar para atrações de grande escala. É voltado principalmente para crianças – e a visita é mais completa se você dedicar um dia inteiro para o passeio.

Cinema 4D, fonte interativa onde as crianças podem fazer música tocada por instrumentos de lego, uma área voltada para crianças pequenas (com playground, trenzinho, playground aquático, entre outros), várias montanhas-russas, passeios de barco, entre tantas outras atrações.

ILHATOUR

Ótima maneira de conhecer a ilha, o passeio em veículo off road permite que você conheça as mais belas praias de Noronha, observe a fauna e a flora da região, faça paradas em mirantes para fotos e tome banho em águas mornas nas praias e piscinas naturais. No final do dia, assista a um belo pôr do sol nas ruínas do Forte do Boldró.

CIRCUITO DAS PRAIAS URBANAS

Fernando de Noronha tem três praias de acesso mais fácil, por isso chamada de “urbanas”. A mais popular do arquipélago é a Praia do Cachorro, com algumas barracas simples que servem bebida e petiscos a preços convidativos. É preciso verificar se o mar está calmo, o que torna a praia apta para banho.

Na sequência, a vizinha Praia do Meio tem ambiente é mais deserto. Vale a tranquilidade da caminhada e da observação da natureza! Já na Praia da Conceição, depois da do Meio, você encontra um mar excelente para banho, mais barracas e quiosques – e preços um pouquinho mais altos.

PROJETO TAMAR COM MERGULHO DE SNORKEL

Localizado a 1,5 quilômetro do centro, a sede do projeto de preservação de tartarugas-marinhas abriga loja e museu com réplicas desses animais. Conta com programação de palestras noturnas sobre preservação, ecologia, meio ambiente, extinção, cuidados com os animais e curiosidades.

Na visita diurna ao local também é possível fazer flutuação com snorkel em piscinas naturais, para observar recifes de corais e a vida marinha local. Em datas previamente divulgadas pelo Projeto Tamar, você pode acompanhar a marcação e a desova das tartarugas na praia.

FESTIVAL GASTRONÔMICO ZÉ MARIA

A pousada e restaurante Zé Maria são um ponto tradicional em Fernando de Noronha. Semanalmente acontece (para hóspedes e visitantes) um festival gastronômico no local, onde se oferece um banquete com grande diversidade de pratos. Paella e frutos do mar costumam ser os destaques do evento!

Massas, saladas, receitas da culinária japonesa, arroz de jaca e várias sobremesas complementam o cardápio. A dica é fazer sua reserva com antecedência, pois o festival tem grande procura!

MUSEU DOS TUBARÕES

Localizado a 1,5 quilômetro do centro, o museu traz diversas mandíbulas de tubarões, esculturas ao ar livre, loja de souvenires e imagens ilustrativas de animais. No restaurante local, deguste o bolinho de tubalhau, feito com carne de tubarão, que lembra muito o tradicional bolinho de bacalhau. Várias espécies habitam a enseada Buraco da Raquel, na frente do museu, e é mais fácil visualizá-las na maré cheia.

PASSEIO PELA VILA DOS REMÉDIOS

Na Vila dos Remédios, considerada a principal vila e o centro de Fernando de Noronha, você tem a oportunidade de conhecer construções históricas como o Palácio São Miguel, datado de 1948, a Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, erguida em 1772, e as ruínas do Forte dos Remédios, também do século 18.

Programe-se para visitar o forte no fim da tarde para admirar o pôr do sol. Aos sábados à noite, divirta-se na feirinha de artesanato, com produtos feitos com fibras naturais e materiais recicláveis.

PÔR DO SOL NO FORTE DOS REMÉDIOS

Construída no topo de uma colina no século 18, sobre os escombros de um antigo forte holandês, a fortaleza serviu como um dos principais pontos de defesa do arquipélago, como prisão política e recebeu soldados americanos durante a Segunda Guerra Mundial. Abriga canhões gigantescos e ruínas da construção original.

Hoje, além de sua importância histórica, o local serve para admiração da beleza natural de Fernando de Noronha. O principal “espetáculo” observado no local é o pôr do sol que, dependendo da época do ano, acontece atrás do Morro do Pico.

TORRE PANORÂMICA

O local é um bom ponto de partida para se localizar na cidade. Com uma vista privilegiada de 360 ° de Curitiba, a mais 100 metros de altura, o ponto turístico é na verdade uma torre de telecomunicações – a única com mirante aberto à visitação no Brasil – com um deck observatório instalado em seu topo. Do topo do local é possível avistar o lago do Parque Birigui. Na base da torre está o Museu do Telefone, também aberto para visitação.

MUSEU OSCAR NIEMEYER

Conhecido como MON ou Museu do Olho, por seu formato peculiar, este é o principal museu do estado do Paraná. Você vai conhecer projetos, fotos e maquetes do aclamado Niemeyer em exposição permanente, além de um acervo com aproximadamente 4 mil peças de artistas locais, de outras regiões do Brasil e internacionais.

Nas exposições temporárias, você é apresentado a obras de arquitetura, urbanismo, artes visuais e design, em uma das maiores áreas de exposição da América Latina. O museu é largamente premiado dentro e fora do país, oferece visitas guiadas, oficinas e cursos, Centro de Documentação e Referência, Laboratório de Conservação e Restauro, um pátio com esculturas, entre outras áreas.

JARDIM BOTÂNICO E ÓPERA DE ARAME

Essas duas atrações são os cartões-postais de Curitiba! Inspirado nos jardins franceses, o visual do Jardim Botânico é impressionante. Ele possui um belíssimo tapete de flores na entrada e uma estufa de vidro em estrutura metálica, que abriga espécies diversas de plantas da Floresta Atlântica. O espaço ainda conta com o Museu Botânico, o quarto maior herbário do Brasil.

Já a Ópera de Arame (foto) é um teatro localizado no Parque das Pedreiras, que recebe espetáculos de todos os tipos em um salão de arquitetura única. O espaço é formado por estruturas metálicas tubulares e teto transparente de policarbonato, além de estar cercado por um lago artificial.

PASSEIO DE TREM PELA SERRA DO MAR

Com 150 quilômetros de extensão, o passeio entre Curitiba e Morretes é muito famoso no sul do Brasil. Você vai conhecer uma paisagem ímpar, formada por diversas pontes, túneis, represas e mirantes, além de observar a vegetação da maior área preservada de Mata Atlântica do Brasil.

Morretes é uma cidade histórica bem tranquila no litoral paranaense, onde se podem visitar edifícios antigos alambiques, rios, piscinas naturais, reserva natural para atividades ao ar livre, entre outras atrações. A vizinha Antonina também abriga construções históricas, sem contar trilhas, prática de esportes radicais no Rio Cachoeira e o Pico do Paraná, o mais alto do sul brasileiro.

ILHA DO MEL

Um misto de calmaria com aventura, em um lugar para se conectar com a natureza. Essa é a definição da ilha pertencente à cidade de Paranaguá, a 2 horas de carro de Curitiba. São 35 quilômetros de praia, muitas delas escondidas, intocadas pelo ser humano. A ilha foi categorizada como Reserva da Biosfera pela Unesco, por ter morros, costões, trilhas bem sinalizadas, brejos litorâneos e manguezais em suas paisagens. O acesso de visitantes é limitado e não existem ruas ou estradas. Tudo pela preservação da natureza!

As principais praias a serem visitadas são a Mar de Fora, da Fortaleza, das Encantadas e do Farol, cada uma com sua característica. O patrimônio principal da ilha é a Gruta das Encantadas, um paredão rochoso que foi moldado pela ação do mar e do tempo. Entre outras atrações estão a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres e o Farol das Conchas.

GRUTA DO LAGO AZUL

Esta é de longe a atração mais impressionante (e conhecida) da cidade. Caminhando por uma trilha de 300 metros e uma longa escadaria de pedras, com 294 degraus, você acessa uma caverna gigantesca e percebe inúmeras estalactites que formam a paisagem do alto. Ao chegar à plataforma próxima à lagoa, já é possível observar uma água de coloração azul inigualável (foto).

O fundo do lago ainda não foi encontrado, mas pelas pesquisas feitas até então, sabe-se que ele tem mais de 80 metros de profundidade. Não são permitidos mergulho nem flutuação em suas águas, por questões de segurança e preservação da natureza. Já foram encontrados no local fósseis de animais pré-históricos, como a preguiça gigante.

PASSEIO PELO RIO DA PRATA

O Recanto Ecológico Rio da Prata é um dos locais mais procurados para se fazer flutuação em Bonito (foto). Com acompanhamento de guia especializado, pequenos grupos são levados por uma leve correnteza de águas cristalinas a avistar inúmeros peixes e plantas aquáticas, em um passeio com duração de 4 horas.

Lá também é possível fazer o mergulho de cilindro (mergulho autônomo), acompanhado de profissional experiente, em profundidade entre 5 e 7 metros. Uma experiência imperdível!

PASSEIO PELO CENTRO DE BONITO

O centrinho da cidade reserva atrações culturais e históricas interessantes. A Taboa Fábrica de Encantos leva você a conhecer a produção da cachaça mais famosa da região, além de degustação e visita à loja com garrafas exclusivas.

Na Udu Cerâmica Artesanal (foto), a fábrica é aberta a visitação, onde se explica sobre o processo de criação de copos, canecas, vasos e esculturas feitos a partir da técnica da cerâmica de alta temperatura. Na Casa da Memória Raída, conta-se um pouco das tradições locais num misto de museu e boutique, com fotos, livros documentário e artesanatos regionais.

ECO PARK PORTO DA ILHA

Diversão e interação com a natureza são os principais motivos pra visitar o parque. Com 40 minutos de duração, no boia cross você percorre 300 metros do rio Formoso, passando por cachoeiras e corredeiras em boia individual – sempre com acompanhamento de monitores e equipamento de segurança.

No passeio de bote (foto), o trajeto de 5 quilômetros no rio é feito em grupo, passando por cachoeiras, corredeira e uma parada para banho. Já o stand up paddle é pra quem prefere testar o equilíbrio e fazer um passeio mais relax, observando as belezas naturais que rodeiam o trajeto. 

ESTÂNCIA MIMOSA

Trilhas e cachoeiras definem os maiores atrativos da fazenda. São 2.800 metros que podem ser percorridos na floresta de mata fechada, com guia local, várias cachoeiras, paradas para banho, mirantes e plataforma de salto.

Além da flora, a fauna também encanta seus visitantes, que podem observar aves junto de um guia especializado na região. São mais de 250 espécies catalogadas, a serem avistadas nas áreas de mata e morraria, lagoa e estradas internas da fazenda.

SERRA DA BODOQUENA

Localizada a 70 quilômetros de Bonito, na cidade de Bodoquena, a serra de mesmo nome possui trilhas com uma paisagem exuberante, formada pela Mata Atlântica e Cerrado, com paradas para banhos em cachoeiras e piscinas naturais de água com limpidez impressionante.

A cachoeira Boca da Onça é a maior do Mato Grosso do Sul, com 156 metros de quedas d’água. Ela pode ser acessada por uma trilha de 4 quilômetros de mata virgem, com algumas paradas para banho.

CEARÁ

Viajar para o Ceará é sinônimo de sol e diversão! A 50 minutos de Fortaleza, você vai encontrar lazer para toda a família no Beach Park, em Aquiraz, um dos maiores parques aquáticos da América Latina. Em Aracati, a 2h30 da capital, a praia de Canoa Quebrada te recebe com belas falésias e dunas. O local também é recomendado para a prática do parapente e passeios de buggy.

Já na praia de Jericoacoara, a 300 quilômetros de Fortaleza, você encontra um dos maiores tobogãs do mundo, o Kilimanjaro, no Parque das Aldeias. Na Duna Pôr do Sol, o espetáculo fica por conta da natureza, com um sol poente que encanta locais e visitantes.

CRUZEIRO PULMANN

A bordo do navio Zenith Pullmantur, você vai viver experiências inesquecíveis no Caribe, contando com uma verdadeira estrutura de hotel cinco estrelas em alto mar. Em Curaçao existem diversas atividades para explorar as belezas naturais da região, como passeios de buggy e mergulho nos corais, com a presença de golfinhos, peixes e uma paisagem natural impressionante.

Em Aruba, aproveite para relaxar na praia e curtir bares e cassinos na Palm Beach. Na Eagle Beach, você pode avistar as árvores-símbolo do país, as divi-divi, com tronco de formato peculiar. Do Farol Califórnia, pode-se avistar um belo pôr do sol.

COLÔMBIA

Um dos destinos mais tradicionais do país é a cidade de Cartagena. Seu centro histórico, também conhecido como Cidade Colonial, é protegido pela Cidade Amuralhada, grandes muros que datam do século 16.

Na região, existem diversas construções icônicas para serem visitadas, como o Convento Santa Cruz de La Popa, a Plaza de La Aduana, a fortaleza El Castillo de San Felipe de Barajas, os fortes Santa Clara e Santa Catalina, o edifício Las Bovedas, entre outros.

RIO DE JANEIRO

O Rio é um dos destinos turísticos mais famosos do mundo. Pontos turísticos não faltam para serem visitados, como o Pão de Açúcar e seu bondinho secular, o imponente Cristo Redentor (uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno) e o AquaRio, o maior aquário marinho da América do Sul – são milhares de animais de centenas de espécies diferentes em exposição.

Para viver a rotina de um carioca amante da bola, você precisa jogar um futevôlei na orla carioca. Do Flamengo à Barra da Tijuca, de dia e de noite, você encontra pessoas se divertindo nos campinhos montados na areia.

SÃO PAULO

Multicultural e capital financeira do país, a cidade que não dorme também tem seus momentos mais relax. De domingo, a pedida é chegar na Avenida Paulista para um passeio de bicicleta. Prestigie artistas de rua apresentando seu trabalho, que envolve música, teatro, artesanato, dança e outras linguagens.

Na pausa para o almoço, vá até o Centro conhecer o Mercadão Municipal. O prédio histórico, que abriga boxes de frutas, legumes, embutidos, queijos, vinhos e outros alimentos, também tem lanchonetes para refeições peculiares. O mais tradicional é o lanche de mortadela.

CHILE

O moderno e o tradicional dividem espaço para formar uma capital cheia de personalidade e atrações históricas. Rodeada pela Cordilheira dos Andes, uma paisagem única, a cidade recebe você em construções seculares como a Catedral de Santiago e o Palacio de la Moneda.

Para entrar em contato com uma natureza inusitada, a dica é visitar a Patagônia Chilena, onde você encontra na Geleira de San Rafael blocos de gelo de tamanho e cores descomunais. Glaciares, lagoas e as trilhas do Parque Aikén Del Sur completam o roteiro.

URUGUAI

Terra de construções históricas, praias calmas de água doce e muitas vinícolas, o país atrai curiosos de todo o mundo para conhecer a pictórica Casapueblo, em Punta Ballena, a 16 quilômetros de Punta del Este.

Um misto de museu, galeria de arte, restaurante e hotel, o edifício foi idealizado pelo artista Carlos Paez Vilaró. No local, você pode conhecer um pouco da sua vida e obra, além de apreciar um pôr do sol espetacular e jantar no Laz Terrazas.

CANCÚN

Este é o destino mais famoso do caribe mexicano. Seja pelas cores de suas praias, pela beleza natural dos cenotes, ou pelo legado histórico dos seus grandiosos sítios arqueológicos, Cancún impressiona à primeira vista.

Na Isla Mujeres, a 10 quilômetros da costa da cidade, você encontra diversas praias paradisíacas como a Playa Norte, de águas mornas e cristalinas. O Parque Nacional Garrafon é indicado para se divertir com a prática de caiaque, snorkel, passeios de bicicleta, tirolesa, entre outras atrações.

ARGENTINA

Guardiã das tradições históricas e culturais portenhas, a capital argentina possui programações turísticas para os mais diferentes públicos. Famílias, casais e até solteiros têm muito o que fazer em Buenos Aires!

Alguns dos cartões-postais a serem visitados são a Casa Rosada, Obelisco, Recoleta, La Boca, Puerto Madero e o estádio La Bombonera. Aproveite para assistir a shows de tango, conhecer cassinos e visitar museus de arte e cultura popular.

NATAL

Estamos chegando no fim do ano e já começam as comemoração do Natal 2017. E nada melhor do que recordar as melhores viagens feitas pela família Frias neste ano! Foram muitos lugares espetaculares e outros mais estão por vir. Começamos com a cidade de Natal, a capital do Rio Grande do Norte, sinônimos de sol e mar.

Nesta cidade cheia de atrações incríveis, o destaque fica para os passeios de buggy pela praia de Genipabu, que possui muitas dunas. Você pode escolher entre um passeio tranquilo ou radical! Já nos montes de areia da praia de Jacumã, a 33 quilômetros da capital, a diversão é com o skibunda, uma descida em uma pequena prancha na areia até uma lagoa. (Crédito: Divulgação CVC)

MINAS GERAIS

Outra viagem inesquecível de 2017 foi por cidades de Minas Gerais. Na capital Belo Horizonte a família Frias conheceu os principais cartões-postais da cidade, como a Praça da Liberdade com suas fileiras de palmeiras imperiais, jardins e monumentos, além do Mercado Central e igrejas famosas, como a Capela São Francisco de Assis, conhecida como a Igrejinha da Pampulha. 

Por fim, a visita ao Inhotim, o maior centro de arte ao ar livre da América Latina, mereceu destaque no roteiro. Localizado em Brumadinho, o lugar abriga um dos maiores acervos de arte contemporânea do país.  Minas Gerais também rendeu viagens inesquecíveis pelas cidades históricas, como Ouro Preto, Diamantina, Congonhas, Tiradentes, São João del Rei e Mariana. Todas possuem um acervo históricos e arquitetônico bem preservado, com peças de arte assinadas por mestres como Aleijadinho. (Crédito: Shutterstock)

RIO GRANDE DO SUL

Os belos cenários do Rio Grande do Sul encantaram a família Frias neste 2017. Destaque especial para um dos principais cartões-postais da Serra Gaúcha: Cascata do Caracol, localizada no município de Canela, no Parque do Caracol. Com beleza impressionante, pode ser observada de duas formas: a partir dos mirantes do parque dos bondinhos Parques da Serra. 

Já em Nova Petrópolis fica a bela Praça das Flores (Praça da República), cuja maior atração é o Labirinto Verde. O desafio é achar o centro do labirinto, que possui pódio feito de cimento, para você registrar o momento! O labirinto conta com 26 metros de diâmetro e 1,7 mil mudas de ciprestes com 2 metros de altura. (Crédito: Divulgação CVC)

SANTA CATARINA

Ainda no Sul do país, passamos por Santa Catarina, com cidades incríveis e repletas de atrações. Vimos as belezas de Balneário Camboriú, cidade litorânea com praias badaladas e o impressionante Parque Unipraias. Lá você pode visitar a Fantástica Floresta, passear de bondinho e ainda se divertir em tirolesas. 

A viagem continuou por Blumenau, que promove em outubro a Oktoberfest. A cidade possui uma bela arquitetura, como o prédio da Prefeitura Municipal e a Vila Germânica, área repleta de alamedas com lojinhas e barzinhos construídos com fachadas charmosas. Entre os pontos turísticos de Blumenau está o Museu da Cerveja, que oferece uma ótima experiência para o visitante que quer saber mais sobre a história da bebida e a fabricação. (Crédito: Divulgação CVC)

PUNTA CANA

Um dos destinos mais procurados do Caribe, Punta Cana fica na República Dominicana e possui praias de um azul turquesa intenso, areias brancas, sol praticamente o ano todo e um clima deliciosos de paraíso tropical. Entre os locais mais belos dessa cidade está o Cenote Hoyo Azul. Escondido aos pés de um penhasco, o poço de águas turquesa tem 75 metros de profundidade e uma visibilidade impressionante. O cenote fica dentro do Scape Park e para chegar até ele é preciso fazer uma trilha pela mata. 

Para quem sempre sonhou em nadar com golfinhos, a dica é conhecer o Dolphin Explorer, parque com aquários no meio do mar, onde você pode fazer diversas atividades com esses animais incríveis. Entre as atrações nadar com os simpáticos mamíferos, fazer carinho e ser guiado por eles durante o nado. É um passeio imperdível, especialmente para famílias com crianças. (Crédito: Reprodução / scapepark.com)

WALT DISNEY WORLD

A viagem para a Disney foi um dos momentos mais especiais de 2017! E um dos cenários mais incríveis desse mundo mágico fica no Disney’s Animal Kingdom Theme Park, onde você conhece Pandora, o planeta idealizado pelo diretor James Cameron no filme Avatar, lançado em 2009. O Pandora – The World of Avatar tem 48 mil metros quadrados de área e retrata de forma fiel o universo mostrado no cinema. 

Entre as atrações estão as montanhas flutuantes, uma obra impressionante de engenharia, a fauna bioluminescente, além do passeio de barco Na'vi River Journey, que leva seus visitantes por cavernas com muitos efeitos de luz e reproduções virtuais. Outro momento que ficou na memória é o espetáculo emocionante no Disney´s Hollywood Studios, com as personagens de Frozen! Na apresentação Frozen Sing Along, dois historiadores reais contam a história de Anna, Elsa e o reino de Arendelle. (Crédito: Reprodução/ disneyworld.disney.go.com)

FOZ DE IGUAÇU

Por fim, vamos relembrar a visita a Foz do Iguaçu. Localizada no Paraná, na fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina, a cidade é conhecida pela Cataratas do Iguaçu, um dos maiores espetáculos da natureza, além de belos parques, boas oportunidades de compras e monumentos interessantes. 

