Fotos do deserto de atacama - chile



Fotos do deserto de atacama - chile

A dica deste post de ponto turístico para se conhecer fica no Chile. Uma escultura chamativa e indiscreta “A mão do deserto”, este é o nome da obra de arte criada pelo escultor Mário Irarrázabal. Composta por ferro e cimento, a escultura possui 11 metros de altura. Localizada ao lado da estrada panamericana, que passa do norte ao sul do deserto do Atacama.

Localizando-se a exatos 2.440 metros de altitude, entre as águas do Pacífico e a cordilheira dos Andes, o deserto do Atacama proporciona novas e inesquecíveis experiências a turistas e arqueólogos.

O deserto mais árido e alto do mundo fica situado ao norte do Chile, e é bastante visado para a prática de trekking, montaria, montanhismo, off-road e mountain bike.

Deserto do AtacamaDeserto do Atacama

Quem se aventura pelo Atacama se refugia, principalmente com o cair da noite (e, conseqüentemente, da temperatura), em São Pedro de Atacama. Capital arqueológica do país, a cidade preserva seus costumes e arquitetura, sediando festas típicas, como o desfile de Santa Rosa, em agosto. É também em São Pedro de Atacama que estão os restaurantes, bares e lojas, além do Museu Arqueológico Padre Le Paige, que mostra a cultura atacamenha no decorrer de 11 mil anos de história.

Viajar para o Atacama significa visualizar entre rochas recortadas o Licancabur (vulcão de 5.916 metros de altura que separa o Chile e a Bolívia) e conhecer desde povoados de um só habitante, vales (Vales da Lua e da Morte) a gêiseres (El Tatio), cânions em vales multicoloridos.

[Show as slideshow]

Seja Bem Vindo ao Deserto do Atacama

O monumento foi inaugurado em 1992, inspirado na praia, o escultor concluiu o projeto em apenas 6 dias. A curiosa mão submersa na areia, representa a mão de alguém se afogando, por isso, apenas seus dedos são visíveis.

Você deve ser bastante aventureiro para chegar próximo a este monumento perturbador. Esteja atento a sua bagagem, pois ela deve conter botas para caminhada, roupas confortáveis, boné, óculos de sol, protetor solar e etc. Você pode passar 7 dias neste lugar excêntrico através da agência Intravel. Garanta já o seu pacote aqui e boa viagem!

Intravel

A mao do deserto atacamaA Mão do Deserto do Atacama

Dicas Para Visitar o Deserto do Atacama

Quem Deve Ir

Os aventureiros que adoram e não dispensam uma boa aventura. Por lá você poderá explorar cordilheiras, salares, vulcões, e lagoas, em meio a um belo céu azul-turquesa sem nuvens, cheio de estrelas, além de uma flora e fauna impressionantes.

Melhor Época 

Você pode desfrutar desse lugar incrível e único o ano todo, mas evite a época de lua cheia, que esconde as estrelas. Saiba que os meses de meia-estação são os melhores, já que conta com temperaturas mais amenas. No inverno, que vai de junho a agosto, a temperatura varia de 9ºC a 24ºC, e pode cair para abaixo de zero nas madrugadas.

Temperatura e Clima No Deserto do Atacama

Neste site você consegue saber sobre o clima no Deserto do Atacama hoje, a cada hora, próximos 5 ou 10 dias e até no final de semana, vale a visita!

Wheather

Clima No Deserto do AtacamaClima No Deserto do Atacama

Como Chegar

De avião, saiba que o voo Santiago-Calama dura 1h45. Até San Pedro de Atacama, deve-se percorrer mais uma hora e meia de carro.

Idioma

No deserto do Atacama os moradores falam o idioma espanhol.

Moeda

A moeda local é o peso chileno, ou seja, US$ 1 = 491,3 pesos chilenos. E 1.000 pesos chilenos compram R$ 3,24.

Dica de Viagem

Procure levar filtro solar de ao menos FPS 30, para a sua viagem e os seus passeios, além de protetor labial, soro fisiológico, kit de primeiros socorros, papel higiênico, boné, gorro, luvas, cachecol, óculos de sol, toalha, entre vários outros itens necessários.

Turismo no Deserto do Atacama

Saiba que o deserto é capaz de hipnotizar e surpreender os seus turistas e seus visitantes, mesmo com o seu clima extremamente árido, que é o mais seco de todo o mundo, que faz o nariz e os olhos arderem.

Turismo no Deserto do AtacamaTurismo no Deserto do Atacama

Vale citar ainda que milhões de anos de transformações geológicas originaram os vulcões, as cordilheiras, lagoas e salares que se misturam a um belo céu azul sem nuvens, com fauna e flora de encantar os visitantes e turistas.

Roteiro No Deserto do Atacama

Não é tão complicado quanto possa parecer conhecer o deserto mais alto e mais árido do mundo. Também não é nada entediante em termos de atrações turísticas quanto possa parecer um deserto.

Lógico que as pessoas não vão para o Atacama fazer temporada de compras, ou em busca de festas badaladas, porém para quem deseja conhecer incríveis formações da natureza, vulcões, lagos paradisíacos, geisers e salares, sem contar com a natureza peculiar da cultura das pessoas que lá vivem, o Deserto do Atacama é um bom roteiro.

Os passeios são feitos geralmente a partir de San Pedro de Atacama, cidadezinha que fica no meio do deserto. Não é difícil encontrar as agências oferecendo infinidades de roteiros, como também não é difícil para se alojar em San Pedro que apesar de pequena oferece serviços adequados para receber os visitantes.

Passeios No Deserto do Atacama

Em primeiro lugar é preciso ter em mente que um passeio pelo Deserto do Atacama não se faz sem guias, por conseqüência, é preciso contratar um serviço de turismo. Mas isso não é difícil, em San Pedro do Atacama o que mais se vê são agências oferecendo seus roteiros, são muitas.