Um dos passeios mais procurados é a Hidrelétrica de Itaipu, com uma mega infraestrutura capaz de gerar energia para dois países: Brasil e Paraguai. Ela chama a atenção pela grandeza e pela organização durante as visitas guiadas. Quem escolhe esse passeio conhece a usina a bordo de um ônibus e recebe várias informações em uma palestra informativa. Também é possível conhecer o lago artificial de Itaipu e até a usina por dentro, no interior das salas de operações. (Crédito: Divulgação CVC)

RESERVA INDÍGENA DA JAQUEIRA

Porto Seguro tem sua história marcada pela chegada dos portugueses em território brasileiro, em 1500, quando ocorreu o primeiro contato dos nossos índios com os europeus. Atualmente, os turistas que visitam a cidade podem conhecer uma aldeia indígena a poucos quilômetros do centro: a Reserva Pataxó da Jaqueira. 

Com 827 hectares de mata nativa e 32 famílias, o local tem ocas construídas no formato original, que remetem a mesma época do descobrimento. Envolvidos com uma proposta de desenvolvimento sustentável, os índios recebem os visitantes vestidos e pintados a caráter para apresentação de danças e rituais. Você pode praticar arco e flecha, comprar artesanato, fazer trilhas, participar de rituais e degustar a culinária típica. (Crédito: Divulgação CVC)

MEMORIAL DO DESCOBRIMENTO + MARCO ZERO

O Memorial da Epopeia do Descobrimento, localizado na praia do Cruzeiro, é uma viagem pela história do Brasil. O parque construído à beira-mar conta com jardim botânico, uma réplica em tamanho natural da Nau Capitânia, embarcação que trouxe Pedro Álvares Cabral e sua tripulação ao Brasil, além de documentos e objetos em exposição. No local também pode ser vista a réplica de uma oca, alojamento típico dos Pataxó, com objetos de uso diário e instrumentos de caça. 

No Centro fica o Marco Zero da história do descobrimento, uma ótima oportunidade para conhecer onde foram dados os primeiros passos dados pelos portugueses há mais de 500 anos. (Crédito: Divulgação CVC)

COMPLEXO DE LAZER TÔA TÔA

Uma das barracas de praia mais conhecidas de Porto Seguro, Tôa Tôa fica próxima do centro da cidade e oferece mesas, cadeiras e guarda-sóis na areia, além de uma ótima estrutura para festas e eventos. No verão o lugar fica lotado desde o início do dia até altas horas. (Crédito: Divulgação CVC)

PASSARELA DO DESCOBRIMENTO

Antiga Passarela do Álcool, a Passarela do Descobrimento fica no centro é ponto de encontro de todos que visitam Porto Seguro. Tem muitas lojas de souvenirs, artesanato, roupas, além de bares e restaurantes que servem o melhor da culinária baiana, além de drinks para animar a noite. No final da passarela fica a travessa “O Beco”, com bares e restaurantes sossegados. (Crédito: Divulgação CVC)

SANTA CRUZ CABRÁLIA + PASSEIO DE CHALANA

Um dos passeios mais animados para quem visita a região de Porto Seguro é o passeio de chalana pelo rio João de Tiba, saindo do município de Santa Cruz Cabrália até a Praia de Santo André, onde há tempo livre para banho no mar de águas calmas e cristalinas. O povoado da Vila de Santo André é pequeno, o que ajudou a preservar o visual paradisíaco formado pela Mata Atlântica, recifes e coqueirais. (Crédito: Divulgação CVC)

MERGULHO NAS PISCINAS NATURAIS

Se você gosta de mergulhar, então o lugar certo para isso é o Parque Marinho do Recife de Fora, situado a 50 minutos de barco a partir da costa de Porto Seguro. O local possui a terceira maior formação de recifes de corais do Brasil, com 6,5 mil metros quadrados.  O mergulho é feito em piscinas naturais, onde vivem milhares de espécies marinhas, como peixes, tartarugas, moluscos e algas. (Crédito: Divulgação CVC)

PRAIAS DE ARRAIAL D’AJUDA

Separada de Porto Seguro pelo rio Buranhém, Arraial d’Ajuda tem belas praias de areia macia e mar calmo, cristalino e uma cor incrível que varia do azul ao verde. Entre as praias desse distrito, o destaque fica para Pitinga, com grande oferta de bares e barracas com espreguiçadeiras, ideais para admirar a paisagem emoldurada pelas falésias.

Se você procura por sossego e praias mais selvagens, então a escolha certa é Taípe, que fica na metade do caminho para Trancoso. Com falésias coloridas que chegam a 45 metros de altura, a praia tem trechos completamente desertos e mar de ondas fortes, mas que foram piscinas naturais na maré baixa. Já a praia do Mucugê, a mais próxima do centrinho de Arraial, é puro agito. Para acessar o local é preciso descer uma ladeira, que na volta se transforma numa subida um pouco íngreme. Mas o trajeto vale a pena e a vista é incrível! (Crédito: Divulgação CVC)

ECO PARQUE ARRAIAL D'AJUDA

O parque aquático localizado em frente à praia do Mugugê e construído em meio à Mata Atlântica é diversão garantida para a família inteira. O ideal é reservar um dia inteiro para aproveitar todas as atrações, que inclui piscina de ondas, rio de correnteza, tirolesa, arvorismo, parede de escalada, toboáguas de até 88 metros de altura, passeio de caiaque e muito mais! No verão acontecem diversos shows. O parque ainda disponibiliza armários para guardar os pertences e possui diversas lanchonetes. (Crédito: Divulgação CVC)

VILAREJO DE ARRAIAL D’AJUDA – MUCUGÊ

Conhecida na região como a "rua mais charmosa do Brasil", a Rua do Mugugê fica no centro do distrito de Arraial d'Ajuda. Ali reina a simplicidade, que encanta os turistas com sua gastronomia baiana, além de diversas lojas de artesanato e artigos de praia.

Para quem gosta de balada, o local é ponto obrigatório de parada nas noites de Porto Seguro. Os bares temáticos tocam desde axé, rock, jazz, blues até MPB, em clima descolado e regado a muitos drinks. (Crédito: Divulgação CVC)

PASSEIO PELA ILHA DOS AQUÁRIOS

Tradicional passeio em Porto Seguro, a Ilha dos Aquários fica localizada em uma fantástica área verde, composta por manguezal e restinga. Oferece um maior contato com a natureza, com diversas atividades ecológicas como o Museu do Mar, teatro e aquários. Aproveite ainda o bar, restaurante e pistas de dança animadas por DJ´s ou shows ao vivo.

A casa funciona somente às sextas-feiras, a partir das 18h. Para quem viaja com crianças, a dica é participar das atividades infantis e visitas guiadas aos aquários.  (Crédito: Reprodução / ilhadosaquarios.com.br)

PRAIA DO ESPELHO + CARAÍVA

Uma das praias mais bonitas da Bahia – e de todo Brasil – a Praia do Espelho é exótica, com mar esverdeado formando várias piscinas naturais, falésias gigantes brancas e avermelhadas, diversos rios e belos coqueirais. O cenário cinematográfico fica escondido entre o povoado de Curuípe, Caraíva e Trancoso. O trajeto para chegar até ela exige espírito de aventura, mas a paisagem é espetacular!

Aproveite também para curtir o sossego e a simplicidade de Caraíva, que é um convite para relaxar e se afastar de tudo o que é moderno. Na aldeia de Barra Velha vivem várias famílias de índios Pataxós que vendem artesanato. (Crédito: Divulgação CVC)

TRANCOSO + PRAIAS DOS COQUEIROS E DOS NATIVOS

O distrito de Trancoso é famoso pelas celebridades que já passaram as férias por lá. Sua beleza é conhecida e suas praias merecem destaque. Uma das mais conhecidas é a Praia dos Nativos, onde deságua o rio Trancoso, formando uma lagoa. É a praia mais próxima da vila, com boa oferta de barracas.

Também próxima do vilarejo, a Praia dos Coqueiros, com recifes, coqueirais e muitas barracas de praia.  O mar tem águas acinzentadas e ondas médias. Na maré baixa você pode praticar mergulho próximo aos corais e ver algas e muitos peixes. Uma das atrações da praia é o passeio de banana boat. (Crédito: Divulgação CVC)

QUADRADO DE TRANCOSO

Tão famoso quanto as praias da região, o centro da vila de Trancoso, conhecido como Quadrado, abriga uma igrejinha, um campo de futebol, amendoeiras e casinhas coloridas que funcionam como bares, restaurantes e lojas. Durante o dia o lugar é pura tranquilidade. Ao anoitecer a vila ganha movimento. Um dos pontos altos é o mirante atrás da igreja de São João.  (Crédito: Divulgação CVC)

IGREJA SÃO JOÃO BATISTA

Ao fundo do Quadrado de Trancoso fica a Igreja São João Batista, erguida em 1656, de costas para o mar, como era o costume da época. Ainda hoje a igrejinha é muito procurada para a realização de casamentos. Atrás dela fica um mirante que permite uma visão panorâmica de algumas das mais belas praias de Trancoso. (Crédito: Divulgação CVC)

MSC PREZIOSA

Hoje nossa viagem será a bordo do MSC Preziosa, navio que representa a perfeita combinação de luxo, conforto e tecnologia. Possui uma completa estrutura de lazer, com piscinas, hidromassagens, toboágua, SPA, cinema, teatro, boate, cassino, vários restaurantes e bares, além de um simulador de F1!

O Preziosa é ideal para viagens em família, para casais em lua de mel, entre amigos e para confraternizações. O navio passa por Ilhabela, no litoral paulista, Búzios e Ilha Grande, no Rio de Janeiro, Camboriú e Porto Belo, em Santa Catarina, e Salvador e Ilhéus, na Bahia. Em cada parada, você pode desembarcar e passear pelas cidades, fazer compras e visitar pontos turísticos. (Crédito: Reprodução / msccruzeiros.com.br)

PASSEIO PELAS LOJAS DO NAVIO

O navio possui várias lojas de produtos de famosas grifes internacionais, como Swarovski, Montblanc, Michael Kors, Lacoste, Adidas, Nike, Prada, Guess e Puma.  Para seu maior conforto, as compras são debitadas do cartão de bordo e, na noite anterior ao desembarque, o cliente recebe um extrato das despesas. (Crédito: Reprodução / msccruzeiros.com.br)

TEATRO E YACHT CLUB

O navio MSC Preziosa oferece aos seus hóspedes belíssimas apresentações teatrais, espetáculos circenses e musicais com produção no estilo Broadway. Os shows reúnes diversos artistas como cantores, dançarinos e acrobatas de todos os cantos do mundo, incluindo Argentina, Brasil, Canadá, França, Itália, Quênia, Mongólia, Espanha, entre outros países.

O MSC Preziosa conta ainda com o MSC Yacht Club, onde você tem privilégios como check-in e check-out prioritários, serviços de concierge, acesso direto ao SPA, piscina e bar exclusivos, além de restaurante gourmet  privativo e bebidas incluídas. (Crédito: Reprodução / msccruzeiros.com.br)

ESPAÇO KIDS, SPA E ACADEMIA

Mamães e papais ficam despreocupados durante a viagem. O navio possui quatro clubes: Mini (de 3 a 6 anos), Junior’s (de 7 a 11 anos), Young (de 12 a 14 anos) e Teens (de 15 a 17 anos). Todos contam com atividades e monitores para garantir uma viagem sossegada para os adultos e muito divertida para a criançada. Os bebês também tem um espaço exclusivo: o Babytime, com atividades para os pequenos de até 3 anos. Nesse caso, os pais devem acompanhar as crianças.

Depois de deixar as crianças se divertindo nos clubes, nada melhor do que aproveitar o MSC Aurea Spa, que conta com uma extensa lista de terapias para a saúde e bem-estar. É possível fazer uma massagem, drenagem linfática, tratamento facial e diversos outros procedimentos. E nada de descuidar da forma! O navio possui academia com equipamentos modernos para a prática de aeróbica, pilates, alongamento, spinning e personal trainer qualificado. (Crédito: Reprodução / msccruzeiros.com.br)

PASSEIO POR ILHA GRANDE

Uma das paradas do MSC Preziosa é na Ilha Grande, a maior ilha da baía de Angra dos Reis, que reúne mais de 100 praias, com destaque para Lopes Mendes, Aventureiro e Cachadaço. O arquipélago tem águas cristalinas, com fauna marinha rica e preservada, além de trilhas em meio à mata Atlântica, rios e cachoeiras.

Um dos passeios mais divertidos para fazer ao atracar em Ilha Grande é de lancha, a maneira mais prática e rápida de visitar o maior número possível de praias locais. Aproveite a vista! (Crédito: Shutterstock)

VIRTUAL WORLD E BOLICHE

O que não faltará é diversão a bordo do MSC Preziosa! Crianças e adultos aproveitam os jogos eletrônicos do Virtual World, além das pistas de miniboliche.  Para completar, sinta-se um verdadeiro piloto de Fórmula 1 no simulador, com luzes verdes piscando, pit-stop, ultrapassagens incríveis e até a bandeira quadriculada. A tecnologia é tão avançada que você irá se esquecer que está em um navio! (Crédito: Reprodução / msccruzeiros.com.br)

JANTAR NO RESTAURANTE EATALY

Restaurante Eataly, com refeições à la carte, é um mergulho delicioso na culinária italiana em um ambiente moderno e descontraído. Os pratos contam com produtos artesanais, de acordo com tradições locais sustentáveis para uma experiência gastronómica que respeita sua saúde e a do planeta. São servidas as autênticas massas italianas, vegetais, mariscos, carnes, enchidos e queijos, pizzas feitas com fermento fresco tradicional e coberturas clássicas premium. (Crédito: Reprodução / msccruzeiros.com.br)

FESTAS DO BRANCO, DISCO E CARNAVAL

A badalação rola solta durante a noite a bordo do MSC Preziosa! Não perca a Festa Disco, com os maiores sucessos dos anos 70, a Festa de Carnaval, onde o samba, fantasias coloridas e música eletrizante animam a todos, e a tradicional Festa do Branco, onde o traje deve seguir a cor que dá nome ao evento, em uma noite com muitos adereços e cenário caprichado, além de contar com uma apresentação do elenco de teatro.  (Crédito: Reprodução / msccruzeiros.com.br)

PASSEIO POR BÚZIOS

Outro ponto de desembarque do MSC Preziosa, Búzios é um dos destinos mais belos da Região dos Lagos, no Rio de Janeiro. Repleta de belezas naturais e praias de águas cristalinas, a cidade ficou conhecida depois que a atriz francesa Brigitte Bardot passou uma temporada por lá, nos anos 60.

A visitante famosa emprestou seu nome para um dos cartões-postais da antiga vila de pescadores: a Orla Bardot. O balneário conta com 20 praias, cada uma com estilo e geografia próprios. Visite Geribá, Azeda e Azedinha, a praia Ferradura e a bela praia dos Ossos. (Crédito: Thinkstock)

PISCINAS E TOBOGÃ

Para os momentos de diversão e lazer, o navio tem quatro piscinas, incluindo uma com borda infinita. Aventure-se ainda no toboágua Vertigo, instalado no alto do deck 18. Com 120 metros de muitas curvas, proporciona um delicioso frio na barriga! Durante o trajeto em um tubo transparente, você também tem uma surpreendente visão do mar.

Para os pequenos, o navio conta com o playground aquático Castelo Doremi, com muitos jatos d’água, fontes, baterias de canhões e um enorme balde que, quando fica cheio, despeja água sobre as cabeças dos desavisados, para diversão da criançada.  (Crédito: Reprodução / msccruzeiros.com.br)

ILHÉUS - VISITA A FAZENDA DE CACAU PROVISÃO

A cidade que ficou eternizada nos romances do escritor Jorge Amado é um dos lugares mais interessantes e bonitos da Bahia. Ilhéus viveu seu auge com a produção de cacau e nenhuma visita à cidade está completa sem um passeio em uma fazenda de cacau. Entre as mais conhecidas está a Fazenda Provisão, localizada no Km 27 da Rodovia Ilhéus – Uruçuca, às margens do rio Almada.

Com vasta área verde, possui um conjunto arquitetônico que compreende a capela  construída no início do século  20, a Case Sede e seu anexo. A Fazenda Provisão oferece várias opções de passeio, como a visita a uma roça de cacau para conhecer as várias etapas da colheita e quebra dos frutos, como a fermentação das amêndoas, estufa e barcaças para secagem. Aproveite e faça trilhas pela Mata Atlântica. (Crédito: Reprodução / fazendaprovisao.com.br)

ILHÉUS - CENTRO HISTÓRICO

Vários casarões, palacetes e igrejas em estilo neoclássico formam o Centro Histórico de Ilhéus e remetem ao auge do ciclo do cacau, no início do século 20. Entre as construções mais emblemáticas está a Catedral de São Sebastião, com uma abóbada principal de 48 metros de altura. Outro ponto turístico muito conhecido é a Casa de Cultura Jorge Amado, que reúne objetos pessoais, livros, bustos e estátuas em bronze do principal romancista baiano. O antigo palacete pertenceu ao pai do escritor e ele próprio morou lá por 11 anos.

Os fãs dos livros de Jorge Amado ainda podem ver de perto o Bataclan, antigo bordel que era comandado por Maria Machadão no romance “Gabriela, Cravo e Canela”. Hoje é um sofisticado restaurante, que conserva peças como lustres e móveis antigos, além de manter espaços para vendas de artesanato e eventos. O Bar Vesúvio, fundado a mais de 100 anos, é outro passeio imperdível. Lá o personagem Nacib viveu seu romance com Gabriela. Aproveite para se deliciar com um quibe e as tradicionais moquecas. (Crédito: Shutterstock)

ILHÉUS - VISITA AO ATELIÊ DE CHOCOLATE CHOR

Depois de descobrir todo o processo de plantio e colheita do cacau, que tal visitar uma loja de chocolates que vende produtos feitos com as melhores amêndoas de cacau da região? Destaque para a Chor – Chocolate de Origem, que comercializa os mais deliciosos chocolates finos com várias porcentagens de cacau na receita. (Crédito: Reprodução / instagram.com/chorchocolate)

Endereço: Rua Coronel Paiva, 93, Centro. 

ITACARÉ - TRILHA DAS QUATRO PRAIAS

A bela Itacaré, que antes era um refúgio dos coronéis do cacau, hoje é um dos destinos mais belos do litoral baiano. Cercada pela Mata Atlântica, com praias de areias brancas, mar azul espetacular, rios e cachoeiras. Entre tantas maravilhas da natureza, a trilha das quatro praias de Itacaré é uma das melhores opções de passeios.

Como o nome sugere, você passa por quatro praias: Engenhoca, Havaizinho, Camboinha (Camboa) e Itacarezinho. Mais afastadas do centro de Itacaré, as quatro praias mantêm a natureza conservada e garantem paisagens lindas. (Crédito: Shutterstock)

ITACARÉ – NATUREZA E ESPORTES RADICAIS

Itacaré é uma ótima opção de viagem para quem curte natureza e esportes radicais. Na Cachoeira de Tijuípe, por exemplo, você encontra corredeiras e poços que garantem deliciosos mergulhos. Apesar de ter apenas quatro metros de queda, a cachoeira se estende por 15 metros de largura.

Você e seus amigos ainda podem praticar arvorismo e tirolesa na Praia da Ribeira, fazer rafting nas corredeiras do Rio das Contas e ainda stand-up padle na Praia do Concha. Tudo isso em meio à Mata Atlântica preservada e um visual de paraíso tropical! (Crédito: Shutterstock)

ITACARÉ - CENTRO HISTÓRICO

O que antes era uma pequena vila de pescadores praticamente isolada, hoje é um dos destinos de ecoturismo mais famosos da Bahia. No Centro Histórico você encontra alguns casarões erguidos no período em que o cacau trouxe riqueza para a região, entre os séculos 19 e 20, mas o charme de cidade pequena continua presente.

Entre os principais monumentos históricos estão a Casa dos Jesuítas e a Igreja Matriz, erguida em 1723. Com quase 300 anos, a igreja possui oratório rococó, andar superior com coro e diversas imagens sacras. Uma única rua, a Pedro Longo, concentra o comércio. (Crédito: Shutterstock)

ITACARÉ - PÔR DO SOL NA PONTA DO XARÉU

Procurando o melhor lugar para ver o pôr do sol em Itacaré? Então nossa dica é seguir até a Ponta do Xaréu, onde esse espetáculo da natureza é de tirar o fôlego. Ainda que o sol não se ponha no mar, o cair do dia com as montanhas de fundo e o dourado das águas do Rio de Contas valem a pena.

A Ponta do Xaréu fica no canto esquerdo da Praia da Concha e pode ser acessada a pé por quem está na Praia da Coroinha na  Rua Pituba. (Crédito: Shutterstock)

ITACARÉ - FESTIVAL DE SURF

Itacaré sempre foi point para os surfistas e há quatro anos acontece na cidade o Itacaré Suf & Sound Festival. Em 2017, a competição aconteceu na Praia da Tiririca e foi vencida pelo paulista Deivid Silva. Além de promover o esporte, o evento ainda conta com atrações musicais. (Crédito: Shutterstock)

BÚZIOS - PASSEIO DE TROLLEY

Búzios é uma das mais belas cidades do litoral do Rio de Janeiro e nada melhor do que conhecer sua orla com um passeio de Trolley, um veículo aberto, que proporciona uma vista incrível. O passeio passa por 12 praias e 2 mirantes, tendo a duração de duas horas em média. 

O Trolley inicia seu percurso na Orla Bardot e seu roteiro inclui as praias da Armação, dos Ossos, João Fernandes, do Forno e muitas outras. A Ponta da Lagoinha em Búzios é um dos pontos de parada do passeio. Durante o percurso, você conhece mais sobre a história da cidade e visita pontos turísticos famosos. (Crédito: Thinkstock)

BÚZIOS - PASSEIO DE ESCUNA E AULA DE WINDSURF

Depois do passeio por terra, aproveite para fazer um delicioso passeio de escuna pelas praias dos Ossos, Azeda e Azedinha, além da Ilha do Caboclo. Essa é uma das formas mais tradicionais de conhecer o litoral de Búzios, com paradas estratégicas para mergulhar e relaxar nas areias das praias, que possuem águas cristalinas e natureza preservada. 

Outra atividade que não deve faltar no roteiro por Búzios é uma aula de windsurfe. Além da beleza do mar de Búzios, a região tem uma das melhores raias para a prática do esporte no Brasil. Com instruções de profissionais, você poderá curtir uma experiência inesquecível! (Crédito: Shutterstock)

CABO FRIO - PASSEIOS DE ESCUNA E TROLLEY

A bela Cabo Frio, cidade da Região dos Lagos com praias azuis e cristalinas, é outra parada obrigatória em seu roteiro de férias. Faça um passeio de escuna pela praia do Peró, que é bem extensa, com 7 km de águas limpas e de temperatura amena. 

Depois de curtir a vista pelo mar, encare um passeio divertido de trolley pelo centro histórico de Cabo Frio, considerada a sétima cidade mais antiga do Brasil. Cabo Frio mantém prédios antigos, com arquitetura original preservada e pelos monumentos históricos. Em um passeio de 2 horas você conhece esse pequeno pedaço da história do Brasil! (Crédito: Shutterstock)

CABO FRIO - FORTE SÃO MATEUS E MUSEU DO SURF

Localizado na Praia do Forte, em Cabo Frio, o Forte São Mateus é uma das mais antigas obras da arquitetura colonial da América Latina. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, foi construído no século 17, entre 1616 e 1620, por portugueses e índios tamoios para defender a terra das invasões dos franceses, ingleses e holandeses. Hoje é um mirante espetacular, excelente para fotografias. 

Berço de surfistas como Victor Ribas, a cidade de Cabo Frio conta com uma atração especial para os apaixonados pelo esporte: o Museu Internacional do Surf. O acervo conta com mais de 160 pranchas e peças raras, como um modelo de 1920 e outro de 1967, produzido na primeira fábrica brasileira de pranchas. (Crédito: Shutterstock)

 

ARRAIAL DO CABO - PASSEIO DE BARCO E MERGULHO

Com fama de “Caribe Brasileiro”, Arraial do Cabo faz jus ao apelido. As praias deslumbrantes de mar azul impressionam os turistas. Uma das atividades mais famosas é o passeio de barco ao Pontal do Atalaia e Ilha do Farol, passando pela Gruta Azul, uma salão de 30 metros de extensão e 15 de altura. O nome vem dos efeitos causados pela incidência da luz nas paredes internas, que ganham tons dourado, prateado e azuis. 

Aproveite para praticar mergulho – a visibilidade é excelente devido a água cristalina da região – e assistir o pôr do sol no alto das pedras do Pontal do Atalaia. Com altura de 180 metros, a vista é panorâmica e simplesmente imperdível! (Crédito: Shutterstock)

THE PYRAMID AT GRAND OASIS CANCUN

A viagem para Cancún começa com a escolha da hospedagem e nossa dica é o The Pyramid, localizado no complexo turístico Grand Oasis Cancun, no centro da área hoteleira da cidade.  A apenas 1,2 km dali fica o La Isla Shopping Village, um shopping center com lojas de grife, além de restaurantes e bares. O aeroporto Internacional de Cancún fica a 30 minutos de carro. 

Com Sistema Tudo Incluído, a área de lazer conta com piscina, cassino, casa noturna, cassino, spa, recreação infantil, quadra de tênis, 20 restaurantes e 3 bares de praia. Os quartos são bem iluminados e espaçosos, equipados com ar-condicionado, TV de tela plana com canais a cabo, cofre, banheiro completo com amenidades de banho de cortesia.

Reserve agora seu hotel em Cancún com a CVC!

PARQUE XCARET

Um dos passeios mais procurados de Cancun é o parque temático Xcaret, que tem como foco a cultura mexicana. São mais de 40 atrações, como rio subterrâneo, cenotes, lagoas para mergulho, aquário e viveiro de aves silvestres. Fica localizado na Riviera Maya e, à noite, promove um show que aborda a história do México.

Aproveite para viver aventuras como mergulhar com golfinhos, interagir com tubarões e arraias, além de fazer mergulhos Sea Trek e Snuba. Para proteger o meio ambiente, não é permitido utilizar protetor solar convencional, apenas os biodegradáveis.  (Crédito: Reprodução / facebook.com/enxcaretpark)

ISLA MUJERES

Isla Mujeres, uma pequena ilha localizada a 10 km da costa de Cancún, é um dos passeios mais conhecidos da cidade. São várias praias paradisíacas, um centrinho charmoso e muitas atividades ligadas à natureza para fazer por lá. O lugar é ótimo para passar o dia todo, descobrindo sem pressa cada canto da ilha.

A melhor praia de Isla Mujeres é a Playa Norte, com águas quentes e cristalinas, com um longo trecho raso mar adentro. Dá para caminhar bastante e a a água continua baixa, atingindo a cintura. Para quem gosta de mergulho, a ilha oferece vários pontos com muita visibilidade, inclusivo snorkel. É na Isla Mujeres que fica um curioso museu aquático, com esculturas bem diferentes. Para nadar com golfinhos, a dica é ir ao Parque Garrafon. (Crédito: Thinkstock)

CHICHÉN ITZÁ + CENOTE

Uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno e considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco, Chichén Itzá foi a capital do povo maia e hoje é um dos principais sítios arqueológicos do México, localizado a duas horas e meia de Cancún. Um dos pontos que chama mais atenção é El Castillo, também conhecido como a Pirâmide de Kukulcán. É o templo principal, onde duas vezes por ano sombras reproduzem a imagem de Kukulcán, a serpente plumada.

Conheça ainda a região onde os maias jogavam um esporte com bola, o Templo dos Guerreiros e o observatório El Caracol. A 3 km de Chichén Itzá fica o Cenote Ik-Kil, considerado um portal mágico pelos maias e que encanta a todos com sua beleza. Na península de Yucatan há cerca de 7 mil cenotes – poços de águas cristalinas - cada um com sua particularidade. (Crédito: Thinkstock)

COZUMEL

A ilha de Cozumel é um oásis de sossego para quem visita a agitada Cancún. A estrutura da ilha conta com restaurantes e lojas, além de um mar azul espetacular, ideal para praticar mergulho. Entre os melhores pontos para o esporte estão Palancar, Colombia e Cielo.

Outro ponto da ilha muito conhecido é o Parque Chankanaab, que oferece interação com golfinhos, atividades de mergulho, museu de tequila e um sítio arqueológico. Aproveite também e visite o sítio arqueológico de San Gervasio. (Crédito: Thinkstock)

XPLOR

Divirta-se no Xplor, um parque no meio da floresta, onde você poderá realizar esportes de aventura, com equipamentos seguros e modernos. Ali você encontra tirolesas, pode percorrer a mata em um veículo anfíbio, passear por cavernas e ver de perto as antigas formações de estalactites e estalagmites nos rios subterrâneos. Quando bater aquela fome, o Xplor oferece um buffet com opções para todos os gostos. (Crédito: Reprodução / xplor.travel)

SHOPPING LA ISLA

Uma das atividades preferidas dos brasileiros que vão à Cancún é fazer compras! E a dica é o shopping La Isla. Localizado na Zona Hoteleira, é um dos centros comerciais mais visitados da cidade e lembra muitas as outlets americanas com as suas áreas abertas, interior com canais de água e muitas lojas. La Isla possui as principais marcas internacionais e nacionais, com boas opções de restaurantes e entretenimento. (Crédito: Reprodução / instagram.com/laislacancun) 

ENCONTRO COM OS PERSONAGENS DO TOY STORY

Nesta segunda parte do nosso tour pela Disney é hora de conhecer o Disney´s Hollywood Studios e aproveitar para fazer uma sessão de fotos com os personagens da animação Toy Story. Junte-se a Buzz Lightyear e Woody no departamento de fotografia dos Pixar Studios. Sorria e guarde para sempre essa lembrança incrível!
(Crédito: Reprodução/ disneyworld.disney.go.com)

COMPETIÇÃO NA TOY STORY MANIA

A visita ao mundo de Buzz e Woody está apenas começando! Na atração Toy Story Mania, do Disney´s Hollywood Studios, você encara  jogos em 4D no quarto de Andy. Descubra um baú de tesouro com brinquedos clássicos, suba a bordo do Carnival Ride Tram, e pegue sua arma retrô. Com os óculos 3D, passe pelo Toy Story Midway Games Play Set e mire em objetos fixos e móveis em um divertido jogo virtual. 

São 5 jogos no total e, sempre que um jogo for concluído, o Carnival Ride Tram rapidamente dará uma volta e se dirigirá ao próximo passo. Um detalhe impressionante é que os alvos apresentam efeitos especiais em 4D, como explosões de ar e jatos de água! (Crédito: Reprodução/ disneyworld.disney.go.com)

FROZEN SING ALONG

Neste espetáculo emocionante no Disney´s Hollywood Studios, você e sua família veem de perto as personagens de Frozen ganhar vida com os grandes sucessos da animação. Na apresentação Frozen Sing Along, dois historiadores reais contam a história de Anna, Elsa e o reino de Arendelle. 

Assista a momentos clássicos do filme projetados em um telão e cante junto com as personagens, incluindo a inesquecível “Let It Go”. O show dura aproximadamente 30 minutos. (Crédito: Reprodução/ disneyworld.disney.go.com)

STAR WARS

Se você é fã de Star Wars, não pode deixar de visitar essa atração do Disney´s Hollywood Studios! Você será transportado para uma galáxia muito, muito distante e embarcar nas aventuras da saga, visitar locações dos filmes e conhecer os personagens. Depois de um dia inteiro nesse universo incrível, finalize seu dia com um espetáculo noturno e repleto de efeitos especiais e projeções de última geração, iluminação dinâmica, lasers e pirotecnia! 

Star Wars: A Galactic Spectacular traz os famosos dois sóis de Tatooine, uma batalha contra o exército de droides da Trade Federation, um campo repleto de asteroides, as trincheiras da Death Star e o golpe final na Starkiller Base. Tudo isso embalado pela trilha sonora clássica de John Williams. (Crédito: Reprodução/ disneyworld.disney.go.com)

TOWER OF TERROR

Suba a bordo desta atração temática de elevador mal-assombrado! Na Tower of Terror, você passeia pelo infame Hollywood Tower Hotel, que já foi retiro dos ricos e famosos de Hollywood até que um misterioso acidente em 1939. O clima sombrio fica cada vez mais assustador até que os visitantes entrem em um elevador instável e estranho. 

Inspirada na famosa série de televisão The Twilight Zone, transmitida originalmente de 1959 a 1964, a atração do Disney´s Hollywood Studios é um prato cheio para quem gosta de levar aquele susto! (Crédito: Reprodução/ disneyworld.disney.go.com)

WORLD SHOW CASE

O passeio continua no parque Epcot em uma jornada inspiradora pelo World Showcase. A atração reúne elementos da história, cultura e gastronomia de 11 países, desde o México, Noruega, China, Alemanha, Marrocos, Japão e Reino Unido, entre outros. Os visitantes podem se aprofundar na arquitetura, nas paisagens naturais e urbanas, atrações, lojas e restaurantes de 11 pavilhões temáticos - cada um deles povoado com cidadãos reais desses países. 

O World Showcase nasceu da paixão pessoal de Walt Disney, que visualizou uma Comunidade Protótipo Experimental do Amanhã, o Epcot (Experimental Prototype Community of Tomorrow), uma comunidade global onde os visitantes pudessem experimentar diversas culturas. (Crédito: Reprodução/ disneyworld.disney.go.com)

ENCONTRO COM PERSONAGENS DE FROZEN

Você está convidado para um encontro com as irmãs de Arendele na Royal Sommerhus, um destino aconchegante nos arredores do Pavilhão da Noruega, no Epcot. Lá você encontrará uma charmosa cabana e poderá ver de perto a rainha Elsa e a Princesa Anna. Prepare sua pose para a foto e compartilhe um abraço quentinho!
(Crédito: Reprodução/ disneyworld.disney.go.com)

FAST TRACK

Criar um veículo conceitual virtual e depois dar uma voltinha em alta velocidade para coisa de filme, mas no Fast Track, do parque Epcot, isso é possível! Aperte os cintos e embarque com mais 6 passageiros nessa aventura. Nesta atração, caminhe pelas instalações de última geração que exibem a tecnologia pioneira da Chevrolet. No Chevrolet Design Center você cria um veículo personalizado para depois fazer um test drive através de gráficos visuais. (Crédito: Reprodução/ disneyworld.disney.go.com)

ILUMINATION

Observe o passado, presente e futuro da Terra durante o Ilumination: Reflections of Earth, show de fogos de artifício no World Showcase Lagoon, localizado no parque Epcot. Na primeira parte do espetáculo é mostrado o nascimento da Terra, com fortes explosões, luzes vermelhas e douradas e efeitos vulcânicos. Na segunda parte, a superfície iluminada do globo revela a história da humanidade e as conquistas do nosso tempo. 

Por fim, o espetáculo entra na terceira parte, que mostra a esperança para o futuro.
Cometas de luz rasgam o céu, antes do planeta florescer. Um coral de vozes surge enquanto a lagoa é iluminada com explosões de luzes brancas. (Crédito: Reprodução/ disneyworld.disney.go.com)

DIA DE PRINCESA

Que menina nunca sonhou em ir para a Disney e se tornar uma verdadeira princesa? Pois no Magic Kingdom Park isso é possível! Na Bibbidi Bobbidi Boutique, as aprendizes da própria Fada Madrinha, da Cinderela, promovem transformações mágicas em jovens princesas e cavaleiros com idade de 3 a 12 anos.

Com um gesto da varinha mágica - e alguns truques de cabelereiros e manicures especializados - as crianças embarcam no mundo da fantasia. No dia de princesa as meninas podem escolher um estilo de penteado, maquiagem, esmalte colorido, acessórios e até mesmo uma fantasia de princesa Disney. Os meninos também podem participar da diversão e se transformar em belos cavaleiros!

A Bibbidi Bobbidi Boutique oferece diversas opções de pacotes, que incluem diferentes serviços. Lembrando que é obrigatório fazer a reserva com antecedência.  (Crédito: Referente ao trabalho artístico/propriedades Disney: ©Disney)

VISITA AO MICKEY MOUSE

Ir para o Magic Kingdom Park e conhecer de pertinho seu personagem mais emblemático é obrigatório! Então vá ao Town Square Theater, onde Mickey e Minnie Mouse recebem os convidados em um cenário muito especial: um teatro do final do século 20, repleto de posters anunciando Mickey como a estrela de um espetáculo de mágica.

No Town Square Theater os convidados podem visitar o camarim do Mickey para abraçá-lo, tirar muitas fotografias e apreciar cada detalhe do ambiente. É possível também conhecer as princesas e registar o momento com fotografias. (Crédito: Reprodução/ disneyworld.disney.go.com)

DISNEY FESTIVAL OF FANTASY

Essa é uma oportunidade incrível para ver todos os personagens da Disney bem de pertinho, em um espetáculo de cor, música e carros alegóricos pelas ruas do Magic Kingdom Park. O desfile Disney Festival of Fantasy traz as clássicas princesas como Cinderela, Bela, Tiana, Elsa e Ana, um navio enfeitado onde podemos interagir com Rapunzel e Flynn Rider, todo o esplendor do mar com os personagens de A Pequena Sereia, além da turma de Peter Pan!

E não para por aí! Se você sempre quis ver de perto a princesa Merida, de Valente, o príncipe Philip lutando contra um dragão para salvar a Bela Adormecida, e clássicos como Mickey, Minnie, Pinocchio e Pato Donald, aproveite e divirta-se como nunca! (Crédito: Reprodução/ disneyworld.disney.go.com)

PIRATES OF THE CARIBBEAN

Uma das atrações mais populares do Magic Kingdom Park, o Pirates of the Caribbean é uma viagem cheia de aventura até o século 17, quando esses malandros e arruaceiros dominavam cidades portuárias ao longo da América espanhola. A bordo de um barco, você e sua família passarão por uma fortaleza, uma caverna, catacumbas e até mesmo uma cachoeira! 

Durante a aventura até mesmo Jack Sparrow, o famoso pirata da franquia de filmes, aparece para tornar tudo ainda mais divertido! E não se esqueça de cantar o hino clássico dos piratas: "Yo Ho, Yo Ho (A vida que eu quero pra mim)”! (Crédito: Referente ao trabalho artístico/propriedades Disney: ©Disney)

ONCE UPON A TIME

Finalize seu dia no Magic Kingdom Park com um espetáculo cheio de efeitos especiais e músicas emocionantes! O Once Upon A Time acontece no Castelo da Cinderela, com Mrs. Potts (a divertida chaleira do filme A Bela e a Fera) contando histórias para seu filho Chip. 

Então vemos algumas das cenas mais memoráveis de Peter Pan, Cinderela, Frozen: Uma Aventura Congelante, Alice no País das Maravilhas e A Bela e a Fera, projetadas nas paredes do castelo. O show dura aproximadamente 14 minutos e ainda conta com fogos de artifício que encantam a todos que assistem ao espetáculo. (Crédito: Reprodução/ disneyworld.disney.go.com)

EXPEDITION EVEREST

E a aventura na Disney fica completa com as atrações incríveis do Disney’s Animal Kingdom Theme Park! Um dos desafios mais procurados é a Expedition Everest, uma emocionante expedição nos picos gelados dos Himalaias em forma de montanha-russa! Nesta empolgante viagem, tudo começa quando você e sua família chegam no sopé do Monte Everest.

Ao embarcar em um trem, você terá a vista de colinas e florestas até alcançar o cume, mas só para depois o trem descontrolado descer pelas colinas em alta velocidade! E tudo isso com o Yeti, ou o abominável monstro das neves, no encalço do trem! (Crédito: Reprodução/ disneyworld.disney.go.com)

FESTIVAL OF LION KING

Neste show impressionante do Disney’s Animal Kingdom Theme Park você terá a oportunidade de ver de perto os personagens do clássico O Rei Leão, com canções originais do filme. A versão vibrante e emocionante da história do filhote de leão que queria ser rei. 

No enredo, Simba e seus amigos enfrentam os perigos na savana africana em um caleidoscópio de cores com fantoches imensos, dançarinos e acrobatas reais com pernas-de-pau e figurinos criativos. 

Entre as cenas, Timon puxa “Hakuna Matata”, Simba atua em canções como “Can You Feel the Love Tonight?” e “The Lion Sleeps Tonight”. O grand finale inclui uma versão de “Circle of Life” que emociona a todos. (Crédito: Reprodução/ disneyworld.disney.go.com)

KILIMANJARO SARAFIS

Um safári de verdade em uma viagem para a Disney? Sim, é possível! Faça uma expedição inesquecível pelo Kilimanjaro Safaris e veja de perto animais africanos de verdade nos seus habitat naturais, em um passeio de 18 minutos na Harambe Wildlife Reserve, dentro do Disney’s Animal Kingdom Theme Park.

Com planícies, florestas e pântanos, a Harambe Wildlife Reserve de 44 hectares é um santuário dedicado à proteção dos animais africanos. Embarque em um veículo aberto de safári para observar mais de 34 espécies diferentes de animais exóticos, como hipopótamos, leões, babuínos e girafas. (Crédito: Reprodução/ disneyworld.disney.go.com)

PANDORA WOLD OF AVATAR

A viagem para a Disney já significa embarcar em um mundo mágico, mas agora dá para ir literalmente para outro planeta! No Disney’s Animal Kingdom Theme Park você conhece Pandora, o planeta idealizado pelo diretor James Cameron no filme Avatar, lançado em 2009. O Pandora – The World of Avatar tem 48 mil metros quadrados de área e retrata de forma fiel o universo mostrado no cinema.

Entre as atrações estão as montanhas flutuantes, uma obra impressionante de engenharia, a fauna bioluminescente, além do passeio de barco Na'vi River Journey, que leva seus visitantes por cavernas com muitos efeitos de luz e reproduções virtuais. Destaque também para o Avatar Flight of Passage: um simulador 3D completamente realista, em que os passageiros sentem estar montados nos banshees, os animais alados do filme. (Crédito: Reprodução/ disneyworld.disney.go.com)

Diamantina

Uma das cidades históricas de Minas Gerais mais preservadas, Diamantina possui um grande acervo arquitetônico, com casarios coloniais, igrejas barrocas e museus. Nos arredores da cidade estão espalhadas diversas cachoeiras. No Centro Histórico você encontra construções históricas do século 18 que dão charme e a sensação de uma volta no tempo. Os sobrados suntuosos remetem ao período em que a extração de pedras preciosas estava no auge.