É muito importante ler bastante sobre o deserto e seus roteiros para se ter uma ideia prévia dos locais que vai conhecer, até porque seria necessário mais que meses para se conhecer tudo, então mesmo que o passeio dure cinco ou seis dias, tempo recomendado, alguns roteiros ficarão de fora.

Seguindo a consideração acima já se prepara para a torrente de ofertas quando se chega à Rua Caracoles, principal de San Pedro e que aglomera a maior parte das agências. Muitas delas dirão que um passeio ou outro não vale a pena, às vezes somente porque quer vender outro roteiro, então é melhor ter uma idéia prévia do que quer conhecer.

Vale da Lua e Vale da Morte

Os dois vales fazem parte de um mesmo roteiro porque são bem próximos e em poucas horas dá para conhecer vários pontos em ambos.

Quase sempre esse passeio é feito à partir das 16:00 h, então é o mais indicado para se fazer no mesmo dia em que chega em San Pedro, além de já ir acostumando com a altitude, não perde muito tempo procurando o que fazer, até porque já é quase noite.

Vale da Lua

O Vale da Lua recebe esse nome porque sua geografia lembra mesmo a superfície da lua, a pessoa se vê naquela imensidão desértica com as rochas todas talhadas pelo vento ao longo de milhares de anos em formações que se parecem com cenários de filmes em outros planetas, é de tirar o fôlego.

[Show as slideshow]

Vale da Morte

O Vale da Morte fica logo ao lado e também tem suas formações peculiares, de lá encerra o passeio assistindo ao por do sol de cima de um morro que dá uma vista incrível dos vales.

[Show as slideshow]

Lagunas Altiplânicas

Há 115km de San Pedro, o roteiro mais fascinante do Deserto do Atacama. As lagunas ficam dentro da Reserva Nacional Los Flamencos e paga-se 5 mil pesos por fora do pacote, da entrada segue-se em caminhada até as lagunas.

As imagens remetem a uma pintura super realista, são realmente paradisíacas as lagunas, com águas tão claras que refletem toda a cordilheira de montanhas e vulcões que as cercam.

[Show as slideshow]

Salar de Atacama

Esse é um roteiro geralmente feito no mesmo passeio das lagunas, por estar no caminho de volta à San Pedro. O Salar tem uma importância histórica, cultural e econômica muito impactante no Chile, todos o tratam com respeito.

Logo na chegada as pessoas se reúnem, embaixo de cabanas de palha que oferecem uma sombra refrescante, para ouvir algumas histórias sobre o salar. Depois há um tempo livre para quem desejar caminhar sobre o terreno incrivelmente irregular do Salar de Atacama.

O lugar não tem muito de especial, exceto que suas formações de sal são bastante peculiares e rendem ótimas fotos.

[Show as slideshow]

Geysers Del Tatio

Sem dúvida esse é um dos passeios mais esperados no deserto, El Tatio é um platô imenso onde se acumulam vários geysers que ficam se exibindo em beleza.

O passeio começa antes do nascer do sol, justamente porque esse é o ápice do espetáculo, então a temperatura pode fica muito baixa, geralmente abaixo de zero, mas à medida em que o sol se levanta, a temperatura sobe rapidamente, por isso é bom estar preparado para o frio extremo e para o alto calor do deserto.

[Show as slideshow]

Dicas Para Quem Vai Conhecer o Deserto do Atacama

A natureza do deserto pode ser muito severa com quem não se prepara, então é bom ter em mente que algumas precauções devem ser tomadas para não ser pego de surpresa e passar alguns desconfortos.

  • Leve roupas para frios extremos e também para temperaturas elevadas, no deserto faz bastante frio de madrugada e muito calor durante o dia. É bom levar luvas e toucas para o frio e camisas leves de manga para o calor.
  • Nada de camisetas, sempre de chapéu e nunca esquecer de levar protetores solar.
  • Calçados adequados! Não invente de comprar um tênis logo antes de viajar porque vão haver muitas caminhadas e isso pode fazer com que crie calos insuportáveis nos pés. O ideal é começar a usar o calçado alguns meses antes para evitar esse transtorno.
  • O Deserto do Atacama é o mais árido do mundo, então é muito importante usar protetores labiais, colírio e descongestionante nasal.
  • Não contrate qualquer agência antes, deixe para fazer isso pessoalmente porque além de conferir melhor a qualidade do serviço é possível conseguir bons descontos.

Conheça Mais do Deserto da Atacama

Documentário O Lugar Mais Seco do Planeta

Fotos da Mão Gigante do Deserto do Atacama

[Show as slideshow]



Fotos do deserto de atacama - chile 69
Deserto do ATACAMA (Chile) - lbuns de fotos t
Fotos do deserto de atacama - chile 45
A Mo Gigante do Deserto do Atacama - Chile e Fotos Guia
Fotos do deserto de atacama - chile 55
Fotos do Deserto do ATACAMA - San Pedro de Atacama e
Fotos do deserto de atacama - chile 91
Cached
Fotos do deserto de atacama - chile 55
Alta joyera El larimar, piedra preciosa
Fotos do deserto de atacama - chile 67
Beurs
Fotos do deserto de atacama - chile 32
Fotos do deserto de atacama - chile 19
Fotos do deserto de atacama - chile 27
Fotos do deserto de atacama - chile 6
Fotos do deserto de atacama - chile 65
Fotos do deserto de atacama - chile 7
Fotos do deserto de atacama - chile 43
Fotos do deserto de atacama - chile 79
Fotos do deserto de atacama - chile 49
Fotos do deserto de atacama - chile 2