Entre os principais atrativos estão a Casa-museu de Juscelino Kubistchek e a Catedral Metropolitana de Santo Antonio. Se quiser um passeio inusitado e cheio de informação, procure o Centro de Geociências. Para os aventureiros, a dica é conhecer o Caminho dos Diamantes, que liga a cidade a Ouro Preto e por onde era escoada a produção de diamantes e outras riquezas na época do Brasil Colônia. São 395 km por terra e asfalto, que exige muito fôlego e preparo, mas também apresenta muitas belezas naturais.

Congonhas

A visita pelas cidades históricas de Minas Gerais continua com uma parada obrigatória: Congonhas, que possui um dos maiores monumentos do estilo barroco: o Santuário de Bom Jesus de Matozinhos, que mantém as famosas esculturas dos 12 profetas de Cristo. Em tamanho natural, as estátuas do mestre Aleijadinho feitas em pedra-sabão impressionam pelos detalhes e são visitadas por milhares de turistas todos os anos.

O santuário mantém ainda seis capelas conhecidas como Jardim dos Passos, que representa a Via Sacra e composta por 66 imagens em tamanho real, também esculpidas por Aleijadinho. A cidade ainda conta com o interessante Museu de Congonhas, inaugurado em 2015 e contrasta com o ambiente por sua arquitetura moderna, de linhas retas. Lá você conhece todos os detalhes do Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, com muitos vídeos, fotos e objetos em exposição.

Tiradentes

Uma das mais charmosas cidades mineiras, Tiradentes conta com ruas de pedra, igrejas do século 18 e o preservado conjunto de sobrados coloniais, que hoje abrigam diversos restaurantes, pousadas, lojas de artesanato e antiquários. No Largo das Forras você encontra as famosas charretes, que levam os turistas para um passeio pela cidade com paradas no Chafariz de São José, o Museu Padre Toledo e diversas igrejas. 

A mais emblemática é a Matriz de Santo Antônio, com trabalhos atribuídos ao mestre Aleijadinho. Construída com a frente voltada para a Serra de São José, possui belos lustres de prata e muito ouro decorando o altar. A partir de Tiradentes é possível fazer um divertido passeio de Maria Fumaça até a cidade de São João del Rei. O trem percorre 12 km, margeando o Rio das Mortes, com vista para a Serra de São José. 

São João Del Rei

São João del Rei é a cidade histórica mineira que mais se desenvolveu ao longo dos anos, mas soube conservar muito bem seu patrimônio, com destaque para a Igreja de São Francisco de Assis e a Catedral Nossa Senhora do Pilar. Fundada no final do século 17, a cidade é conhecida como a "terra onde os sinos falam", pois o toque dos sinos indicam as atividades católicas, como procissões e missas. É a cidade natal de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes e de Tancredo Neves.  

Aproveite o dia para passear pelo Centro Histórico, passando por pelas construções como a Igreja São Francisco de Assis, cercada por palmeiras imperiais e erguida em 1774, uma obra de Aleijadinho. Já a Igreja de Nossa Senhora das Mercês é feita de cantaria de pedra revestida e possui uma bela imagem da padroeira, que atrai vários fiéis durante os dias de festa da santa. Durante a Semana Santa, uma das principais atrações da cidade é a Feira de Artesanato, que comercializa diversos produtos.

Mariana

Andar pelas ruas de Mariana é como voltar ao século 18. O Centro Histórico mantém intacta toda a exuberância da primeira capital de Minas Gerais, com igrejas, casarios e museus. Três das principais construções ficam na Praça Minas Gerais: as igrejas de São Francisco de Assis e de Nossa Senhora do Carmo e a Casa de Câmara e Cadeia. 

Na Igreja de São Francisco de Assis a principal atração é a sepultura de Manoel da Costa Athayde, um importante pintor do período colonial brasileiro. A igreja construída em 1794 possui algumas obras do artista. Já a Casa de Câmara e Cadeia abriga atualmente a Câmara dos Vereadores de Mariana. O prédio foi construído em 1782 e já funcionou como senzala e local de fundição de ouro, além de figurar como a primeira sede do governo de Minas Gerais.

Ouro Preto

A antiga cidade de Vila Rica é uma das mais importantes cidades históricas mineiras, com um impressionante conjunto arquitetônico que toma conta das ruas e ladeiras. Ouro Preto, localizada a apenas 100 km de Belo Horizonte, possui muitas igrejas, casarões e sobrados. Protegida como Patrimônio Mundial da Unesco, a cidade é um convite para retornar ao século 18. 

Entre as atrações estão as igrejas Matriz de Nossa Senhora do Pilar, São Francisco de Assis e Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Ouro Preto ainda oferece diversos espaços dedicados à história da região, como o Museu da Inconfidência, com documentos, mobiliários, obras de arte e peças da época que contam mais sobre esse período. Mas nenhuma visita fica completa sem conhecer algumas das minas de onde eram retiradas toneladas de ouro e pedras preciosas e que hoje estão desativadas. 

TAMBAÚ HOTEL

Uma das hospedagens mais famosas de João Pessoa, o hotel possui um belíssimo formato circular, com uma parte dos apartamentos com vista para o mar. Na área de lazer, você encontra piscinas, sauna, sala de jogos, sala de descanso, quadras de tênis e de vôlei de praia, além de recreação monitorada, playground e spa.

Você pode fazer suas refeições no restaurante do Tambaú e contar com os serviços de room service 24h e café da manhã grátis. Os quartos são equipados com TV a cabo, escrivaninha, ar-condicionado, frigobar, telefone, cortinas corta-luz, secador de cabelo e cofre. A internet wi-fi é gratuita no lobby.

Garanta hoje sua hospedagem em João Pessoa!

PASSEIO DE BIKE PELA ORLA DE JOÃO PESSOA

Em um trajeto com cerca de 7km, você pode pedalar e curtir as paisagens litorâneas de João Pessoa entre as praias do Tambaú, passando pela Manaíra e finalizando no Bessa. Tambaú tem o litoral mais agitado da região, com feira de artesanato e bares. Na praia de Manaíra, você pode almoçar em ótimos restaurantes e fazer compras nos maiores shoppings da cidade.

Já na praia do Bessa, com coqueiros e vegetação de restinga, você encontra cadeiras e guarda-sóis para alugar, além pranchas de stand-up paddle e caiaques para locação que dão acesso a belíssimas piscinas naturais – não à toa, o local é chamado de “Caribessa”.

CENTRO CULTURAL SÃO FRANCISCO

Este é um dos principais complexos de arte barroca do Brasil, um conjunto arquitetônico formado pelo Convento de Santo Antônio e pela Igreja de São Francisco. As construções impressionam pela riqueza de detalhes em seu acabamento, com madeira entalhada recoberta com ouro e cantarias em pedra, além de painéis azulejados que contam a Paixão de Cristo.

Construído no século 18, o local foi recuperado e transformado em centro cultural, abrigando oficinas, exposições temporárias e permanentes, festivais de música e artes visuais, entre outros eventos artísticos.

PÔR DO SOL NA PRAIA DO JACARÉ

Um dos passeios mais tradicionais da região é o pôr do sol praia fluvial do Jacaré, à beira do rio Paraíba, em Cabedelo (vizinha a João Pessoa). No fim de tarde, em show diário próximo das 17h, um saxofonista toca a obra Bolero, de Ravel, a bordo de uma canoa. A cena encanta locais e visitantes, que se dividem entre assisti-la de pé nas muretas do rio ou em passeios de barco.

PASSEIO PENÉLOPE CHARMOSA – LITORAL SUL

Penélope Charmosa é o nome carinhoso do veículo 4 x 4 adaptado para transportar até 18 pessoas em uma aventura pelo litoral sul do Estado, na cidade de Conde, a 25km da capital. O trajeto é percorrido por estradas asfaltadas e de terra, passando por pontos para observação das praias de Coqueirinho, Canyons e Tambaba, como os mirantes da Princesa, do Santinho e o Dedo de Deus.

ROLIÚDE NORDESTINA

Localizada na região do Cariri, a 166km de João Pessoa, Cabaceiras possui apenas 5 mil habitantes, clima semiárido e é um dos principais destinos turísticos da Paraíba. Com paisagens naturais impressionantes e um centro histórico preservado, a cidade foi utilizada como cenário para mais de 30 produções, o que lhe rendeu o apelido de “Roliúde Nordestina”.

Chamam a atenção do ecoturismo o Lajeado do Pai Mateus, um complexo de rochas arredondadas na Serra da Borborema, e a Saca de Lã, um paredão com blocos de pedras gigantescas que parecem empilhadas, à beira do rio Tapera. Já o centro da cidade remonta ao século 18, com um casario peculiar, ruas largas e vias estreitas que te levam a uma viagem no tempo.

HOTEL ASTORIA PALACE

Situado perto do Aeroporto Santos Dumont e estações de metrô, o hotel recebe você em localização privilegiada na praia de Copacabana. Na área de lazer, você pode aproveitar para relaxar no solário, sauna e piscina, além de se exercitar na academia. Os quartos são equipados com ar-condicionado, minibar, internet wi-fi gratuita e TV LCD.

Aproveite a comodidade de tomar café da manhã no hotel, além de contar com restaurante, american bar e bar na piscina. Entre os serviços oferecidos estão recepção 24h, lavanderia (por custo adicional), estacionamento terceirizado e room service.

Reserve hoje seu hotel no Rio de Janeiro!

CRISTO REDENTOR

Um dos cartões-postais mais conhecidos do Brasil, ícone mundial do nosso país, a estátua de 38 metros de altura do Cristo Redentor é considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno. Localizado no topo do Morro do Corcovado, o Cristo tem uma impressionante vista em 360° de várias partes do Rio.

O monumento pode ser acessado de trem, van e até percorrendo uma trilha na Floresta da Tijuca, mas o trajeto preferido pela maioria dos visitantes é o trenzinho. A bordo de uma locomotiva elétrica centenária atravessando um trecho de mata atlântica preservada, o passeio dura cerca de 20 minutos montanha acima, até o pé da estátua.

PÃO DE AÇÚCAR

Mais um dos cenários mundialmente famosos do Rio de Janeiro, este bloco rochoso com mais de 600 milhões de anos é parte da paisagem carioca. O passeio começa na praia Vermelha, onde você faz uma trilha bem tranquila de 2 quilômetros até o topo do Morro da Urca, a 220 metros de altura. Lá você pode conhecer na Praça dos Bondes os primeiros equipamentos utilizados para se chegar até o Pão de Açúcar, além do Cocuruto, um espaço cultural a céu aberto que conta a história dos teleféricos.

Em seguida, você toma um bondinho com capacidade para até 65 pessoas para apreciar uma vista de 360°, observando praias como as de Ipanema, Flamengo e Copacabana, montanhas, a Baía da Guanabara com a enseada de Botafogo, a cidade de Niterói, entre outros. 

MUSEU DO AMANHÃ

Inaugurado no fim de 2015, o museu já é um monumento impressionante quando visto do lado de fora, na Praça Mauá – e um ótimo cenário para fazer fotos à moda turista, enquadrado por visitantes junto à placa com a legenda “Rio te amo”.

Além de exibições temporárias, o museu explora em sua exposição principal e permanente assuntos científicos com diferentes recortes, falando de temas como a formação do universo e da vida na Terra, as relações entre o ser humano e o meio ambiente, ideias sobre a forma de vida futura da humanidade, entre outros. O maior mérito do museu é a forma de dispor suas obras e informações, com de alto grau de interatividade e tecnologia.

PRAIAS

O litoral carioca é um dos grandes atrativos da cidade, para visitantes de qualquer lugar do mundo. A praia mais conhecida do Rio de Janeiro sem dúvida é Copacabana, dotada de infraestrutura hoteleira muito boa e ideal para a prática de esportes.  À esquerda você pode conhecer a Pedra do Leme e, à direita, o Forte de Copacabana. Na zona sul do Rio está Ipanema, outra famosa e queridinha, frequentada por um público muito variado, ao lado da praia do Leblon, esta com clima mais familiar.

BOULERVARD OLÍMPICO

A revitalização da zona portuária do Rio de Janeiro, preparada para receber os Jogos Olímpicos de 2016, resultou em um grande catálogo de atrações disponíveis para locais e visitantes, entre algumas reformadas e outras construídas, como parte integrante do complexo que ficou popularmente conhecido como Boulevard Olímpico.

Aqui você pode visitar o AquaRio (o maior aquário da América Latina), o Museu do Amanhã, a Ilha Fiscal (com um palacete do século 19), o Mural Etnias (maior painel de street art do mundo), o M.A.R. (Museu de Arte do Rio, na foto ao lado), entre tantos outros.

BARRA DA TIJUCA

O bairro nobre abriga grandes condomínios e ótimas praias para diferentes tipos de públicos. Para quem curte um ambiente rústico, Grumari é a pedida certa, rodeada por costões e morros com vegetação. Já a praia da Barra é boa para quem gosta de surf e bodyboarding. Você também pode se aventurar em contato com a natureza no Parque Nacional da Tijuca (com grutas, cachoeiras e trilhas), Casa do Remo (com aluguel de stand up paddle) e na Pedra Bonita (para voos de asa-delta).

RESTAURANTE MIRANTE PAINEIRAS

Essa é sua chance de almoçar com a melhor vista do Rio de Janeiro: do Morro do Corcovado! O restaurante serve o melhor da culinária internacional e brasileira no sistema buffet livre, com opções vegetarianas e veganas, em ambiente climatizado e em um deck com vista externa impressionante.

CHURRASCARIA BARRA GRILL

Instalada na Barra da Tijuca há mais de 20 anos, o restaurante serve mais de 30 tipos diferentes de cortes de carne, buffet de saladas, pratos quentes, frutos do mar e exemplares das cozinhas árabe e japonesa, além de oferecer grande variedade de vinhos em adega climatizada.

RESORT IBEROSTAR DOMINICANA

Situado na belíssima praia de Bávaro, o Iberostar Dominicana é rodeado por jardins tropicais e possui 506 quartos, além de uma ampla área comercial com supermercado, farmácia, caixa automático e lojas. Oferece várias opções de lazer com piscinas, discotecas, cassinos, shows ao vivo e atividades especiais para crianças e aos adolescentes. No Iberostar Dominicana você encontra ainda um campo de golfe de 18 buracos e um centro de mergulho.

Todos os apartamentos do resort dispõem de ar-condicionado, TV de tela plana, minibar, cafeteira, banheiro privativo com chuveiro e amenidades de banho. Alguns têm uma área de estar, onde você pode relaxar. 

Reserve agora seu hotel em Punta Cana!

CENOTE HOYO AZUL (SCAPE PARK)

A visita ao Cenote Hoyo Azul não deve faltar no roteiro de viagem a Punta Cana! Escondido aos pés de um penhasco, o poço de águas turquesa tem 75 metros de profundidade e uma visibilidade impressionante. O cenote fica dentro do Scape Park e para chegar até ele é preciso fazer uma trilha pela mata. Visite ainda estações de orquídeas, bromélias, samambaias, cactos e plantas endêmicas e aprenda tudo sobre a flora, fauna e espécies da ilha. (Crédito: Reprodução / scapepark.com)

PRAIA DE JUANILLO

Com águas tranquilas de coloração verde turquesa, a Praia de Juanillo é um verdadeiro paraíso longe das áreas mais agitadas de Punta Cana. Embora não seja uma praia deserta, a praia conserva aquele ar rústico e ainda pouco explorado, ideal para passar um dia romântico e calmo à beira-mar. A entrada é feita através da portaria do condomínio Cap Cana, um luxuoso empreendimento composto por hotéis, campos de golfe e mansões. Não é necessário pagar para acessar a praia. (Crédito: Thinkstock)

ILHA SAONA

Muita gente ainda acredita que as cenas do clássico filme "A Lagoa Azul" foram filmadas na Ilha Saona. Embora isso não seja verdade, é fácil imaginar porque o local ganhou essa fama. Localizada a duas horas de Punta Cana, a ilha é um dos destinos mais bonitos do Caribe. Faz parte do Parque Nacional del Este, área de preservação ambiental que abriga um ecossistema variado e praias de águas cristalinas.

O passeio para a ilha dura um dia inteiro. A primeira parte do trajeto é por terra, até Bayahibe e de lá, em catamarã até Saona. (Crédito: Shutterstock)

DOLPHIN EXPLORER

Divirta-se muito no Dolphin Explorer, parque com aquários no meio do mar, onde você pode fazer diversas atividades com golfinhos. Entre as atrações nadar com os simpáticos mamíferos, fazer carinho e ser guiado por eles durante o nado. É um passeio imperdível, especialmente para famílias com crianças. 

Mas o passeio não se limita apenas aos golfinhos! Para quem gosta de tubarões, focas e arraias, esse é um prato cheio de aventura! (Crédito: Reprodução / dolphinexplorer.com)

COCOBONGO

Balada mais famosa de Punta Cana, a Cocobongo mistura boate, espetáculos de teatro, shows ao vivo, acrobacias circenses e muitas surpresas em um só lugar. São covers de artistas famosos, um DJ animado e muita bebida para animar a noite. Para quem gosta de agitação, esse é o lugar certo! (Crédito: Reprodução / cocobongo.com)

OURO MINAS PALACE

Essa é a hospedagem ideal para quem quer curtir as atrações locais com praticidade. Localizado perto da área turística de Belo Horizonte, a apenas 10 minutos do Aeroporto da Pampulha e 30 minutos do Aeroporto Internacional de Confins, o hotel oferece área de lazer com banheira de hidromassagem, salão de jogos, serviço de massagem, SPA, piscina coberta e solário.

No quarto do Ouro Minas Palace Hotel, você encontra ar-condicionado, internet wi-fi, isolamento acústico, TV por assinatura e minibar. Aproveite a comodidade de tomar suas refeições no restaurante do hotel, além de contar com os serviços de manobrista, room service 24h, salão de beleza, lavanderia, recepção 24h e concierge.

Faça já sua reserva de hotel em Belo Horizonte!

PRAÇA DA LIBERDADE

Um dos principais cartões-postais da cidade, no encontro de quatro grandes avenidas, a praça centenária impressiona por suas fileiras de palmeiras imperiais vistas de longe, diversos jardins, monumentos e construções, conhecido como Circuito Liberdade. O bloco é composto pelo Museu Mineiro, Museu das Minas e do Metal, Espaço Tim UFMG do Conhecimento, Memorial Minas Gerais Vale e Centro de Arte Popular Cemig.

Considerado o maior conjunto integrado de cultura do Brasil, as instituições oferecem biblioteca, espaço para atividades como oficinas, cursos e ateliês abertos, acervos históricos e artísticos, centros culturais interativos, planetário, cafeterias, restaurantes e lojas.

MUSEU HISTÓRICO ABÍLIO BARRETO

O acervo deste espaço apresenta uma numerosa coleção de mobiliário, vestuário, quadros de pintura, esculturas, objetos de decoração, utensílios domésticos, fragmentos de construções demolidas, textos manuscritos e impressos, mapas, plantas, fotografias, livros, entre tantos outros objetos. Tudo remete à aos aspectos histórico-sociais do desenvolvimento de Belo Horizonte.

Além dos objetos em exposição permanente no prédio do museu, faz parte da instituição um casarão secular de dois andares, sede de uma antiga fazenda, quando a cidade não passava de uma vila. A edificação preserva e simboliza a história da capital mineira, em conjunto com um bondinho e uma locomotiva alocados ao lado da casa.

MERCADO CENTRAL

Como toda capital que se preza, Belo Horizonte recebe locais e turistas no Mercado Central oferecendo os melhores produtos típicos da região – alguns deles separados em corredores temáticos, como onde você pode encontrar diferentes tipos de queijos (como o famoso queijo minas), doces (como o amado doce de leite) e cachaças (como a tradicional cachaça da roça) – e o melhor de tudo, com muitas lojas oferecendo produtos para degustação!

Além disso, entre as mais de 400 lojas alocadas no mercado, você encontra produtos domésticos como o kit para preparo do “espresso mineiro”, panelas de ferro e de barro, sem contar as bancas coloridas de hortifrutigranjeiros.

IGREJAS

O Estado de Minas Gerais tem grande fama pelas igrejas suntuosas de suas cidades históricas. A capital tem uma para você visitar – pequenina, mas muito significativa. Um dos cartões-postais da cidade: é a Capela São Francisco de Assis, conhecida como Igrejinha da Pampulha, localizada no complexo de mesmo nome. Projetada por Oscar Niemeyer, possui formas curvas exclusivas, painéis de Cândido Portinari e jardins de Burle Marx.

Em Sabará, a apenas 40 minutos da capital, você pode conhecer uma verdadeira obra de arte em forma de santuário: a Igreja de Nossa Senhora do Ó. Com uma fachada simples, a construção teve seu interior erguido em madeira, cedro e ouro, com pinturas emolduradas, esculturas, painéis e um acabamento extremamente detalhado. Já a obra inacabada da Igreja de Nossa Senhora do Rosário está rodeada por lendas de séculos passados. Visite para saber mais!

COMPLEXO DA PAMPULHA

Outro cartão-postal da cidade, construído na metade do século 20, o complexo representou uma importante transformação na paisagem urbana da capital mineira. O espelho d’água da lagoa artificial, as construções históricas (Igrejinha da Pampulha, Museu de Arte Moderna, Iate Tênis Clube, antiga Casa do Baile) e a tranquilidade de um lugar rodeado por áreas verdes fazem deste um ótimo espaço de convivência para pessoas de todas as idades

FEIRA DA AFONSO PENA

Apelidada de Feira Hippie, ela se juntou a outras feiras espalhadas por Belo Horizonte no começo dos anos 90 e se tornou a maior feira de artesanato a céu aberto da América Latina! Você pode visitar seus 16 setores de barracas, com artes plásticas, bijuterias, móveis, tapeçaria, vestuário e comidas típicas, entre peças apresentadas por mais de 2000 expositores.

Perto de completar 50 anos de existência, a feira foi idealizada por um grupo de artistas mineiros e críticos de arte, recebendo especialistas de diferentes modalidades para discutir o assunto e vender seus trabalhos, inicialmente na Praça da Liberdade. Uma média de 80 mil visitantes passam pela feira semanalmente.

INSTITUTO INHOTIM

Inhotim é um verdadeiro museu a céu aberto, considerado o maior centro de arte ao ar livre da América Latina. Localizado em Brumadinho, a 1h30 da capital mineira, o lugar abriga um dos maiores acervos de arte contemporânea do país. É um misto de galeria de arte (com exposições temporárias e permanentes) com parque, apresentando também uma coleção botânica de espécies raras e de todos os continentes.

RESTAURANTE DONA LUCINHA

Dedicado a oferecer o melhor da cozinha dos tempos coloniais de Minas Gerais, o restaurante oferece diariamente o festival de cozinha mineira e buffet das cozinhas da Fazenda e do Tropeiro. Entre os pratos típicos locais, você deve experimentar o feijão tropeiro, frango com quiabo e angu e a vaca atolada, além de levar para casa produtos tradicionais como o doce de leite e o pão de queijo Dona Lucinha.

BAR DO MUSEU CLUBE DA ESQUINA

Com todas as referências possíveis ao Clube da Esquina, o bar fica localizado no boêmio bairro Santa Tereza, onde o famoso movimento musical se desenvolveu a partir do trabalho de artistas como Milton Nascimento, Lô e Márcio Borges. Na decoração, nas peças do Museu do Clube da Esquina, no ambiente intimista e até no cardápio a música está presente – os drinks são batizados nomes de canções consagradas do movimento.

HOTEL WISH SERRANO

Localizado bem próximo ao centro de Gramado, o resort oferece infraestrutura completa de lazer e acomodações para sua hospedagem na cidade. Tire seu tempo para relaxar na hidromassagem, piscina coberta aquecida, sauna, SPA e se exercitar no fitness center, além de se divertir no salão de jogos, entretenimento noturno, quadra de tênis, trilhas e kids club para os pequenos.

No seu quarto você encontra facilidades como calefação, banheiro com ducha, internet wi-fi gratuita, secador de cabelo, cofre, frigobar, TV a cabo e ventilador de teto. Aproveite a comodidade dos restaurantes, bar e coffee shop localizados dentro do hotel, incluindo serviços como café da manhã no quarto, aluguel de veículos, balcão de turismo, caixa eletrônico, concierge, fraldário e recepção 24h.

Reserve agora sua diária de hotel em Gramado!

GRAMADO - IGREJA MATRIZ SÃO PEDRO

Com um belíssimo estilo arquitetônico romano, com ogivas redondas, grandes vitrais sacros e paredes duplas de basalto, a igreja teve sua construção original feita de madeira, como capela, no começo do século 20. Sua torre possui mais de 40 metros de altura e inspira uma oração especial a São Pedro, santo padroeiro de Gramado.

GRAMADO – PASSEIO RAÍZES COLONIAIS

Conheça a história da cidade passando por pontos emblemáticos da época da colonização de Gramado. Na Casa Centenária, de arquitetura italiana, você vai visitar uma residência erguida sobre um porão de pedras, montada como uma réplica dos lares familiares antigos da região.

Já na fábrica de erva-mate Marcon, você acompanha de perto o processo artesanal de fabricação do ingrediente base da bebida tradicional gaúcha. Outra atração imperdível é a visita à residência da Família Foss, onde se toca música típica local e são servidos produtos coloniais para degustação, como pão caseiro no forno a lenha, geleias de frutas, queijos e salames.

GRAMADO – RUA COBERTA

Oficialmente chamada de Rua Madre Verônica, este é um dos lugares mais visitados da cidade, ligando duas vias importantes de Gramado – a Avenida Borges de Medeiros à Rua Garibaldi. São 100 metros de calçadão com cafés, restaurantes, lojas de roupa e artesanato, bistrôs e livraria, todos abrigados por uma cobertura de vidro - o refúgio ideal em dias de chuva.

Na alta temporada, a Rua Coberta abriga apresentações de Natal, shows de música local, exposição de orquídeas, desfiles de moda, entre outros. Ela está localizada bem próximo do Palácio dos Festivais.

CANELA – ALPEN PARK

Quem gosta de aventura ou quiser escapar um pouquinho da calma da cidade, tem diversão para o dia inteiro aqui. Adultos e crianças podem se divertir em atrações a céu aberto, como passeio de quadriciclo, tirolesas, trenó alpino, montanha-russa, arvorismo, escalada e rapel, e outras fechadas, como cinema 4D, videogames, simulador e carrinho bate-bate.

NOVA PETRÓPOLIS – NOITE ALEMÃ

Esta é a melhor maneira de se aproximar da cultura germânica na cidade, preservada por famílias de imigrantes que povoaram Nova Petrópolis. O programa noturno acontece em um restaurante alemão, onde é servida uma farta refeição com diferentes pratos da culinária típica da Alemanha, além de música e danças tradicionais do país.

BENTO GONÇALVES – VINÍCOLA AURORA

De fácil acesso, localizada dentro de Bento Gonçalves, a vinícola é aberta para visitação turística gratuita – e se você tiver sorte, sem precisar de agendamento. Lá você conhece sobre o processo de fabricação de seus produtos e pode degustar vinhos, espumantes e sucos.

Considerada a maior cooperativa vinícola do Brasil, a Aurora possui mais de 1.000 famílias associadas, um trabalho iniciado com a vinda de imigrantes italianos ao país em 1875 e oficializado como cooperativa em 1931.

BENTO GONÇALVES – MARIA FUMAÇA

O passeio de duas horas é uma verdadeira viagem no tempo. Você percorre 23 quilômetros numa locomotiva do século 20, passando entre as cidades de Bento Gonçalves, Carlos Barbosa e Garibaldi, assistindo a apresentações musicais típicas dos povos italiano e gaúcho e degustando vinhos durante a viagem.

BENTO GONÇALVES – EPOPEIA ITALIANA

O parque temático fica próximo à estação da Maria Fumaça e também te leva para conhecer mais sobre a história dos imigrantes italianos que povoaram aquela região. Com uma cenografia exclusiva em tamanho real, efeitos visuais e músicas, a encenação é conduzida por atores que apresentam a saída dos imigrantes da Itália e chegada ao Brasil, vestuário tradicional, curiosidades sobre o modo de viver italiano, suas antigas casas e a construção de Bento Gonçalves.

Ao final do espetáculo, o parque oferece degustação de produtos típicos da região, tais como vinhos, sucos e biscoitos coloniais.

HOTEL LAS AMÉRICAS GOLDEN TOWER

Luxuoso, o Hotel Las Américas Golden Tower fica localizado no centro do bairro comercial da Cidade do Panamá, em frente ao Hospital Paitilla e a apenas 5 km do centro histórico da cidade. O hotel possui piscina coberta aquecida, wi-fi gratuito, além de spa completo com 3 cabines de massagem, banho turco, sauna e uma piscina de água salgada para massagens e tratamentos especializados. Os quartos contam com decoração moderna, TV de tela plana, cafeteira e cofre. Os banheiros incluem secador de cabelo e produtos de banho gratuitos.

Reserve seu hotel no Panamá!

HARD ROCK HOTEL

Instalado em uma torre de 66 andares com vista para a orla do Panamá, o Hard Rock Hotel fica bem próximo de opções de compras e de diversão como o shopping MultiCentro e o Cassino Majestic. O hotel possui área de lazer com spa, piscina, lounge na cobertura, casa noturna, wi-fi gratuito, além de 4 restaurantes e 6 bares. Todos os quartos do hotel possuem decoração elegante e contemporânea, TV, ar-condicionado e banheiro com amenidades do Hard Rock Spa.

Reserve seu hotel no Panamá!

CANAL DO PANAMÁ

O maior ponto turístico do país é parada obrigatória. O Canal do Panamá faz a ligação entre os oceanos Atlântico e Pacífico e é uma das maiores obras de engenharia já feitas pelo homem. A construção do canal foi iniciada em 1880 e concluída apenas em 1914. As principais atrações são as eclusas – grandes elevadores para navios – que transpõem a diferença de nível de água dos dois oceanos.

O Canal possui três eclusas: Gatún, Pedro Miguel e Miraflores, a mais visitada e mais próxima do centro da cidade. Os navios são, primeiramente, elevados a 26 metros do nível do mar para passar pelo Lago Gatún e chegar à eclusa de Pedro Miguel, onde descem a uma altura de 8 metros até alcançar o nível do Lago Miraflores, que tem ligação com o Pacífico. Um dos locais mais visitados no Canal do Panamá é o Centro de Visitantes de Miraflores, onde os turistas podem visualizar o sobe e desce dos navios. (Crédito: ATP – Autoridade de Turismo do Panamá)

MUSEU DO CANAL INTEROCEÂNICO

Se você quer saber mais sobre o Canal do Panamá, o lugar certo é o Museu do Canal Interoceânico do Panamá, que explica a história do local, desde seu planejamento até os dias atuais. Ali você confere vídeos, painéis, fotos, jornais e objetos ligados à construção.

Idealizado por franceses, a construção foi finalizada pelos Estados Unidos, que ajudou na independência do país frente à Colômbia. A “ajuda”, no entanto, custou a ocupação americana no Panamá e uma grande parcela dos lucros com o canal. Somente em 1999 o local passou a ser completamente administrado pelo Panamá. (Crédito: ATP – Autoridade de Turismo do Panamá)

ESTÁDIO MARACANÃ

Inaugurado em 2014, o Maracanã Panamá é um estádio utilizado para diferentes esportes, mas com destaque para o futebol. Fica no bairro de El Chorrillo. Com capacidade para 5.500 lugares, é o segundo maior estádio do Panamá. Sua inauguração contou com diversas estrelas do futebol brasileiro na época, como Bebeto, Dunga e Rivaldo. (Crédito: Shutterstock)

SHOPPINGS

Com ótimos centros comercias, o Panamá é um verdadeiro paraíso para quem gosta de garantir boas compras durante a viagem. Entre os melhores shoppings centers da Cidade do Panamá está o Multiplaza, situado no bairro de San Francisco, ideal para comprar itens de famosas marcas a preços muito baixos. O Albrook Mall, maior shopping do Panamá, abriga cerca de 700 lojas, incluindo opções luxuosas e também populares. (Crédito: ATP – Autoridade de Turismo do Panamá)

SHOW FOLCLÓRICO NO RESTAURANTE LAS TINAJAS

Com o melhor da cozinha típica panamenha e pratos da culinária internacional, o restaurante Las Tinajas oferece shows com dança folclóricas. Além de provar uma comida especial, você conhece algumas das danças típicas como zaracundé, cumbias e ponto tamborito, com influências espanholas e africanas. As apresentações acontecem de terça a sábado às 21h. (Crédito: Reprodução / tinajas.com.pa)

CASCO ANTIGUO

Casco Antiguo, também conhecido como Casco Viejo ou San Felipe, é o centro histórico da Cidade do Panamá. Possui belos edifícios coloniais com galerias, restaurantes, bares e lojas. Rodeado pelo Oceano Pacífico, o Centro Histórico também é o endereço do Palácio de las Garzas, que data do século 17 e abriga a sede da presidência, da Catedral de San José, que tem estilo barroco e de muitos museus, como da Nacionalidade, de Arte Sacra e do Canal Interoceânico do Panamá.

É preciso reservar ao menos meio dia para percorrer a região e observar suas ruas de pedra. Visite o Antigo Convento de Santo Domingo e, à noite, passeie pela Plaza Bolivar, que possui muitos bares, cafés e restaurantes, sendo um dos pontos mais badalados da cidade. Não deixe ainda de conhecer a loja El Palacio del Sombrero, que possui uma coleção dos tradicionais chapéus Panamá. Ali você encontra opções com modelos de várias cores. (Crédito: ATP – Autoridade de Turismo do Panamá)

LA VIEJA

Conheça um dos pontos turísticos mais interessantes do país, as ruínas da antiga Cidade do Panamá. Fundada em 1519 e totalmente destruída após uma evacuação em massa e um incêndio gigantesco causados após o ataque do pirata inglês Henry Morgan, em 1671, o que restou da antiga cidade hoje é reconhecido como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

As ruínas formam o Conjunto Monumental Histórico de Panamá La Vieja, incluindo a torre da catedral. No Centro de Visitantes você pode reviver a história da cidade através de descobertas arqueológicas pré-colombianas e um modelo em escala do que parecia antes do ataque de Morgan. (Crédito: Thinkstock)

Hotel IBIS STYLES

A poucos minutos da praia, o Hotel Ibis Styles oferece uma experiência inesquecível em Balneário Camboriú. Curta a decoração super colorida com tema de carros e aproveite o tempo livre na piscina. Os quartos têm ar-condicionado, minibar, TV e secador de cabelo. A internet wi-fi é gratuita.

Reserve agora seu hotel em Balneário Camboriú!

Passeios Balneário Camboriú

A cerca de 1h de Florianópolis, a cidade litorânea de Balneário Camboriú rende uma viagem divertida para toda a família! De passeios com crianças a praias badaladas, tudo por lá é perto do mar. É divertido fazer passeios em mirantes, curtir a vista para o oceano e a proximidade com a natureza. Na maior parte dos roteiros, Balneário também funciona como a cidade base para se hospedar e passar o dia no Parque Beto Carrero.

Inspire-se e conheça Balneário Camboriú com a CVC! Entre as atrações imperdíveis está o Parque Unipraias, onde está localizada a Fantástica Floresta, uma área lúdica para levar toda a família, onde as árvores têm rosto, dá para passear por uma vila de duendes e até andar no trem encantado que atravessa a floresta. No mesmo parque, uma das atrações mais procuradas é o Passeio de Bondinho. As cabines do bondinho recebem até 6 pessoas e o percurso vai da praia de Laranjeiras à praia Central.

Praias de Balneário

A praia de Laranjeiras é um dos cartões-postais de Santa Catarina! Ótima opção para tomar banho de mar, provar a culinária com frutos de mar ou simplesmente descansar de frente para ás aguas praticamente transparentes em contraste com a areia. Vale a pena usar a rodovia Interpraias para chegar a esta e outras praias interligadas pela via, que é contornada pela orla. O visual é bem bonito! 

Se a ideia é adquirir um pacote para a praia, em Balneário também vale a pena visitar a praia Central, cercada por hotéis, shoppings e pelo mirante do Cristo (aberto de quinta a domingo). Nessa região partem passeios de escuna até a Ilha das Cabras, onde é comum avistar esportes náuticos ao redor. Dica: de dezembro a março e de setembro a abril é fácil encontrar dias de sol na cidade.

Arquitetura de Blumenau

Viajar para Santa Catarina entre em outubro rende muita diversão! Essa é a época da Oktoberfest, em Blumenau, que fica a cerca de 1h de Balneário Camboriú. Dá para curtir dias ensolarados perto do mar e esticar o passeio até a cidade que guarda várias referências alemãs, não só por conta dos vários festivais que valorizam a cerveja, mas também na arquitetura!

O que fazer em Blumenau? Para ver de perto as construções que mostram a rica cultura e arquitetura, passe pelo prédio da Prefeitura Municipal e pela Vila Germânica quando estiver na cidade. A fachada da prefeitura aparece na maior parte das fotos de turistas, com seu estilo colonial, já o Parque Vila Germânica é o espaço da Oktoberfest de Blumenau, a maior Oktoberfest da América Latina. A área é enorme, repleta de alamedas com lojinhas e barzinhos construídos com fachadas charmosas.

Pontos turísticos Blumenau

Além do agito da Oktoberfest, Blumenau é uma cidade pequena e tranquila. Em poucos dias dá para conhecer os lugares mais interessantes. Entre os pontos turísticos que você pode conhecer com um pacote de viagem para Blumenau está o Museu da Cerveja. O museu é bem localizado, no centro de Blumenau, e bem elogiado pelos turistas, principalmente os ‘cervejeiros de plantão’. Oferece uma ótima experiência para o visitante que quer saber mais sobre a história da bebida e a fabricação.

Praias de Florianópolis

Em Florianópolis, reserve pelo menos três dias para curtir as praias e outras atrações locais. Para aproveitar o roteiro, garanta já o seu pacote para Florianópolis e garanta hospedagem e transporte até a cidade, que é repleta de belezas naturais!

Você vai adorar a praia de Jurerê – uma das mais famosas e com mar calmo, a praia da Joaquina – muito procurada por surfe e outras esportes ao ar livre, e a praia da Armação, ao sul, com áreas boas tanto para surfe quanto para relaxar em ondas mais calminhas. Escolha as praias que irá visitar com antecedência, já que há praias muito distantes uma das outras.

Lugares históricos

O centro de Florianópolis concentra construções históricas que valem a pena ser visitadas. No Mercadão Municipal de Florianópolis, por exemplo, é fácil passar horas caminhando. Aproveite para fazer uma pausa em um barzinho ou garantir uma refeição mais elaborada à base de peixes (pescados frescos são bem tradicionais por lá), sem contar que o mercado também rende ótimas compras de souvenirs.

Além das praias, outra forma de curtir a natureza na cidade é apreciar a famosa Figueira Centenária. A árvore fica na Praça 15 de Novembro e tem uma participação ilustre não só no visual, como na história da cidade e inspirou até mesmo o clube de futebol local, o Figueirense Futebol Clube.

Lagoa da Conceição de Florianópolis

Destino certo para um passeio romântico e para fotografar as paisagens deslumbrantes do alto do mirante, a Lagoa da Conceição é um dos pontos mais marcantes da cidade. Você escolher um dos restaurantes ao redor da orla, observar o pôr do sol e as construções coloniais que ainda estão por ali, o curtir a lagoa em um passeio de barco ou até praticar stand-up paddle com esse visual lindo ao fundo!

NAVIO ZENITH PULLMANTUR

Com design moderno e decoração com toques de art decó, o navio Zenith faz com que seus passageiros se sintam como hóspedes de um hotel 5 estrelas. Conta com piscina, solarium, SPA, academia, clube para crianças e adolescentes, além de discoteca, espetáculos de teatro e um cassino. Relaxe nos 6 bares do navio e faça deliciosas refeições nos 2 restaurantes a bordo.

Com capacidade para 1828 passageiros, o cruzeiro navega pelas águas de Curaçao, Aruba, Bonaire, Colón e Curaçao, passando por algumas das praias mais belas do Caribe. (Crédito: Reprodução / pullmantur.com.br)

CENTRO HISTÓRICO DE CURAÇAO

Uma das paradas do Zenith é Curaçao, uma pequena ilha do Caribe que vem conquistando cada vez mais os turistas com suas praias paradisíacas e seus prédios coloridos. Um dos passeios obrigatórios na ilha é o Centro Histórico da capital Willemstad.

O destaque desse passeio são as pontes Rainha Juliana e Rainha Emma. A primeira, com 56 metros de altura - a mais longa do Caribe e uma das mais altas do mundo – oferece uma vista espetacular da cidade. Já a ponte Rainha Emma conecta os distritos de Punda e Otrobanda e é conhecida como "A Senhora Dançante". A ponte é flutuante e se abre para que os navios acessem o porto. (Crédito: Shutterstock)

FÁBRICA DE LICOR BLUE CURAÇAO

Visitar Curaçao e não fazer um tour pela fábrica de licor Curaçao Blue é um verdadeiro pecado! Localizada em uma bela mansão, a visita permite conhecer todo o processo de produção do licor originário da ilha caribenha e confeccionado a partir de cascas de laranja azedas e secas.

No final do passeio vem a melhor parte. Prove todos os sabores: o original azul, de café, de laranja, entre outros. Na loja da fábrica você pode comprar pequenas amostras e garrafas maiores com um preço bem convidativo. (Crédito: Shutterstock)

PLAZA BIEU (CENTRO GASTRONÔMICO)

O Plaza Bieu, localizado no centro de Willemstad, é um dos melhores lugares para provar os pratos tradicionais da culinária de Curaçao. Algumas das opções são sopas, massas, vegetais e doces. Para os mais aventureiros, a dica é provar carne de iguana ou de bode.

O espaço que reúne diversos restaurantes fica em um galpão dentro do mercado central de Curaçao. Com mesas de madeira e preços bem econômicos, geralmente os pratos servem até quatro pessoas. (Crédito: Reprodução / curacao.com)

PASSEIO DE BUGGY + MERGULHO NOS CORAIS

Aproveite os dias ensolarados em Curaçao para fazer animados passeios de buggy pelas belas praias da ilha e por estradas de terra que levam a áreas ainda pouco exploradas de Curaçao. Prepare-se para a aventura e muita diversão!

Outra atividade muito procurada é o mergulho. O recife de corais fica bem próximo à costa e fica a uma curta distância a nado da praia. Com águas repletas de golfinhos, peixes coloridos e tartarugas, a visibilidade é de mais de 30 metros. A paisagem marinha conta ainda com jardins de corais e naufrágios. (Crédito: Shutterstock)

PRAIAS DE ARUBA

Com o belo mar azul turquesa do Caribe, as praias de Aruba são a maior atração da ilha, que está na rota do navio Zenith. Entre os destaques está Palm Beach, que concentra diversos resorts à beira-mar e é ideal para praticar esportes, relaxar e curtir barzinhos de praia, restaurantes, baladas e cassinos.

Outra famosa praia de Aruba é Eagle Beach, que abriga as famosas árvores divi-divi, símbolos de Aruba. É berço de quatro espécies de tartarugas marinhas e durante alguns meses do ano é possível assistir aos filhotes deixando os ovos em direção ao mar. Com poucas ondas, a praia também é conhecida por ser um dos locais mais românticos da ilha e ser palco de diversas cerimônias de casamento. (Crédito: Thinkstock)

FAROL CALIFÓRNIA

Após o naufrágio de um navio chamado Califórnia ocorrer próximo à costa de Aruba, um farol foi contruído para evitar que tragédias como aquela se repetissem. O Farol Califórnia oferece uma bela vista, especialmente ao pôr do sol. Junto ao farol você encontra um restaurante romântico para um jantar a dois. (Crédito: Thinkstock)

ATLANTIS SUBMARINO

Um dos passeios mais incríveis em Aruba é embarcar no submarino Atlantis. Com capacidade para 48 pessoas, atinge até 45 metros de profundidade. O passeio leva 50 minutos debaixo d'água, quando você observa peixes e até um navio naufragado. Imperdível! (Crédito: Reprodução / atlantissubmarines.com)

ILHA DE PALM

A Ilha de Palm é outro passeio que não deve faltar durante a parada do cruzeiro em Aruba. A ilha administrada por uma empresa possui atrativos interessantes como atividades aquáticas, praias, parque aquático para crianças e adultos, snorkel, banana boat e até aulas de salsa! Aproveite o dia e pratique esportes como vôlei de praia, basquete ou apenas relaxe nas cadeiras de praia. (Crédito: Reprodução / depalmisland.com)

CIDADE AMURALHADA

A Cidade Amuralhada (as muralhas datam do século 16!) abriga o Centro Histórico de Cartagena ou a Cidade Colonial. Esse ponto da cidade fica a 15 minutos do aeroporto. Entender a localização de hotéis de dentro da cidade murada e as atrações históricas é a melhor forma de conseguir se locomover por lá.

Ao reservar seu pacote para Cartagena, dá para fazer passeios panorâmicos no centro com o auxílio de guia. Nessa área há várias praças com muito verde, igrejas, livrarias e restaurantes charmosos. Entre outras construções tradicionais que você vai ver de perto estão: o Convento Santa Cruz de La Popa, erguido em 1606, a Plaza de La Aduana, com belas fachadas coloridas.

ILHAS DE CARTAGENA

Quer conhecer o Caribe na viagem à Cartagena? Há várias ilhas para incluir no roteiro e atividades não faltam, como mergulho com snorkel perto dos corais, show de golfinhos, banho de mar ou até agendar uma aula de salsa para se divertir muito e curtir muito bem o seu roteiro por Cartagena.

No arquipélago Islas del Rosario, é inesquecível curtir as praias de águas transparentes e aquele mar azul típico do Caribe. Os passeios até Rosario incluem almoço e o acesso é feito somente de lancha. Destaque ainda para a Ilha do Sol, famosa pela praia tranquila e hotéis de frente para o mar.

BAÍA DE CARTAGENA

Considerada uma das baías mais bonitas do mundo, a Baía de Cartagena é um dos melhores locais para curtir a arquitetura da cidade no entorno do mar em um tour panorâmico. Agende seu passeio de catamarã ou lancha e aproveite também para apreciar o belo pôr do sol. No passeio guiado dá para avistar e saber mais sobre atrações locais como o Forte San Fernando de Bocachica e o Forte San José de Bocachica. A escultura da Virgem do Carmo também pode ser vista pelo caminho.

MUSEU DAS ESMERALDAS

As esmeraldas colombianas também fazem sucesso em Cartagena. Entre praias, história e arquitetura, vale a pena incluir no roteiro o Museu das Esmeraldas. Durante a visita você aprende a avaliar esta pedra preciosa e entender as diferenças entre uma peça e outra, como a tonalidade e a pureza de uma esmeralda, por exemplo. Também há uma loja por lá. O museu fica no centro da cidade e a entrada é paga.(Reprodução/museo-internacional-esmeralda)

COMIDA TÍPICA DE CARTAGENA

Quem gosta de café vai adorar fazer uma pausa para provar a bebida. Assim, além de observar a paisagem e o dia a dia local, o café colombiano faz parte da história local. Uma dica é escolher um bar na charmosa Praça Santo Domingo, como o Café San Alberto, que serve café produzido em uma fazenda própria.

O que comer em Cartagena? As receitas típicas misturam vegetais, frutos do mar, peixes e frutas, principalmente bananas. Conhecer o Restaurante El Santísimo é uma ótima pedida para provar a culinária que mistura referências internacionais com ingredientes caribenhos. No cardápio há ceviche, frango, vários tipos de peixe e até carne de coelho. (Reprodução/cafe-san-alberto)

HOTEL CARTAGENA PLAZA

Preparando sua viagem para o Caribe Colombiano? Considere garantir seus momentos de descanso em hotéis boutique ou um resort de frente para o mar. Do centro histórico a bairros famosos, como Bocagrande, há um hotel ideal para você em Cartagena. Um dos indicados pela CVC na categoria muito confortável está o Hotel Cartagena Plaza, com ótimo custo-benefício e fácil acesso ao centro. Este hotel também tem piscina, dois restaurantes, discoteca e suítes com TV, secador de cabelo, ar-condicionado e wi-fi gratuito – disponível também em todo o hotel. Os quartos oferecem vista para a Baía, para o centro histórico ou para o mar.

Reserve agora seu hotel em Cartagena!

HOTEL GRAN MAREIRO

Neste episódio do Tô de Férias, um dos hotéis escolhidos para descansar em Fortaleza foi o Hotel Gran Mareiro. Com vista para a Praia do Futuro, uma das mais famosas da cidade, o empreendimento conta com dois restaurantes, bar, uma grande piscina, sauna, academia, salão de jogos, playground e kids club. Os quartos são decorados com cores claras e contam com ar-condicionado, TV por assinatura, telefone, frigobar e cofre individual. 

Reserve agora seu hotel em Fortaleza!

VILA GALÉ CUMBUCO

Localizado na bela Praia do Cumbuco, o resort all inclusive Vila Galé Cumbuco fica entre as dunas da Costa dos Ventos, integrado à natureza, oferecendo todo o conforto para suas férias no Nordeste. Com 416 quartos e suítes e 49 chalés, o resort conta ainda com três restaurantes, três bares, spa Satsanga, uma academia, campo de tênis, kids clube e piscinas.  As acomodações são equipadas com wi-fi, ar-condicionado, TV por assinatura, minibar, cofre e secador de cabelo. 

Reserve agora seu hotel em Fortaleza!

PRAIAS

Não há como negar que as praias de Fortaleza são a maior atração da cidade. São muitas as opções para relaxar à beira-mar ou praticar esportes náuticos como vela e kitesurfe, além de refrescantes mergulhos no mar de águas cristalinas. Entre as mais famosas estão a Praia do Futuro, a Praia de Mucuripe – onde fica a icônica estátua de Iracema – a Praia de Meireles, Praia de Morro Branco, Praia de Cumbuco, Praia de Águas Belas e Canoa Quebrada, que fica na fascinante Rota das Falésias. (Crédito: Divulgação/CVC)

BEACH PARK

Considerado um dos maiores parques aquáticos da América Latina, o Beach Park é um passeio obrigatório para quem viaja para Fortaleza. Localizado na praia Porto das Dunas, em Aquiraz, a 50 minutos de carro da capital, o parque possui atrações para toda a família, como piscinas, ondas artificiais, toboáguas radicais e até rio artificial com correnteza. Também oferece saunas e seis restaurantes com ótimas opções gastronômicas. (Crédito: Reprodução/ beachpark.com.br)

GRUTA MÃE D'ÁGUA + LAGOA DO URUAÚ

Durante a viagem para Fortaleza é possível dar uma esticadinha para a cidade de Beberibe e visitar dois pontos turísticos muito famosos: a Lagoa do Uruaú e a Gruta da Mãe D’água. A Lagoa é uma das maiores do Ceará, com mais de 18 km de extensão, com paisagem salpicada de coqueiros e cajueiros. O local é excelente para prática de esportes como o sandboard e skibunda.

Já a Gruta da Mãe D’água fica em uma fenda nas falésias e possui uma fonte natural de água doce. Você pode chegar até o local de carro, quadriciclo, buggy ou mesmo a pé para admirar o belo visual do lugar. (Crédito: Divulgação/CVC)

COMPRAS

Nada melhor do que aproveitar as férias em Fortaleza para fazer umas comprinhas! Um dos melhores lugares para comprar artesanato é o Centro de Turismo do Ceará, que funciona todos os dias. Instalado em um prédio de 1866, tombado pelo patrimônio histórico, que serviu como cadeia pública até o século 20. No local ficam cerca de 100 lojas situadas nas antigas celas, comercializando todos os tipos de artesanato cearense.

Mas se você quer encontrar o melhor pescado da cidade, vá ao Mercado dos Peixes do Mucuripe. Lá você encontra camarão rosa e cinza, diversos tipos de peixes, polvo, sururu, caranguejos, lagosta e outras delícias. E dá pra escolher o produto e mandar prepará-lo na hora, com opções de guarnições como arroz, baião de dois e macaxeira frita. (Crédito: Divulgação/CVC)

GASTRONOMIA

Em Fortaleza, sair para comer em uma segunda-feira pode se tornar uma experiência inesquecível. Isso se você escolher o Pirata Bar, um dos lugares mais animados da cidade, que faz a “segunda-feira mais louca do mundo”. O bar conta com apresentação de bandas regionais e uma produção caprichada. E se o jantar vier acompanhado de um show de humor? Pois no Beira Mar Grill tem! Diariamente são apresentados shows de música e de humor, enquanto você aprecia o cardápio, que dispõe de pratos a base de frutos do mar, carnes e deliciosas guarnições.

Para curtir a vista à beira-mar, aposte na Barraca e Restaurante Delícias das Jangadas. Com capacidade para até 500 pessoas, possui infraestrutura com acessibilidade para cadeirante, mezanino com vista panorâmica para o mar e cardápio com pratos exclusivos. (Crédito: Reprodução / pirata.com.br)

Hotel 725 Continental

O hotel escolhido pela equipe do programa é o 725 Continental Buenos Aires, a poucos minutos a pé da Casa Rosada, do Obelisco e de várias estações de metrô. Além da ótima localização, quem gosta de arquitetura vai adorar este hotel, construído em prédio histórico.

Vai viajar com a família? O 725 Continental Buenos Aires também é uma opção para usufruir de academia, piscina e até de serviços de SPA.  Aproveite as diárias com café da manhã e a infraestrutura dos quartos, equipados com wi-fi gratuita, minibar, secador de cabelo, cofre, ar-condicionado e TV.

Reserve já sua diária de hotel em Buenos Aires!

Plaza de Mayo

A Praça de Maio é um bom lugar para conhecer a rotina de Buenos Aires. Nesse ponto da cidade é possível observar a arquitetura dos prédios, monumentos, o movimento intenso de pedestres e veículos. A praça também tem grande participação política na história da argentina e rende ótimas fotos!

Nessa área há a Casa Rosada, que também é o Palácio do Governo e um dos pontos mais fotografados pelos turistas. Ali é possível conhecer a parte interna em uma visita guiada (necessita agendamento). O local abriga belas obras de arte e um museu. Saindo da Casa Rosada dá para chegar a pé à Catedral Metropolitana. A igreja é famosa pela importância histórica, já que abriga os restos mortais de San Martín, um dos heróis da independência argentina.

Bairros de Buenos Aires

La Boca – Caminito
Um dos endereços mais coloridos da cidade, a rua Caminito é uma ótima pedida para passear a pé sem pressa e curtir as lojinhas e cafés em uma viagem romântica ou com a família. Essa área é repleta de prédios com fachadas coloridas, concentra muitos artistas de rua e é um dos pontos turísticos que não podem ficar de fora do roteiro.

San Telmo
Outro bairro famoso na capital argentina é San Telmo. Para aproveitar o melhor dessa localidade, que é paralela à Avenida 9 de Julho, e próxima a várias estações de metrô. Inclua na agenda: a Feira de San Telmo e o Mercado de Pulgas de San Telmo. Ambos os lugares sempre rendem boas compras de souvenirs a achados inesquecíveis, principalmente para quem gosta de antiguidades.

Calle Florida

Se seu objetivo na cidade é compras, você precisa conhecer a Calle Florida! Essa rua corta o centro da cidade ao longo de pouco mais de 1 quilômetro e é famosa pela variedade de lojas e muita movimentação de pedestres.

Nas vitrines, é possível encontrar um pouco de tudo, de roupas a acessórios, e a maior parte dos estabelecimentos tem funcionários que falam português. Vale a pena visitar a Galeria Pacifico, um dos shoppings mais conhecidos da cidade, localizado entre a rua Florida e a rua San Martin. 

Passeios em Buenos Aires – Cultura

Garantindo seu hotel, passagem ou pacote de viagem para Buenos Aires, vale a pena reservar pelo menos um dia para conhecer atrações culturais interessantes.

A Livraria Ateneo, por exemplo, no bairro Recoleta, tem arquitetura apaixonante e já foi eleita pela imprensa britânica uma das livrarias mais bonitas do mundo. Os livros estão distribuídos em quatro andares de um antigo teatro e dá para conhecer camarins e a cafeteria. Outra opção é ir Museu Malba (Museu de Arte Latino-Americana de Buenos Aires), com um acervo de cerca de 400 obras, sala de cinema, loja e livraria.

Passeios em Buenos Aires – Diversão

Em busca de mais dicas do que fazer em Buenos Aires? Visitar lugares em que você tem contato com a música portenha sempre rende uma ótima experiência. Bares como Sr. Tango rendem noites com apresentações de dança bem produzidas. O Fuerza Bruta é outro local que oferece noites animadas com música, teatro e show de luzes.

Já o passeio de barco pelo rio da Prata é uma alternativa para conhecer a cidade de outro ângulo. O trajeto oferece um tour panorâmico pelo porto de Buenos Aires, o Yacht Clube Argentino e a Cidade Universitária, entre outras atrações pelo canal do rio da Prata.

Estádio La Bombonera

Além de arquitetura, cultura e gastronomia, a viagem a Buenos Aires também faz a alegria dos torcedores de futebol. Os apaixonados pelo esporte ficam na expectativa para visitar o estádio La Bombonera, do clube Boca Juniors. Neste episódio do Tô de Férias você confere mais detalhes do estádio, onde é possível visitar as arquibancadas, vestiários, o museu e muito mais.

Ao fazer um tour por Buenos Aires com a CVC você também pode solicitar uma visita guiada ao estádio Monumental de Nunez, do clube River Plate. Para ambos os estádios, oferecemos o transporte de ida e volta ao hotel e guia falando em português.

Cemitério da Recoleta

Uma das estrelas do bairro Recoleta, o passeio ao Cemitério se tornou um clássico de quem fecha um pacote de viagem para Buenos Aires.

O local é famoso pela arquitetura, tem muitas obras de arte e abriga o túmulo de celebridades portenhas, como Evita Perón. Apesar de parecer algo macabro, o passeio no Cemitério é gratuito e curioso. Dá para encaixar o tour com uma parada para um café ou refeição em restaurantes e barzinhos.

Turismo gastronômico

Dentre várias opções ótimas para curtir doces, carnes e outras delícias da Argentina, vale a pena saber mais sobre os restaurantes que o programa passou. O Café Tortoni, por exemplo, e é uma ótima opção para curtir arquitetura com porções rápidas, já que o local funciona desde 1858 e o menu é focado em cafés, bolos, frios, lanches e são apenas alguns pratos quentes.          

Já o Sagardi San Telmo, perto do Mercado de San Telmo, oferece pratos com um toque gourmet e contemporâneo. Carnes e peixes são ingredientes bastante utilizados. Os apaixonados por doces sempre associam a Argentina com doce de leite. Um dos melhores lugares para curtir esse mundo de perto é ir à doceria Dulce de Leche e CO, com decoração agradável e até degustação desse típico doce em várias versões.

HOTEL PRODIGY BERRINI

Localizado no centro financeiro da Berrini, ao lado da Marginal Pinheiros e a 30 minutos de carro do Aeroporto de Congonhas, o hotel recebe você em quartos com TV a cabo, minibar, cofre, ar-condicionado, calefação e workstation. Aproveite para relaxar no spa da cobertura, com sauna, fitness center, piscina e serviços de estética.

Para sua comodidade, o Hotel Prodigy Berrini possui recepção 24h, restaurante, estacionamento com manobrista e serviço de quarto 24h. Próximo à sua acomodação você encontra shoppings, minimercado, farmácia, bares, restaurantes e estação de trem.

Reserve já sua diária de hotel em São Paulo!

PARQUE DO IBIRAPUERA

A principal área verde de São Paulo tem 1,5 milhão de metros quadrados ao ar livre com inúmeras opções de atividades para todas as idades! Quadras poliesportivas, lagos, jardins e praças para piqueniques, bicicletas para locação, espaços para caminhar, correr e andar de skate, playgrounds, museus, eventos culturais na Oca e no Auditório Ibirapuera. Ufa! Não faltam motivos pra visitar o parque mais frequentado de São Paulo.

PRAÇA DA SÉ

Um dos cartões-postais do centro de São Paulo, a praça abriga a Catedral da Sé, inaugurada em 1954 no mesmo local da sua primeira construção (datada do século 16). O templo comporta 8.000 pessoas, tem um órgão com 10.000 tubos e uma cripta aberta a visitação. A igreja também tem importância histórica e política no país, já que alguns de seus sacerdotes foram figuras marcantes no combate à ditadura militar.

Em frente à catedral fica o Marco Zero da cidade, pequeno monumento de mármore em forma hexagonal, com um mapa simbólico das estradas que partem de São Paulo a outras cidades e estados. Além de servir como referência para marcar o início da numeração de vias públicas e rodovias estaduais, a peça reforça o papel central do estado paulista na formação do país.

MERCADO MUNICIPAL

Tradicional ponto gastronômico da cidade, o Mercadão foi inaugurado em 1933 no centro de São Paulo, com altíssimos 10 metros de pé-direito e belos vitrais importados da Alemanha. Além de ser rotina do dia a dia paulistano, o local é muito procurado por turistas brasileiros e estrangeiros em busca de frutas frescas e refeições tradicionais do mercado. Os mais famosos são o generoso sanduíche de mortadela e o pastel de bacalhau.

AVENIDA PAULISTA

A Paulista é um dos principais centros de cultura e entretenimento da cidade. Servida por várias estações de metrô e linhas de ônibus, a via concentra bares, restaurantes, cinemas, shoppings, lojas e centros comerciais, além do Museu de Arte de São Paulo (MASP) e do Parque Trianon.

Aos domingos, de manhã e de tarde, a avenida fica fechada para veículos, tornando-se um largo e extenso passeio para todas as idades. A Paulista fica tomada por gente caminhando, pedalando e andando de skate e patins, além de artistas que expõem peças nas calçadas e grupos musicais que se apresentam ao longo da avenida.

RUA 25 DE MARÇO

Ainda no centro, esta é a Meca das compras em São Paulo. Na rua e seus entornos você encontra comércio de todos os tipos. Brinquedos, armarinhos, roupas, tecidos, eletrônicos, fantasias, acessórios, entre outros. E o melhor, com preço muito baixo! Estima-se que cerca de 400 mil pessoas circulam na região ao longo do ano e que este número ultrapasse 1 milhão em datas comemorativas como o Dia das Mães e o Natal.

LIBERDADE

Basta um simples motivo para visitar este bairro incrível: ele abriga a maior comunidade japonesa do mundo, fora do Japão! Na região, também habitada por chineses e coreanos, você encontra diversos restaurantes, lojas de produtos orientais e os melhores karaokês da cidade.

O destaque fica a famosa Feirinha da Liberdade, aos fins de semana, onde você encontra peças de artesanato e pratos típicos da culinária oriental. Os mais jovens encontram aqui também opções de lojas voltadas a fãs de anime, cultura geek e k-pop.

MUSEU DO FUTEBOL

Localizado no Estádio do Pacaembu, o local é reservado aos amantes do esporte mais popular do mundo. Por meio de exposições permanentes e temporárias, biblioteca e midiateca com um vasto acervo e diversas atividades interativas, você vai conhecer (ou relembrar!) gols históricos, as diferentes torcidas de clubes, grandes competições e muito mais.

CANTINA CASTELÕES

Em funcionamento desde 1924, esta é a pizzaria mais antiga de São Paulo, localizada no bairro onde a comunidade italiana começou a se instalar na cidade, o Brás. O local conserva tradições locais, como a decoração marcada pelas toalhas de mesa quadriculadas, letreiro à moda antiga e preparação artesanal das pizzas.

PARQUE

Maior parque temático da América Latina, o Beto Carrero World, maior parque temático da América Latina, fica localizado na cidade de Penha, em Santa Catarina, e possui atrações incríveis para crianças e adultos. São diversos brinquedos radicais, shows, um zoológico e personagens famosos da Dreamworks, das animações Madagascar, Shrek e Kung Fu Panda. Somente em 2016 o parque recebeu mais de 2 milhões de visitantes, sendo 700 mil pessoas na temporada de verão. (Crédito: BCWimprensa)

CRIANÇAS

Para as crianças menores o parque reserva atrações especiais. Entre elas estão a Triplikland Marisol, Tigor Mountain, Tchibum, o Castelo das Nações, Ferrovia DinoMagic, Roda-Gigante e Raskapuska. E tudo isso com a presença dos divertidos personagens da Dreamworks, como Po, de Kung Fu Panda, o ogro Shrek e os animais de Madagascar. Leve as crianças ao espetáculo “Madagascar Circus Show”, repleto de dança, música e números circenses!

Outra atração muito popular com os pequenos é o zoológico, com mais de 1000 animais de 171 espécies diferentes. Lá você e sua família conhecerão ainda o Mundo Maravilhoso dos Cavalos, fazer passeios de pônei e alimentar filhotes com mamadeiras! A criançada ainda pode explorar e se aventurar pela Ilha dos Piratas e o cenários do Velho Oeste. (Crédito: BCWimprensa)

JOVENS E ADULTOS

Não são só os pequenos que aproveitam as atrações do parque. Para quem gosta de adrenalina o espetáculo "Velozes e Furiosos Show" é um prato cheio, com manobras radicais com motos, carros e um caminhão. Outra atração em que a diversão é garantida é o kart, com uma pista de corrida cheia de curvas! Ainda no mundo dos carros, já pensou em dirigir algum dos modelos de automóveis mais cobiçados do mundo? Pois no Beto Carrero World isso é possível! Os carros ficam expostos no Castelo das Nações e podem ser alugados para uma volta na Rodovia Beto Carrero.

Os fanáticos por fantasia vão se divertir com o show "Excalibur", com duelos medievais em busca da lendária espada do Rei Arthur. Mas se você gosta de sentir aquele friozinho na espinha de medo, então conheça o Portal da Escuridão, com criaturas aterrorizantes como o Drácula, Monstro do Laboratório, Possuída e o Maníaco da Serra Elétrica. (Crédito: BCWimprensa)

BRINQUEDOS RADICAIS

Falando em adrenalina, o Beto Carrero World reserva momentos radicais para você! A FireWhip é a montanha-russa mais impressionante do parque e a primeira invertida do Brasil, onde o trilho fica sobre a sua cabeça e seus pés ficam pendurados. O brinquedo chega a 100 km/h, com 5 loopings e 4,5 vezes a força da gravidade. Outra montanha-russa que promete gelar seu coração é a Star World Mountain, que atinge 86 km/h e chega a 35 metros de altura.

Já a Big Tower possui 100 metros de altura, o equivalente a um prédio de 30 andares. Na queda o elevador chega a uma velocidade de 120 km/h. E para terminar, o Madagascar Crazy River Adventure. Ao lado de Alex e sua turma você encara corredeiras e botem girando fora de controle! (Crédito: BCWimprensa)

PASSEIOS

Além de se divertir muito no Beto Carrero World, aproveite para fazer passeios com sua família nas cidades próximas. O parque fica em Penha, que possui muitas praias bonitas e a Ilha Feia - ao contrário do nome, possui beleza natural privilegiada. Distante 22 km do parque fica Balneário Camboriú, com praias, atrações como bondinhos e mirante, vida noturna agitada e uma deliciosa gastronomia. A cidade ainda é excelente para quem pratica esportes radicais.

Outra opção é Bombinhas, que fica a 44 km de Penha, e chama a atenção dos apaixonados pela natureza. A cidade possui rígidas regras ambientais – carros só podem entrar entre os meses de novembro e abril, além de pagar uma Taxa de Preservação Ambiental. O resultado de tanta proteção são praias limpas, piscinas naturais e as trilhas imperdíveis. E se quiser dar uma esticadinha para Florianópolis, a capital catarinense fica a 91 km, com muitas atrações culturais, praias e construções coloniais. (Crédito: Divulgação/CVC)

CENTRO HISTÓRICO DE SANTIAGO

Cercada pela Cordilheira dos Andes, Santiago possui diversas atrações. Algumas das principais estão no Centro Histórico, como a Praça das Armas, o coração da cidade. Ao seu redor ficam alguns dos principais edifícios da capital chilena e a bela Catedral de Santiago, construção, datada de 1748 e feita pelo arquiteto Joaquín Toesca, o mesmo do Palácio de la Moneda, outro importante marco do centro de Santiago. É sede da presidência e, em dias alternados, sempre às 10h, acontece a cerimônia de troca da guarda, uma ótima oportunidade para fotos.

O passeio continua até o Mercado Central, que vende diversos produtos como peixes, frutos do mar, legumes, frutas, verduras, artesanato e ainda possui deliciosos restaurantes. Um dos pratos servidos no local é a centolla, o famoso caranguejo gigante, bastante tradicional na cidade. Para encerrar, não deixe de visitar o Parque de Las Esculturas, localizado no bairro Providencia. O museu a céu aberto exibe obras de artistas locais em vários tamanhos, formas e materiais. (Crédito: Thinkstock)

SKY COSTANERA

Passeio imperdível em Santiago, o mirante fica no último andar da torre mais alta da América Latina, oferecendo uma vista em 360° de Santiago. O edifício conta com 300 metros de altura e o mirante fica no 62º andar. Em um dia de sol é possível ver a Cordilheira no lado oeste e, no inverno, os topo dos Andes nevados são um espetáculo à parte. Uma dica: os ingressos são mais baratos de segunda a quinta-feira. (Crédito: Reprodução/ skycostanera.cl)

VINÍCOLA UNDURRAGA

A vinícola Undurraga fica a cerca de 40 km de Santiago e é uma ótima opção de passeio para quem visita a capital e aprecia vinho. Fundada em 1885, é uma das mais antigas vinícolas do Chile. Com belas e charmosas paisagens, o tour pela vinícola dura 1h15 e começa com uma caminhada pelos vinhedos enquanto o guia conta um pouco da história do local. Os visitantes ainda recebem informações sobre o plantio das uvas, passeiam pelas adegas subterrâneas e degustam os vinhos produzidos. (Crédito: Reprodução/ instagram.com/undurragawines)

VALPARAÍSO

Segundo destino mais visitado do Chile, Valparaíso tem praias badaladas e um centro histórico com belos edifícios coloniais do século 19, declarado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. A cidade portuária fica a 144 km de Santiago é cercada por morros e, para auxiliar na subida, você pode embarcar em elevadores coloridos. Outro passeio imperdível é a casa de Pablo Neruda, com janelas de escotilha de navio e uma bela vista da sacada. (Crédito: Thinkstock)

VIÑA DEL MAR

Conhecida como Cidade Jardim, Viña del Mar fica bem próxima a Valparaíso e é um dos mais importantes balneários do Chile. As praias não são o principal atrativo para os brasileiros – o mar geladíssimo tem a influência da corrente de Humboldt, que vem da Antártica e sobe por quase todo o litoral chileno – mas mesmo assim são belas e ideais para um passeio tranquilo à beira-mar. A cidade conta com diversos castelos e palácios construídos no começo do século 20, uma rica gastronomia com base de peixes e frutos do mar, além de divertidos cassinos.

Uma das principais atrações da cidade é o Museu Fonck, que exibe uma coleção de peças arqueológicas relacionadas à Ilha de Páscoa. O ponto alto é um moai (estátua rapa nui) original que fica no jardim. Este é um dos dois únicos no mundo que estão fora da ilha, localizada a mais de 3,5 mil quilômetros da costa chilena. Conheça também o belo Relógio de Flores aos pés de Cerro Castillo. (Crédito: Thinkstock)

RESTAURANTE CHEZ GERALD

Um dos restaurantes mais clássicos de Viña del Mar, o Chez Gerald foi inaugurado em 1956 e passou alguns anos fechado até ser reaberto e remodelado, o que trouxe de volta a tradição e charme do passado. Fica localizado em uma rua de frente para o mar, com uma das mais belas vistas da cidade. O restaurante possui um menu à la carte e um menu de preço fixo, que incluem três alternativas de entrada, prato principal e sobremesa. (Crédito: Reprodução/ chezgerald.com)

 

PATAGÔNIA CHILENA

Ainda pouco conhecida dos brasileiros, a Patagônia Chilena tem como cenário as torres de granito no topo da Cordilheira Paine, a imensidão branca dos glaciares, lagoas e parte da Terra do Fogo, que é dividida entre o Chile e a Argentina. Uma das atividades mais conhecidas é caminhar pelas trilhas do Parque Aikén Del Sur para conhecer a sua rica biodiversidade e praticar esportes como cavalgada e embarcar em catamarãs.

Outra parte da Patagônia que deve fazer de seu roteiro é a Geleira de Laguna San Rafael. Os blocos de gelo têm 2 km de largura e 70 metros de altura, com diferentes tonalidades de azul. E a lista de lugares a conhecer ainda não acabou. É obrigatório o passeio de barco para a impressionante Catedral de Mármore, uma obra-prima da geografia esculpida pelas águas. Para completar, um banho relaxante nas piscinas termais da Enseada Pérez, com águas aquecidas naturalmente pelo Vulcão Maca. (Crédito: Thinkstock)

HOTEL BLUE RESIDENCE

Aproveite a experiência incrível de se hospedar de frente para o mar! Você vai se sentir em uma pequena vila arborizada, rodeada por piscina e praia, com uma decoração que mescla elementos modernos e rústicos. Um autêntico paraíso! Relaxe na área de lazer do hotel, equipada com hidromassagem, piscina, spa, academia e sala de jogos.

Nos quartos de decoração moderna e elegante, você vai encontrar as seguintes comodidades: ar-condicionado split, internet wi-fi, secador de cabelo, geladeira, TV de LED, entre outras. O estabelecimento recebe seus hóspedes com os serviços de café da manhã, segurança e recepção 24h, room service, agendamento de passeios e toalhas de piscina.

Reserve hoje sua diária de hotel em Jericoacoara!

DUNA DO PÔR-DO SOL

O sol poente aqui é um espetáculo natural, um ritual único que você não pode perder! Do alto deste cartão-postal da cidade, no canto esquerdo da Praia de Jeri, visitantes e locais se aglomeram para esperar o anoitecer em uma paisagem inesquecível.

Para os mais aventureiros, uma boa pedida para descer a duna pode ser o sandboard, uma prancha que desliza pela areia.

PEDRA FURADA E PEDRA DO FRADE

Outro cartão-postal de Jericoacoara, a Pedra Furada e sua fenda podem ser acessadas na maré baixa, em cujo percurso também se podem ver piscinas naturais e cavernas. Em caso de maré alta, você pode observar a pedra de cima do Morro do Serrote.

Seguindo na direção da Praia do Preá, você pode conhecer também a Pedra do Frade. Maior do que a famosa Pedra Furada, ela deve ser observada de lado, quando é possível notar a semelhança entre o rochedo e o perfil de um frade.

MANGUE SECO E LAGOA DA TATAJUBA

Nas redondezas da Vila de Jericoacoara, na cidade de Camocim, você vai conhecer o viveiro natural de cavalos-marinhos da praia de Mangue Seco, um paraíso natural preservado. Depois você vai passar de balsa pela Velha Tatajuba para ouvir relatos locais sobre este vilarejo que foi engolido pela areia.

Já em Nova Tatajuba, a parada para almoço é nas mesas dentro da lagoa de águas tranquilas. Ali você pode experimentar mergulhos relaxantes, saborear peixes e frutos do mar nas barracas à margem da lagoa e observar uma paisagem inconfundível.

LAGOA AZUL E LAGOA PARAÍSO

A paisagem é impressionante: águas transparentes, esverdeadas e azuladas, areia clara e fina. Este é o cenário da Lagoa de Jericoacoara, distante 30 minutos da cidade, acessível por buggy e dividida em duas partes.

Na Lagoa Azul você vai encontrar um ambiente mais rústico, onde também é ponto de parada dos passeios de buggy, com barracas simples e trampolins de madeira. Já na chamada Lagoa Paraíso existe uma boa infraestrutura para alimentação (bares e restaurantes) e descanso (espreguiçadeiras e redes). 

PRAIA DA MALHADA

Bem cotada para o surfe por suas ótimas ondas e no caminho para a Pedra Furada, a Praia da Malhada fica a 10 minutos do centro da vila de Jijoca de Jericoacoara.

O ambiente é pra quem quer sossego, já que ela é uma praia mais deserta e com menos estrutura. No local também existem piscinas naturais de águas calmas e mornas para curtir a paisagem e relaxar.

PRAIA DA LAGOINHA E LAGOA DAS ALMÉCEGAS

Localizada a 110 quilômetros de Fortaleza, na cidade de Paraipaba, a praia pode ser vista do alto de um penhasco, um mirante natural de 50 metros de altura do qual de avista a única duna do Ceará com areia avermelhada. A praia é bem estruturada, com barracas e restaurantes, e ideal para surfistas. Na região também estão disponíveis passeios de buggy, quadriciclo, de jangada e a cavalo.

A Lagoa das Almécegas pode ser atravessada por catamarã e oferece um mergulho relaxante em água doce e, geralmente, morna. Longe das praias agitadas, você pode curtir o momento e a paisagem em redes estrategicamente montadas sobre a água. Mais tranquilo, impossível!

RESTAURANTE FATEIXAS

O restaurante fica no centro de Paraipaba com vista para o mar, servindo bem aos visitantes da Praia da Lagoinha e Lagoa das Almécegas. Os pratos são generosos, com opções de frutos do mar, peixes, carnes e outros. Há redes de descanso, guarda-volumes e opções de passeio a partir do local também.

ALCHYMIST BEACH CLUB

Inaugurado em 2013 na Lagoa Azul, o clube de praia recebe você com restaurante, bar, espreguiçadeiras e redes dentro das águas cristalinas da lagoa, além de terraço VIP e loja de conveniência. O estabelecimento tem capacidade para atender mais de 1000 visitantes, além de estacionamento particular.

WISH SERRANO RESORT

Referência de hotelaria na Serra Gaúcha, o Wish Serrano Resort conta com infraestrutura de alto padrão, com muito conforto e requinte. Os 268 apartamentos são cercados por um bosque natural de araucárias e os hóspedes desfrutam de com diversas comodidades e opções de lazer, como SPA, fitness center, piscinas, saunas, salão de beleza, kids club, recreação, pista de caminhadas, quadra de tênis, além de refinados restaurantes que servem a melhor gastronomia do Rio Grande do Sul!

Reserve hoje sua diária na Serra Gaúcha!

NATAL LUZ

Neste ano acontece a 32ª edição do Natal Luz de Gramado, entre os dias 26 de outubro de 2017 e 14 de janeiro de 2018. O maior espetáculo natalino da América Latina atrai milhões de turistas todos os anos para a Serra Gaúcha com apresentações, espetáculos, desfiles e decoração especial, que emociona adultos e crianças. A grande novidade deste ano é o espetáculo inédito Reencontros de Natal, realizado às margens do Lago Joaquina Rita Bier. (Crédito: Cleiton Thiele/SerraPress)

MUSEUS DE GRAMADO

Gramado possui ótimos museus e com temáticas bem inusitadas! Comece pelo Museu de Cera Dreamland, o primeiro museu desse tipo do Brasil, que apresenta réplicas perfeitas de personalidades e celebridades do mundo inteiro, como Albert Einstein, Psy, Abraham Lincoln e até o Homem de Ferro! Já o Museu Harley Motor Show é um prato cheio para os aficionados por velocidade. O local homenageia a lendária marca de motocicletas e tem cenografia que remete aos cassinos de Las Vegas e cerca de 30 motos raras. (Crédito: harleymotorshow.com.br/Reprodução)

FÁBRICA DE CHOCOLATE PRAWER

Faça uma visita gratuita em uma verdadeira fábrica de chocolates! A Prawer Chocolates fica em Gramado e abre suas portas para os visitantes conhecerem todo o processo artesanal de fabricação em um delicioso e divertido passeio. Há mais de 40 anos na cidade, a Prawer possui uma linha com mais de 150 itens de deliciosos chocolates artesanais. (Crédito: prawer.com.br/Reprodução)

MINI MUNDO

O parque ao ar livre Mini Mundo, localizado em Gramado, possui réplicas fiéis de prédios de várias partes do mundo, ricas em detalhes. Juntas, constituem uma cidade em miniatura, com milhares de mini habitantes, onde tudo é 24 vezes menor do que a realidade. Destaque para o Castelo de Neuchwanstein, da Alemanha, Museu do Ipiranga, de São Paulo, e Aeroporto de Bariloche, na Argentina. O parque conta com infraestrutura para alimentação, lojas e espaço infantil. (Crédito: Divulgação CVC)

ESPETÁCULO KORVATUNTURI

Viva uma experiência sensorial e criativa em Gramado: o mundo de Korvatunturi. O show com arte circense traz o antigo e sábio povoado de Korvatunturi que ensina os verdadeiros valores da vida: encontrar o amor nas coisas mais simples e aprender que praticar o bem é ser muito mais feliz. O espetáculo multimídia possui belos cenários e figurinos e já foi visto por mais de meio milhão de pessoas em todo o Brasil. (Crédito: korvatunturi.com.br/Reprodução)

MUNDO A VAPOR

O curioso parque temático Mundo a Vapor fica na simpática cidade de Canela e apresenta réplicas de diferentes tipos de máquinas a vapor, utilizadas na produção de papel, madeira, ferro e energia elétrica. Entre as atrações, estão ainda telefone de discar antigos, máquinas de costura, relógio a vapor, acessórios e pecas de roupas de época. (Crédito: Divulgação CVC)

BONDINHOS + CASCATA + ESTAÇÃO ANIMAL

Um dos principais cartões-postais da Serra Gaúcha, a Cascata do Caracol fica em Canela, no Parque do Caracol. Com beleza impressionante, pode ser observada de duas formas: a partir dos mirantes do parque dos bondinhos Parques da Serra. Os Bondinhos Aéreos foram construídos no local onde antes havia um bondinho antigo, mais simples e aberto. Os novos possuem cabine fechada e foram fabricados na Suíça, semelhantes aos do Parque Unipraias, de Balneário Camboriú.

Uma das paradas mais interessantes é a Estação Animal, com um desnível de 130 metros e o Espaço das Esculturas que Falam, com cerca de 85 peças talhadas em madeira pelo artista plástico Masaharu Hata. As esculturas reproduzem a aparência e também o som dos animais.

ARMAZÉM DA ROSA MOSQUETA

Ponto de parada tradicional na cidade de Nova Petrópolis, o Armazém Rosa Mosqueta é especializado em ervas e essências. Você poderá acompanhar uma demonstração da extração das essências alecrim e lavanda, degustar chás e receber amostras de produtos. (Crédito: turismonovapetropolis.com.br/Reprodução)

LABIRINTO VERDE + PRAÇA DAS FLORES

No centro de Nova Petrópolis fica a bela Praça das Flores (Praça da República), cuja maior atração é o Labirinto Verde. O desafio é achar o centro do labirinto, que possui pódio feito de cimento, para você registrar o momento! O labirinto conta com 26 metros de diâmetro e 1,7 mil mudas de ciprestes com 2 metros de altura. É diversão garantida para todas as idades. (Crédito: Divulgação/Sabrina Schuster - Prefeitura de Nova Petrópolis)

CHURRASCARIA + NOITE GAÚCHA

A Churrascaria Garfo e Bombacha, localizada em Canela, apresenta um dos melhores shows de folclore do Rio Grande do Sul. O restaurante serve o famoso e tradicional churrasco na vala e chimarrão, tudo acompanhado com músicas e danças típicas, como a chula, boleadeiras e fandango. (Crédito: garfoebombacha.ml/Reprodução)

CONRAD PUNTA DEL ESTE

Localizado em um dos balneários mais sofisticados do Uruguai, o Conrad Punta del Este Resort & Casino é um dos centros de entretenimentos mais importante da região. O resort possui 294 apartamentos, todos com vista para o mar, entre os quais se incluem 41 luxuosas suítes. A grande atração é o Cassino, no melhor estilo Las Vegas, com 75 mesas que oferecem a oportunidade de prêmios fantásticos. E na hora de relaxar, você poderá curtir a piscina, SPA, além de provar as delícias servidas no restaurante gourmet Saint Tropez, com a inigualável vista para a Ilha Gorriti.

Reserve já sua diária de hotel em Punta del Este!

HOTEL RADISSON COLONIA

O Radisson Colonia del Sacramento Hotel & Casino está localizado junto
ao Río de la Plata, a apenas um quarteirão do centro histórico, declarado patrimônio da humanidade pela Unesco. Possui uma bela piscina, projetada sobre o espelho d’água do rio, além de jacuzzis externas e internas, sauna seca, sala de massagens e academia. Para quem gosta de apostar, confira as instalações do cassino, com slots e mesas de roleta e black jack. Os 75 quartos têm vista para o rio, equipados com ar-condicionado, tv a cabo, internet wi-fi, telefone e cofre.

Reserve já sua diária de hotel em Colonia del Sacramento!

HOTEL NH COLUMBIA (MONTEVIDÉU)

Situado no centro de Montevidéu, o hotel NH Columbia tem acesso fácil do aeroporto internacional de Carrasco e fica bem próximo a vários centros de compras. Possui diversos espaços para eventos e o restaurante internacional Portón Nuevo. Você terá à disposição a academia do hotel, com sauna e solário. Os 136 apartamentos oferecem ambientes agradáveis onde trabalhar, relaxar e dormir confortavelmente. Dispõem de wi-fi grátis e uma variedade de amenidades modernas.

 Reserve já sua diária de hotel em Montevidéu!

BALNEÁRIO DE PUNTA DEL ESTE

Com mansões de luxo, restaurantes refinados, praias, hotéis-cassinos cinco estrelas e vida noturna animada, o balneário localizado no encontro do Rio da Prata com o Mar Atlântico é um dos locais mais badalados da costa sul-americana. As praias Mansa e Brava são as mais conhecidas de Punta del Este, sendo a primeira de águas calmas, atraindo principalmente famílias, enquanto a segunda é point predileto dos surfistas. Para quem aprecia um passeio mais ecológico, a dica é visitar a Ilha de Lobos, que abriga cerca de 200 mil lobos-marinhos e 10 mil leões marinhos. E na hora das compras, passeie pela Avenida Gorlero, com muitos bares, restaurantes, lojas e galerias.

Se você procura por glamour, caminhe pelo porto da cidade, com iates e embarcações de todas as partes do mundo, além do bairro Beverly Hills, onde estão concentradas as grandes mansões de Punta. E para fugir um pouco da muvuca, que tal visitar as áreas de Barra e José Ignácio, com ruas calmas e ambiente mais rústico e simples. (Crédito: Thinkstock)

MONUMENTO LOS DEDOS + PRAIA BRAVA

Localizado na Parada 1 da Praia Brava, o Monumento Los Dedos – A Mão é um dos símbolos mais famosos de Punta del Este. Foi esculpido em 1982, pelo artista plástico chileno Mario Irrazábal, durante o Primeiro Encontro Internacional de Escultura Moderna ao Ar Livre. A mão significa a “presença do homem na natureza” e “o homem surgindo à vida”. O local é muito procurado por turistas para garantir aquela tradicional foto de lembrança da viagem.

Com 40 paradas no total e banhada pelo Oceano Atlântico, a Praia Brava possui ondas fortes, o que a torna bastante procurada por surfistas. Embora muito badalada, prepare-se para águas bem mais frias do que os brasileiros estão acostumados. Mesmo no verão, o mar costuma ser um pouco gelado. Mas ainda sim vale tomar sol na areia e se divertir muito à beira-mar. (Crédito: Thinkstock)

CASAPUEBLO COM PÔR DO SOL + JANTAR

Com características únicas, fruto da imaginação do pintor e escultor uruguaio Carlos Paez Vilaró, a Casapueblo reúne museu, galeria de arte, hotel e restaurante. Além das belas obras de arte, a visita proporciona um visual panorâmico a partir dos terraços, principalmente na hora do por do sol. O espetáculo da natureza é acompanhado por uma gravação de um texto composto por Vilaró, em que ele agradece o sol pela sua existência e se depende de mais um dia.

A casa está localizada a apenas 16 km da região central de Punta del Este. Aproveite a vista incrível e tenha um jantar aconchegante no restaurante Las Terrazas, que vai te surpreender com um menu de cozinha internacional. (Crédito: Thinkstock)

CENTRO HISTÓRICO DE COLONIA

Declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, Colonia del Sacramento é um convite para viajar no tempo e conhecer um lado mais português do Uruguai. Fundada pelos lusitanos e objeto de disputa entre as coroas de Espanha e Portugal, a pequena cidade que fica à beira do Rio da Prata, a 180 km de Montevidéu. Suas ruelas de paralelepípedos são iluminadas por lanternas de luz amarelada, ladeadas por antigas casas, decoradas com todo tipo de flores.

Entre os principais atrativos do Centro Histórico estão a Plaza de Armas Manuel Lobo, a Basílica do Santíssimo Sacramento, a Puerta del Campo e o Bastión de San Miguel. Um local, entretanto, não deve faltar em seu roteiro: a Calle de los Suspiros (Rua dos Suspiros), a rua mais antiga de Colonia, repleta de lendas. Uma delas diz que por ali passavam os condenados à morte, que eram levados até o rio para serem fuzilados. Outra teoria é de que uma jovem esperava pelo namorado quando um mascarado a atacou, restando-lhe um último suspiro antes do adeus ao amado. (Crédito: Thinkstock)

PORTO + FAROL

É a partir do Porto que chegam muitos turistas de Buenos Aires à Colonia del Sacramento. Moderno, o espaço possui caixas eletrônicos, casa de câmbio, lanchonete e serviço de táxi. Ao desembarcar, o turista deve retirar suas malas na esteira e passar pelo raio X. Um dos atrativos é observar o belo pôr do sol no Rio da Prata.

Já o farol de Colonia del Sacramento é único no Uruguai devido ao seu formato. Com base quadrada que depois se transforma em forma cilíndrica, foi erguido sobre as ruínas do convento de São Francisco. Oferece a melhor vista da cidade, para o centro histórico e o Rio da Prata. A dica é subir durante o pôr do sol, para curtir ainda mais o espetáculo e os reflexos na cidadezinha lá em baixo. (Crédito: Thinkstock)

FÁBRICA DO AZEITE PUNTA LOBOS

Impossível viajar pelo Uruguai e não fazer uma parada na fazenda Punta Lobos, que produz artesanalmente azeites da melhor qualidade. A estância, administrada pela família Cohen, vende o “azeite de boutique”, com produção de 8 mil litros por colheita e um sabor sem igual. A visita inclui degustação, passeio guiado à plantação e aos procedimentos de fabricação. (Crédito: puntalobos.com.br/Reprodução)

ATRAÇÕES DE MONTEVIDÉU

Capital e maior cidade do país, Montevidéu é tranquila e arborizada, perfeita para caminhadas. O ponto inicial de qualquer passeio é a Plaza Independencia, seguindo pelas ruas da Ciudad Vieja, passando pelo Teatro Sólis e a Puerta de la Ciudadela, um portal que restou da época colonial, quando toda a cidade era cercada por um muro. Continue caminhando até deparar-se com a construção mais imponente de Montevidéu: o Palácio Legislativo, com bela arquitetura e rica em detalhes.

Outros pontos que merecem sua visita é a Igreja Matriz - Catedral Metropolitana de Montevidéu, principal igreja católica da capital uruguaia, que fica defronte a Plaza Matriz; o Cartel Montevideo (escultura da palavra "Montevideo" localizada na Rambla de Pocitos e um dos locais mais procurados para tirar fotos); além do Estádio Centenário, que mantém um museu sobre o esporte e é palco de eletrizantes partidas de futebol. Depois de tanta andança, tire umas horas para saborear a deliciosa parrilla servida nos restaurantes do Mercado Del Puerto, um dos símbolos da cidade. (Crédito: Thinkstock)

VINÍCOLA JUANICO

Situada a 40 minutos de carro de Montevidéu, a Vinícola Juanico é a maior do Uruguai, fabricante do vinho Don Pascual. Com centenas de hectares de uvas plantadas, produz mais de 5 milhões de litros de vinho, que pode ser degustado durante a visita. Conta ainda com um restaurante charmoso e que serve pratos excelentes. (Crédito: juanico.com/Reprodução)

CASA DE SHOW "ÉL MILONGON"

No coração do bairro “candombeiro” de Montevidéu fica a casa de shows El Milongón, que oferece espetáculos de danças típicas do Uruguai como o candombe, tango, milonga e folclore, com a participação de 35 artistas, entre cantores, músicos, bailarinos e personagens típicos. A noite regada a muita música fica completa com um delicioso jantar, acompanhado de uma carta de vinhos nacionais e importados. (Crédito: elmilongon.com.uy/Reprodução)

RESTAURANTES

Com ambiente tranquilo e aconchegante, o restaurante Francis Carrasco fica na zona leste da cidade e serve pratos tradicionais do Uruguai com muito glamour. Possui uma área reservada para reuniões de negócios e um amplo deck.

Outra dica é o restaurante de Punta Carretas, El Viejo Y El Mar, inspirado no clássico da literatura de Heminway. O ambiente possui um jardim paradisíaco e pérgulas com vista para o mar. Oferece cozinha internacional com especialidade em peixes e frutos do mar, além de massas artesanais, carnes, saladas e sobremesas. (Crédito: francis.com.uy/Reprodução)

OLINDA + BONECOS GIGANTES

Vizinha à Recife, o município de Olinda é referência quando o assunto é Carnaval e também rende passeios interessantes em qualquer época do ano. Aproveite para fazer um tour por várias igrejas erguidas no século 16, como a Igreja da Misericórdia e a Igreja da Sé – ideal para quem curte arquitetura! Reserve pelo menos um dia para descansar nas praias, como a de Casa Caiada, e caminhar pelo centro histórico, conhecido pelas fachadas coloridas e pontos com vista para o mar!

Mesmo fora do Carnaval, a tradição dos bonecos gigantes de Olinda pode ser sempre prestigiada. Quem conhece os bonecos se surpreende pela perfeição e riqueza de detalhes. Atualmente, o acervo dessas obras é tão amplo que várias delas ficam em exposição na Embaixada dos Bonecos Gigantes, localizada em Recife, próximo ao Marco Zero. Dá para se divertir e tirar fotos de bonecos gigantes de famosos, como o do Papa Francisco e até do juiz Sérgio Moro. (Divulgação CVC)

VILA DE PORTO DE GALINHAS

Uma das áreas mais badaladas de Porto de Galinhas é o centro, também chamado de Vila de Porto. Lá dá para curtir a praia da Vila, quase sempre lotada de banhistas, e várias opções de compras. Quando você sair das areias ou à noite, vale a pena passear pelas ruas, repletas de cafés, bares e lojas de artesanato. O principal objeto produzido à mão que você encontra por lá é a galinha de madeira ou cerâmica, mas também há outros itens de decoração, vestuário e roupas de banho. (Reprodução/Instagram)

PASSEIOS EM RECIFE + BARCO E CATAMARÃ

Recife tem uma relação forte com a água, afinal, a capital pernambucana é contornada por mar e rios e é conhecida como "Veneza brasileira". Conviver com embarcações e pontes sobre rios faz parte do estilo de vida local. É possível fazer passeios de barco para conhecer a arquitetura e alguns pontos turísticos da cidade, como a Coluna de Cristal, instalada no recife em frente ao porto e ao Marco Zero. Passeios de catamarã também são comuns, como o trajeto pelo rio Capibaribe, por exemplo, que passa por Recife e Olinda. (Divulgação CVC)

PORTO DE GALINHAS + PRAIA DE CARNEIROS

Praias lindíssimas podem ser combinadas com a sua viagem à Recife. Um dos destinos mais procurados aqui da CVC, por exemplo, é Porto de Galinhas, a aproximadamente 1 hora de carro. As praias de Muro Alto, com piscinas naturais, e a do Cupe, com uma faixa de mar tranquilo, são algumas das praias frequentadas por jovens e famílias. Essa localidade também recebe surfistas e é conhecida como ponto de mergulho com snorkel pelos recifes de corais.

Com mais 1 hora de viagem em direção ao sul de Pernambuco, dá para curtir a praia de Carneiros, no município de Tamandaré. A praia surpreende pelo mar de águas cristalinas em tons de verde e tem um charme a mais: a Capela de São Benedito, que fica na areia, entre os coqueiros. O mar calmo e as areias brancas completam o cenário digno de cartão-postal! A praia de Carneiros fica perto de mangues e ilhas e também rende passeios de catamarã. No trajeto há paradas para banho de argila e banho de mar em bancos de areia. (Divulgação CVC)

GASTRONOMIA

Se o objetivo é provar a cozinha típica de Pernambuco, pratos com frutos do mar não podem faltar à mesa. Já quem busca variedade vai encontrar boas opções contemporâneas em Recife, que tem restaurantes de culinária tradicional e também locais especializados em gastronomia internacional, como cozinha indiana, francesa, italiana etc. Já em Olinda, o destaque é a presença da mandioca e de frutos do mar como ingredientes. Uma dica é ir ao restaurante Oficina do Sabor, com receitas bem brasileiras assinadas pelo chef César Santos. (Reprodução/Facebook)

HOTEL ATLANTE PLAZA

Instalado na praia de Boa Viagem, em Recife, o hotel é uma ótima opção para curtir a praia sem sair da cidade. Depois do passeio, aproveite para descansar nos quartos com ar-condicionado, frigobar e internet wi-fi. Nos horários livres não deixe de curtir a piscina que fica no terraço, onde há uma vista incrível para o mar.

Reserve já sua diária de hotel em Recife!

ENOTEL ACQUA CLUB PORTO DE GALINHAS

De frente para o mar de Porto de Galinhas e próximo à vila, o resort oferece sistema all inclusive e a comodidade de vários restaurantes com decoração temática. Para quem viaja com crianças, há parque aquático com piscinas de ondas e rio lento! Também há kids club e equipe de recreação. Enquanto os pequenos se divertem, aproveite os serviços de SPA e os demais itens de lazer, já que há diversas piscinas, quadra de tênis e minigolfe. As suítes são confortáveis, com camas queen size e têm varanda e wi-fi gratuito.

Reserve já sua diária de hotel em Porto de Galinhas!

RECIFE ANTIGO E ARREDORES

Entre igrejas barrocas e fachadas de prédios centenários – muitos deles erguidos na época da escravatura –, um dos lugares que não podem faltar no seu roteiro em Recife é o centro histórico, chamado de Recife Antigo. Essa área é cercada de pontos turísticos! Em poucos minutos é possível fazer roteiros rápidos, a pé ou de carro, passando pelo Marco Zero da cidade, à beira-mar, e por belas igrejas, como a Madre de Deus e a São Pedro dos Clérigos, ambas tombadas como patrimônio histórico nacional.

Nos arredores, há museus como o Paço do Frevo, espaço cultural que recebe apresentações e conta a história do frevo, ritmo que é uma tradição popular e considerado patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco. Continue o passeio na Praça da República, onde está instalado o imponente Palácio da Justiça e o Palácio do Governo – aberto para visitas guiadas. (Divulgação CVC)

ARTE EM RECIFE

A capital do Pernambuco, Recife, é um exemplo de cidade que abre espaço para manifestações artísticas e culturais. Um dos locais que valem o passeio é o Instituto Ricardo Brennand, complexo que inclui castelo, jardim e pinacoteca. Há objetos históricos, esculturas e obras de arte por, praticamente, todos os cantos.

Entre as atrações famosas também há as obras assinadas por Francisco Brennand, abertas para visitação no Parque das Esculturas e na Oficina Cerâmica Francisco Brennand. A arte pública também é muito presente, já que a cidade tem cerca de 70 murais e mais de 100 monumentos catalogados, incluindo obras que homenageiam escritores, como a escultura de Clarice Lispector. (Reprodução/Facebook)

WISH RESORT FOZ DO IGUAÇU

O resort oferece a hospedagem ideal para os visitantes das Cataratas do Iguaçu, já que fica a apenas 5 quilômetros da atração natural. Você pode aproveitar para relaxar na psicina e banheira de hidromassagem, além de se divertir no campo de golfe, salão de jogos, entre outras atividades. As acomodações são equipadas com internet wi-fi grátis, TV a cabo, frigobar e cofre. O hotel ainda oferece serviços de lavanderia, baby sitter, serviço de quarto, entre outros.

Reserve já sua diária de hotel em Foz do Iguaçu!

PARQUE DAS AVES + VALE DOS DINOSSAUROS

Parque das Aves é uma das atrações mais interessantes para se conhecer e ir além do roteiro básico em Foz do Iguaçu. Fica dentro do Parque Nacional do Iguaçu e é possível visitá-lo no mesmo dia da trilha pelas cataratas. É incrível a experiência de ver inúmeras espécies, das mais variadas cores, bem de perto. Tanto as crianças quanto os adultos ficam encantados! Os animais ficam acessíveis em algumas áreas do parque e dá até para tirar foto com araras e tucanos.

Outra dica é ir ao Vale dos Dinossauros, uma das atrações mais recentes da região. Neste verdadeiro museu a céu aberto, aproveite para tirar fotos dos dinossauros em tamanho real. Na hora de se programar para visitar o Vale dos Dinossauros de Foz vale a pena já comprar seu ingresso para o Museu de Cera Dreamland, que fica ao lado. Lá você vai se divertir com as réplicas de artistas famosos, nacionais e internacionais, que de tão perfeitas até parecem ser a pessoa de verdade.

HIDRELÉTRICA ITAIPU

Com uma mega infraestrutura capaz de gerar energia para dois países: Brasil e Paraguai, a Hidrelétrica de Itaipu chama a atenção pela grandeza e pela organização durante as visitas guiadas. Quem escolhe esse passeio em Foz do Iguaçu conhece a usina a bordo de um ônibus e recebe várias informações interessantes em uma palestra informativa. Também é possível conhecer o lago artificial de Itaipu e até a usina por dentro, no interior das salas de operações. Lembrando que Itaipu é a maior usina do mundo em produção de energia elétrica. É um tour inesquecível!

FREE SHOP ARGENTINA + COMPRAS NO PARAGUAI

Em Foz do Iguaçu também há um Free Shop que fica fora do aeroporto. O shopping, decorado com espaços temáticos, está localizado antes da fronteira de Foz com a cidade de Puerto Iguazú, na Argentina, e é super fácil de chegar, já que há vários hotéis que oferecem traslado gratuito até lá durante o dia todo.

Por falar em compras, em Ciudad del Este, no Paraguai, também é possível encontrar um pouco de tudo, desde brinquedos, perfumes, eletrônicos, roupas e vários outros itens que atraem os turistas pelos preços mais baixos se comparados aos do Brasil. A maior parte das lojas aceita dólares, reais e a moeda local, guarani. Os visitantes ficam livres para circular pelos shoppings e ruas da cidade durante a ida até a cidade paraguaia, mas fique atento ao horário de retorno combinado com o guia, pois Ciudad del Este tem fuso horário de 1h a menos em relação ao horário de Brasília.

PARQUE NACIONAL DO IGUAÇU + MACUCO SAFARI

Parque Nacional do Iguaçu é uma reserva natural que ocupa uma área de mais de 180 mil hectares no Paraná. Em meio a muito verde, você encontra várias espécies de árvores, aves, trilhas e cachoeiras de cair o queixo – muitas vezes acompanhadas de um belo arco-íris! Dentre as quedas d´água, 19 são consideradas principais, com o salto Floriano, o San Martin e a Garganta do Diabo, além de vários outros saltos imponentes contando com o lado argentino do parque. Para conhecer as cachoeiras de um ângulo diferente, é imperdível optar por fazer o Macuco Safari, passeio que te leva para um tour de barco pelo rio Iguaçu.

RESTAURANTES

Na saída do Parque Nacional do Iguaçu, o restaurante Porto Canoas é uma boa opção para descansar e comer bem depois da caminhada pelas cachoeiras. Há vista para o rio Iguaçu e mesas ao ar livre ou na parte coberta. Ao lado também há lanchonetes e lojinhas para garantir seu souvenir.

Se a ideia é unir jantar com show, a Churrascaria Rafain é o lugar certo. Há variedade de comida e bebidas acompanhadas de uma apresentação animada sobre a cultura local e de outros países latinos, com direito à roupas típicas e muita música. Já na visita a Puerto Iguazu, um dos locais mais queridos pelos turistas é o restaurante El Quincho del Tio Querido, famoso pelos cortes de carnes tipicamente argentinos.

PUERTO IGUAZU

Com tempo para esticar o passeio na Argentina? Então inclua duas atrações bacanas na sua lista: o bar de gelo e o cassino. No Icebar tem que ter coragem para entrar no ambiente que vai estar à cerca de -10 graus de temperatura. Aproveite para experimentar drinks servidos em copos de gelo! Para se divertir com algo bem diferente das atrações do Brasil você tem que ir no Casino Iguazu, o lugar certo para se divertir nas máquinas de jogos e tentar a sorte com prêmios em dinheiro. Também vale a pena a visita para curtir o ambiente luxuoso.

CITY TOUR EM FOZ DO IGUAÇU

Sem sair de Foz do Iguaçu também dá para fazer passeios que rendem fotos bacanas e nem parece que você está na mesma cidade. Foz abriga uma bela Mesquita Islâmica, instalada no centro. O Templo Budista é outro destaque que mostra bem a mistura de culturas convivendo em harmonia, assim como o Marco das Três Fronteiras, obra que representa o encontro de terras brasileiras, paraguaias e argentinas. Aqui na CVC, todos esses locais fazem parte do city tour por Foz do Iguaçu, muitas vezes já incluso no pacote. Programe-se!

Pousada Maria Bonita 29
Serra da Capivara, com Petrolina e Teresina: roteiro completo
Pousada Maria Bonita 58
Uma espcie de blog a partir da fotografia - renato roque
Pousada Maria Bonita 77
Casal Em Video Caseiro Fazendo Sexo Gostoso - MecVideos
Pousada Maria Bonita 76
Dicas e posts sobre Foz do Iguau - Viaje na Viagem
Pousada Maria Bonita 22
Lenis Maranhenses: o que fazer em 3, 5 ou 7 dias
Pousada Maria Bonita 5
T de Frias CVC Viagens
Pousada Maria Bonita 88
Pousada Maria Bonita 19
Pousada Maria Bonita 64
Pousada Maria Bonita 84
Pousada Maria Bonita 48
Pousada Maria Bonita 26
Pousada Maria Bonita 79
Pousada Maria Bonita 3
Pousada Maria Bonita 51
Pousada Maria Bonita 53